Cidadeverde.com

Começa seminário de novos gestores em Picos

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), iniciou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante em Picos. O evento, que prossegue até sábado, 1º de abril, reúne prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras municipais, secretários e servidores públicos de 23 cidades da microrregião de Picos. Representantes de associações e entidades comunitárias também participam

Na abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o evento objetiva qualificar os gestores, promover a boa gestão e orientar representantes da comunidade sobre a fiscalização da administração pública.

Participaram da solenidade de abertura os conselheiros Kléber Eulálio e Waltânia Alvarenga, o diretor da Dfam (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal), Vilmar Barros, o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), Alano Dourado; o presidente da Subseção de Picos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Franklin Bezerra; e o diretor do Campus Helvídio Nunes, Francisco Cleyson da Costa.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Picos. De acordo com o prefeito Padre Walmir Lima, o seminário ajuda a administração, principalmente em preparação de licitação, prestação de contas e outros temas que serão abordados no evento. “Alguns erros cometidos na administração são inerentes da falta de conhecimento e da falta de instrução e fico feliz que ultimamente tenha ocorrido vários encontros que sejam voltados para instruir nossos gestores”, disse.

Durante os três dias do seminário, irão ser realizadas palestras e minicursos como “Licitações e contratos”, ministrado pela advogada Naiara de Moraes e Silva, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi); “Os cuidados que os gestores deverão ter com as mudanças nas prestações de contas”, ministrado pela diretora técnico-pedagógica da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Dilma Teles Campos; e “Aspectos da Responsabilidade do Estado e Municípios”, ministrado pelo advogado Enzo Dias Andrade, especialista em contratos e responsabilidade civil.
 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com