Cidadeverde.com

Suspensão da Operação Carro-pipa prejudica a vida de famílias em Picos

A Operação Carro-Pipa foi suspensa, em Picos, no dia 01º de junho. A Defesa Civil busca a continuidade do abastecimento, uma vez que cerca de 700 pessoas residentes na zona rural são atendidas pela ação.

“Estamos solicitando a continuidade que deverá ocorrer a partir de julho, pois o prefeito assinou o decreto apontando a situação de emergência para o abastecimento humano. Estou encaminhando o documento para a Secretaria de Estado e para o Ministério da Integração Nacional para que eles autorizem a continuidade do programa”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz.

O coordenador disse ainda, que durante a suspensão, o abastecimento será realizado através dos veículos do PAC 2 da prefeitura municipal, que é incapaz de satisfazer a demanda.

Seis localidades picoenses eram atendidas pela operação, sendo elas, Custaneira, Serra do Tanque, Mirolândia, Chapada do Fio, Mucambo e Três Potes.

Operação Carro-pipa

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

 Fonte:picos40graus