Cidadeverde.com

Professor do PI é selecionado para intercâmbio internacional e pede apoio

Foto: arquivo pessoal

O professor piauiense Brendon Barros é um dos 20 brasileiros selecionados para participar de um intercâmbio internacional em um dos maiores laboratórios de física do mundo nas cidades de Lisboa, capital de Portugal, e em Genebra na Suíça. Para conseguir realizar esse sonho e levar o nome do Piauí mundo afora, o professor, que é natural de Picos, iniciou uma vaquinha online para apoio financeiro.

Brendon Barros é o único representante do estado piauiense. A viagem do professor está programada para ocorrer no dia 28 de agosto de 2019, com retorno ao Brasil para o dia 10 de setembro deste ano.

"O meu projeto 'Ciência no Sertão' foi escolhido para representar o Piauí, que tem como objetivo principal levar educação e ciência para as escolas públicas do estado do Piauí, principalmente as de Picos, por meio de imersões científicas", diz o professor. 

Barros explica que o programa no qual participará é chamado de Escola de física CERN 2019, sendo organizado pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física experimental de Partículas - Portugal) em colaboração com a Sociedade Brasileira de Física, o SPRACE e a RENAFAE, com apoio do Instituto Principia.

"A escola tem como objetivo selecionar professores no Brasil inteiro para fazer um treinamento em Física junto aos maiores laboratórios de Física do mundo, no LIP e no CERN  (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear)", ressalta Barros. 

A proposta é que ao retornarem ao país de origem os professores possam desenvolver projetos educacionais e científicos inovadores. 

Apoio Financeiro

Sobre o apoio financeiro, o professor cita que todos os custos da viagem somam em média R$ 12.000,00. "Com essa vaquinha, eu peço o apoio de todos para me ajudar nos custeios de passagens aéreas internacionais e nacionais e seguro viagem, que juntos somam uma média de R$ 5.500,00".

"Estou muito feliz por ter a responsabilidade de representar o Estado e a cidade de Picos, mas preciso de apoio para arrecadar fundos para a viagem, como passagens e seguro Internacional", disse o professor. 

Link da Vaquinha Virtual: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/616866

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com