Cidadeverde.com

Em menos de 12 horas, Polícia flagra dois ônibus transportando drogas no Piauí


Droga apreendida pela Delegacia Regional de Picos. 

Atualizada às 17h42

Somente nesta terça-feira (26), policiais civis encontram drogas escondidas em dois ônibus interestaduais, ambos vinham de São Paulo: um com destino a Picos e o outro para Sigefredo Pacheco.  A dificuldade de fiscalização nas rodoviais federais e estaduais, além da clandestinidade de algumas empresas de ônibus facilita o comércio de drogas no país. 

Picos

Uma encomenda de nove tabletes de maconha e um de cocaína foi enviada de São Paulo a Picos em um ônibus interestadual. A droga estava escondida dentro de caixas no bagageiro do veículo. Ao todo, foram apreendidos 10kg de maconha e 1kg de cocaína. 

Para enganar a fiscalização, a droga estava junto com algumas cestas básicas. A apreensão ocorreu na manhã desta terça-feira (26), pro volta das  11 horas, próximo a cidade de Paquetá, quando uma equipe de policiais civis, da Delegacia Regional de Picos, encontrou o ônibus parado na pista em situação suspeita.  

Desconfiando da cena, a equipe foi até o veículo quando foram informados pelo motorista do ônibus que ele precisou parar no local, pois um passageiro não estava se sentindo bem. 

Na oportunidade, os policiais optaram por fazer uma vistoria no veículo e, ao fiscalizar o bagageiro, encontraram a droga escondida em caixas de papelão. 
 
De acordo com a Delegacia Regional de Picos, “as caixas não estavam em posse dos passageiros do ônibus, nem dos motoristas. Elas foram enviadas, como encomenda, de São Paulo com destino a Picos. Por tal razão, as pessoas conduzidas até a Delegacia de Polícia prestaram esclarecimentos, mas ninguém foi preso”.

A investigação para identificar o remetente e o destinatário da droga está em andamento. 

Sigefredo Pacheco 

Já na tarde de hoje, em uma operação conjunta entre as Delegacias de Castelo do Piauí e Campo Maior, um homem identificado apenas como Edvaldo Ximenes foi preso ao ser flagrado transportando uma grande quantidade de drogas. Ele estava em um ônibus clandestino, chegando a Sigefredo Pacheco,  na PI 115, quando a polícia fiscalizou o veículo. 

Foram encontrados com o passageiro 7kg de maconha e 200 gramas de cocaína.

Segundo o delegado Anchieta Nery, da Delegacia Regional de Campo Maior, a operação foi realizada justamente para coibir o transporte de armas e drogas nos ônibus, pois muitos transportadores de drogas – conhecidos como mulas, por exemplo – aproveitam a clandestinidade desses veículos para a distribuir drogas na região. 

“O passageiro foi encontrado com a droga. Os tabletes estavam enrolados com pó de café para disfarçar o cheiro, pois ele vinha de São Paulo a Sigefredo Pacheco, uma viagem de uns dois, três dias”, disse o delegado.

Até o momento, o preso não prestou depoimento: se a droga pertencia somente a ele ou estava apenas transportando, e se a droga estava sendo distribuída na região ou tinha como destino apenas Sigefredo Pacheco. O delegado informou que o passageiro é natural do Piauí, mas tinha negócios em São Paulo. 

 

Carlienne Carpaso
Com informações da Polícia Civil do Estado
carliene@cidadeverde.com