Cidadeverde.com

Picos será a 1ª cidade do interior a ganhar Ronda Cidadão

Picos será o primeiro município a ser contemplado pelo programa Ronda Cidadão. O governador Wilson Martins informou que cerca de 160 policiais já estão sendo treinados para ocupar as novas vagas que devem surgir com a expansão do Programa Ronda Cidadão para o interior do Estado. O primeiro município com mais de 50 mil habitantes a ser beneficiado deve ser a cidade de Picos, localizada a 306 quilômetros da capital.


“A implantação do Ronda no interior era uma meta a ser executada em 2013. No entanto, estamos antecipando mais essa ação para que a população do Piauí se sinta cada vez mais segura e amparada por esse novo formato de polícia comunitária”, ressalta Wilson Martins.

Atualmente, o programa Ronda Cidadão atua somente na capital, com 363 policiais distribuídos em 33 módulos espalhados nas zonas Norte, Sul, Sudeste, Leste e Centro de Teresina. O Ronda Cidadão é baseado no conceito de polícia comunitária, atuando diretamente na diminuição dos crimes de menor potencial ofensivo.

Segundo informações do Comando Geral da Polícia Militar, a corporação está realizando os últimos tramites para a implantação do Programa Ronda Cidadão no interior do Estado. “Estamos em fase de conclusão para o deslocamento de pessoal que irá trabalhar no Ronda Cidadão nas cidades de Picos e Parnaíba. No momento falta apenas a compra de utensílios e equipamentos para as novas unidades”, afirma o comandante geral Gerardo Rebelo.

Para a cidade de Picos serão deslocados 40 policiais, enquanto para Parnaíba serão 60 policiais. Esta última, por sua vez, deve ser o segundo município do interior do Estado a receber o programa de policiamento.