Cidadeverde.com

TCE-PI realizará “Seminário Para Novos Gestores” em Picos

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), promoverá em Picos, no período de 30 de março a 1º de abril, o IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante. O evento acontecerá no auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e consta de palestras e minicursos sobre gestão, licitações e contratos, obras e outras áreas da administração pública.

Participarão do seminário prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, conselheiros municipais, contadores, advogados e servidores das prefeituras de Picos e dos municípios que compõem a microrregião picoense. O objetivo do evento é orientar e qualificar os participantes sobre normas e obrigações da gestão pública. A abertura será feita às 8h do dia 30, pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e pelo prefeito Picos, Padre Walmir Lima.

Durante os três dias do seminário, os participantes assistirão a palestras e participarão de minicursos como “Licitações e contratos”, ministrado pela advogada Naiara de Moraes e Silva, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi); “Os cuidados que os gestores deverão ter com as mudanças nas prestações de contas”, ministrado pela diretora técnico-pedagógica da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Dilma Teles Campos; e “Aspectos da Responsabilidade do Estado e Municípios”, ministrado pelo advogado Enzo Dias Andrade, especialista em contratos e responsabilidade civil.

Entre as palestras preparadas para os novos gestores, estão: “Julgamento das contas do prefeito: Câmaras municipais ou Tribunais de Contas”, ministrada pelo procurador de Ministério Público de Contas do TCE-PI, José Araújo Pinheiro Júnior; e “Gestão e governança: o que é ser um bom governante”, do auditor de controle externo e chefe da Núcleo de Gestão Estratégica da Informação (Nugei) do TCE-PI, José Inaldo de Oliveira e Silva; e “Aspectos Práticos da Administração Pública”, ministrada pelos advogados Alano Dourado e Tarso Neto Carvalho, da Ajuspi.

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, convida todos os servidores e demais colaboradores para participarem do evento: “O TCE e a prefeitura são grandes parceiros neste evento, estamos disponibilizando mini cursos interessantes para quem lida com a máquina pública. É fundamental que nossos servidores participem e tragam esse aprendizado para a nossa administração. O evento é completamente gratuito”, reiterou o gestor.

As inscrições no seminário são gratuitas e podem ser feitas AQUI (http://www.tce.pi.gov.br/iv-seminario-para-os-novos-gestores-e-ouvidoria-itinerante/).

Fonte:TCE-PI
cidades@cidadeverde.com