Cidadeverde.com

Semam orienta sobre normatização de poda ou corte de árvores

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), orienta sobre ações de normatização do corte ou poda de árvores.

 De acordo com o fiscal ambiental, Regis Feitosa, atualmente, a podagem ou corte de árvores é executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por outro lado, as ações são supervisionadas e requer autorização da Semam.

“A podagem ou corte são feitas pelo serviço público, embora a gente supervisione. Vale ressaltar que, caso a pessoa queira cortar ou podar uma árvore, é preciso solicitar uma autorização na sede da Semam. Após solicitação de corte ou poda, a gente vai até o local para atestar se é possível ou não, caso seja possível, disponibilizamos uma autorização de corte ou poda”, afirma.

O fiscal ainda destaca o dano ambiental para à sociedade quando cortamos árvores de forma irregular.  “Digamos que seja um dano quase irreparável, sendo do ponto de vista temporal, pois uma nova árvore demora um bom tempo para crescer novamente, sem falar a água gasta pela árvore desde quando era muda. E como sabemos nossa região é escassa de água”, avalia.

Punições

Ainda de acordo com o fiscal ambiental, quando não há cumprimento das normas ambientais, a secretaria aplica sanção que no caso é multa, pois não é de competência da pessoa fazer o corte ou poda sem autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Como denunciar

Qualquer pessoa pode fazer denúncias de forma anônima e participar da fiscalização ambiental, na sede da secretaria, que fica situada na Praça Josino Ferreira, Centro da cidade. Além disso, a Semam também recebe denúncias através de seus perfis no Instagram e Facebook.

Fonte: Ascom