Cidadeverde.com

Seis municípios da região de Picos passam por recadastramento biométrico

Na tarde desta terça-feira, 30, foi realizado no auditório do cartório eleitoral de Picos, a sessão solene de abertura do processo de recadastramento biométrico que deve acontecer em seis municípios da região de Picos. O evento reuniu representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE, e prefeitos dos municípios que passarão  pelo recadastramento biométrico.

Segundo dados do TRE, a continuação do processo de recadastramento responde ao biênio 2015/2016 em mais 31 municípios piauienses, além dos 18 que estão em andamento. Ainda de acordo com o órgão a estimativa é que até o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, aproximadamente 70% dos piauienses estejam com os dados biométricos cadastrados.

A chefe de cartório da 62ª zona eleitoral de Picos, Daniela Martins, destaca  que os municípios a passarem pelo processo são: Dom Expedito Lopes, São José do Piauí, Sussuapara, Geminiano,  Santana do Piauí e Aroeira do Itaim. “Durante o processo de recadastramento são coletadas a assinatura eletrônica, fotografia e as impressões digitais do eleitor. Tudo isto, para dar mais segurança à identificação no momento da votação. É importante que os eleitores não deixem para fazer o cadastro no último momento para se evitar tumultos”, disse Daniela Martins.

Todos os eleitores dos referidos municípios estão obrigados a realizar o recadastramento, sob pena de terem o título cancelado. Para realizar o seu recadastramento o eleitor deverá apresentar os seguintes documentos: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento de identidade oficial com foto (original e cópia).

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com