Cidadeverde.com

Agentes penitenciários localizam túnel na penitenciária de Picos

Agentes penitenciários localizaram na manhã desta quinta-feira (12) a escavação de um túnel no pátio da penitenciária João de Deus Barros, em Picos (306 Km de Teresina). De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o buraco permitiria uma fuga em massa. 

"Os presos estavam no banho de sol fazendo a escavação, na área do pavilhao D, quando foi percebido pelos agentes, que tiveram êxito na descoberta do túnel e tomaram providências. O buraco foi feito no pátio, por trás do bebedouro e estava sendo escondido com sacos cheios de areia retirada do próprio buraco. Só com muita perspicácia para um agente identificar", disse. 

Segundo ele, o buraco foi escavado com barras de ferro retiradas da própria estrutura do presídio. A grande quantidade de presos nas celas e o longo tempo livre facilitam a ação, segundo Kleiton. 

"As barras de ferro foram tiradas com lâminas de gilete. Tempo e mão de obra eles têm. A cela tem capacidade para seis presos e abriga 14 e eles têm tempo suficiente para fazer isso. O agente não consegue vizualizar, porque não tem agentes suficientes, são apenas quatro para todo o presídio", disse. 

Ele destacou que a categoria já deliberou por um indicativo de greve na tarde de ontem (11) e que aguardam um posicionamento do governo até o próximo dia 18 para decidir se os agentes inciam uma greve ou não.

"Tivemos uma reunião com Daniel Oliveira [Secretário Estadual de Justiça] sobre um acordo feito em 28 de maio entre a secretaria de adminsitração e de justiça e que não foi cumprido. A categoria deliberou e espera que o governo atenda o pleito. Queremos a aceleração dos presídios em construção, realização concurso, reajuste do auxilio alimentação, mais segurança nas unidades, e controle da superpopulação carcerária", declarou.  

Em nota, a Sejua informou que instalou um sistema de câmeras e monitores para garantir mais segurança na penitenciária de Picos. Além disso, informou que estão sendo realizadas vistorias diárias para coibir escavações de novos túneis.  

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com