Cidadeverde.com

Bairro Emaús é beneficiado com obra de calçamento

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo continua executando obras de calçamento em diversos pontos da cidade. Os serviços estão concentrados agora no bairro Emaús.

Segundo o prefeito Padre Walmir, uma boa quantidade de calçamento foi disponibilizada para o referido bairro.

“A prefeitura está trazendo mais um benefício para a população picoense. Dessa vez, a obra contemplará a Rua Projetada nº 5, no bairro Emaús, com mais de dois mil metros quadrados que irá trazer felicidades, melhorias e muitos benefícios para as famílias que moram nessa rua”, disse o gestor municipal.

A moradora, Maria do Socorro, avalia positivamente a contemplação do calçamento na sua rua. “Graças à Deus conseguimos. Todos nós sofríamos as consequências com a lama durante o inverno, as crianças chegavam a perder aula. Mas felizmente, conseguimos o calçamento”, destaca a moradora.

Fonte: Ascom

Justiça anula eleição antecipada da Câmara de Picos

Em decisão assinada nesta terça-feira, 17 de julho, a juíza de direito substituta da 2ª Vara, Maria da Conceição Gonçalves Portela, deferiu pedido de liminar e anulou a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Picos biênio 2019-2020.

A decisão torna sem efeito a sessão realizada na tarde de 28 de junho, em que fora eleito presidente da Câmara Municipal de Picos para o biênio 2019-2010, o vereador José Luís de Carvalho (PTB). Dessa forma, o pleito acontecerá no dia 17 de dezembro, última sessão antes do recesso do final do ano, conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa.

 Mandado de segurança

O mandado de segurança solicitando a anulação da antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara de Picos foi impetrado pelos vereadores Simão e Antônio de Moura Martins (PCdoB), através do advogado Vinícius Araújo. Eles alegaram que os projetos de emenda que alteraram a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, com o intuito de antecipar as eleições da mesa diretora foram apreciados no mesmo dia. Entendem que essa tramitação violou normativa aplicável à espécie.

Argumentam ainda os dois vereadores que eventual proposta de alteração da Lei Orgânica do ente público municipal deve tramitar pelas comissões da casa legislativa respectiva, obedecendo a interstício mínimo de dez dias entre as sessões deliberativas pelo plenário.

Informam que tais proposições foram feitas em 14 de junho desse ano, e as deliberações, em duas sessões, deram-se em 21 de junho de 2018, culminando com a eleição da Mesa Diretora em 28 de junho último após publicação de Edital Convocatório de 25 de junho do corrente ano. Dessa forma, requereram que fosse concedida medida liminar determinando a anulação da deliberação ilegal da Câmara Municipal de Picos.

 Decisão

Após analisar o processo a juíza Conceição Portela decidiu: “Ante o exposto, em razão do desrespeito ao lapso temporal previsto no art. 76, §1º, da Lei Orgânica Municipal, sem prejuízo da tese, Defiro o pleito liminar, nos termos requestados na alínea “a” do rol de pedidos da exordial, sem se obstar a adoção de eventuais providências pelo Legislativo Municipal, desde que em consonância com o dispositivo sob comento e demais aplicáveis”.

O presidente da Câmara de Picos, Hugo Victor (MDB), disse que recebeu informalmente a notícia sobre a concessão da liminar e, que vai esperar ser notificado oficialmente para passar a decisão ao Setor Jurídico da Casa e posteriormente adotar as providências.

“Decisão judicial a gente não se discute, cumpre-se! Ela [juíza] anulou a sessão que alterou a Lei Orgânica do Município e os efeitos anula tudo pra frente. Então volta a ser como era antes, a eleição da mesa diretora da Câmara biênio 2019-2020 acontecerá na última sessão ordinária desse ano” – reiterou Hugo Victor.

Fonte: Jornal de Picos

Fase mata-mata do Campeonato Intermunicipal começa terça-feira (17)

O primeiro Campeonato Intermunicipal Vale do Guaribas irá iniciar a fase mata-mata nessa terça-feira (17). A partir das 20h Aroeiras X Liverpool de Valença do Piauí irão abrir as quartas de final da competição.

