Cidadeverde.com

Criado na cidade de Picos o Projeto Esporte na Comunidade

Com o intuito de promover lazer paras crianças e adolescentes em bairros carentes, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, criou o projeto Esporte na Comunidade. De acordo com o secretário Adonai Venâncio, a inciativa busca ainda criar vínculos afetivos e sociais com crianças e adolescente visando seu desenvolvimento social e, sobretudo, moral.

“Nós vimos a necessidade de se ter uma área de lazer para crianças e adolescentes em locais carentes onde elas pudessem se divertir e interagir rumo ao seu próprio desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, montamos o Esporte na Comunidade, que, dentre outros objetivos, busca valorizar os laços familiares através do esporte principalmente no ambiente em que está inserido, além de inserir neste público, a noção de disciplina e bom caráter, princípios que levará por toda sua vida”, explica.

A inciativa foi implantada inicialmente nos bairros Belo Norte e Pantanal. Segundo explica Adonai Venâncio, a intenção é que o referido projeto se espalhe por toda a cidade. Para participar, o aluno deve estar atualizado na sua vida escolar, além de buscar conduta social e moral dignas. Os pais ou responsáveis são encarregados de apresentar toda ficha técnica dos filhos para que os mesmos possam ser inseridos no projeto.

“Procuramos passar para esse público que é preciso se ter organização em tudo. Tudo na nossa vida passa por regras e temos que obedecê-las para que possamos vencer nossos obstáculos. Aqui não é diferente. Os alunos devem estar em dia com suas obrigações escolares, assim como manter uma conduta familiar e social igual, com vistas ao seu desenvolvimento como pessoa”, refere.

Para o coordenador e treinador Henrique Antunes, nos treinamentos são passadas todas as técnicas e práticas do mundo do futebol, desde o simples fundamento do passe de bola à mais complexa triangulação e finalização do gol.

“Nós usamos tudo o que é praticado nos campos por todo o país. São princípios básicos da rotina de um jogador de futebol, táticas que realmente formam esses profissionais pelos clubes do cenário nacional”, garante o treinador.

Os treinos do referido projeto acontecem aos sábados. Inicialmente, o projeto no bairro Belo Norte conta com 25 crianças e adolescentes, como também no Pantanal.

“A meta é crescer e com isso nós implantarmos em todos os bairros de Picos. Para tanto, contamos com o apoio incondicional do prefeito Pe. Walmir Lima. Ele facilita nossos projetos sempre que o solicitamos”, acrescenta Adonai Venâncio, secretário de esportes de Picos.

 Fonte: Ascom