Cidadeverde.com

PRF resgata 12 pássaros silvestres transportados irregularmente em caminhão no PI

FotoS: Divulgação/PRF 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 12 pássaros silvestres que estavam sendo transportados irregularmente dentro de um caminhão. O flagrante aconteceu nessa quinta-feira (11), na BR 316, no município de Picos, distante 306 quilômetros de Teresina.

Segundo a PRF, os policiais abordaram o veículo, que estava sendo conduzido por um homem que não teve a identidade revelada, e durante a vistoria foram encontradas as aves silvestres presas em pequenas gaiolas.

Dentre os 12 pássaros resgatados, os policiais identificaram sendo um Pintassilgo-de-cabeça-preta (Spinus magellanicus), um Corrupião (Icterus jamacaii), um Azulão (Cyanocompsa brissonii), três Caboclinho (Sporophila bouvreuil), um Bigodinho (Sporophila lineola), um Papa-capim-de-costa-cinza (Sporophila ardesiaca), um Bicudo-verdadeiro (Oryzoborus maximiliani), um Curió (Oryzoborus angolensis), um Galo-de-campina (Paroaria dominicana) e um Sabiá-Laranjeira (Turdus rufiventris).

Ainda de acordo com a PRF, todos estavam sendo transportados sem a devida permissão, licença ou autorização de autoridade competente.

Dos 12 pássaros resgatados, dez foram libertados pelos policiais e outros dois, das espécies Bicudo-verdadeiro e Papa-capim-de-costa-cinza foram levados ao IBAMA.

Contra o motorista do caminhão, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por tráfico de animais silvestres.  

 

Rebeca Lima (Com informações da PRF) 
[email protected]