O campeonato reuniu 12 times e todos os jogos da primeira fase foram realizados no estádio municipal Helvídio Nunes.

O I Campeonato Intermunicipal Vale do Guaribas é uma realização da Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

Segundo o secretário de Esportes, Adonai Venâncio, a primeira fase do campeonato foi um sucesso com a disputa de times de alto nível. “Temos os melhores atletas de Picos e região nesse campeonato e está superando as nossas expectativas. Os torcedores também estão comparecendo em bom número no estádio e estamos felizes com a competição”, comemorou.

Adonai informou ainda que a fase mata-mata será mais competitiva e com a expetativa de grandes jogos.

Confira abaixo a tabela do mata-mata

 

 

Fonte: Ascom

 

 

Após colidir contra poste condutor abandona veículo e foge em Picos

Um motorista colidiu com seu carro em um poste e fugiu do local na madrugada deste sábado (14), na rua Coronel Luiz Santos, Centro de Picos. Segundo informações do secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Edilberto Cirilo, o condutor do veículo Kia Sorento, placa de João Pessoa (PB), vinha na contramão e atingiu um poste de energia, quebrando parte da calçada de uma loja. O veículo foi abandonado no local.

“A informação que a gente tem com a nossa perícia é que o cara vinha na contramão, e bateu aí nesse poste e também do abandono do veículo, até agora não apareceu ninguém, pelo veículo a gente está vendo que estourou dois airbags, quebrou o teto solar, com certeza a vítima teve ter saído machucada, mas não existe nenhum registro de sangue”, disse.

Uma equipe do serviço de fornecimento de  energia esteve pela manhã no local para realizar os reparos na rede. elétrica As causas do acidente não foram identificadas. O guincho já foi solicitado para retirar o veículo e desobstruir a rua.

Fonte: Grande Picos

Secretaria de agricultura realiza visita em comunidades para avaliar o abastecimento de água

A Prefeitura de Picos, por meio da secretaria municipal de agricultura realizou na última quinta –feira (12), uma visita nas comunidades serranas do município com o intuito de avaliar o abastecimento de água.

A equipe composta pelo secretário José Venâncio o popular Dudé, Ykaro, Nanico, Edimar e Flávio estiveram   nas localidades: Bocolô, Juaí, Serra Tanque, Chapada do Mocambo e chapadinha com objetivo providenciar algumas pendencias no fornecimento de água e avaliando abastecimento, o atendimento e a qualidade da água potável nas comunidades rurais.

“ À secretaria tem focado muito nessa questão da qualidade no fornecimento da água para que não haja essa preocupação nas comunidades em ter um abastecimento de maneira satisfatória. Vamos focar fortemente nesse período que não temos chuvas para que as comunidades não tenham dificuldade para abastecimento no uso doméstico”, frisou o secretário de Agricultura, José Venâncio.

De acordo com o secretário de Agricultura outras comunidades foram visitadas no decorrer desta semana: Samambaia, Valparaiso, Contente, Boa fé, Lagoa dos Feliz. O trabalho é sob Coordenação geral do Prefeito Pe. Walmir e seguirão até 31.12.2020.

Fonte: Ascom

Mãe sofre infarto após ser agredida pelo próprio filho em Picos

Uma mulher sofreu infarto após ser agredida pelo próprio filho na localidade de Aroeiras do Itaim, zona Rural de Picos. Segundo o delegado Jônatas Brasil, o suspeito teria dado dois chutes na barriga de sua mãe. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Picos.

A agressão ocorreu por volta das 17h da última terça-feira (10) e o suspeito fugiu em seguida.

"O médico nos disse informalmente que ela sofreu infarto após ser socorrida. Um inquérito foi aberto para investigar a conduta do rapaz, que segundo informações tem problemas mentais. Essa informação também será verificada através de documentos", pontuou.

Ele não foi conduzido pela Polícia Militar para que pudesse ser preso em flagrante, após a investigação ele pode ser preso preventivamente caso seja indiciado. 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Projeto de Base desempenha atividades para inserir jovens em clubes de futebol profissional

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), desempenha atividades por meio do Projeto de Base para revelar jovens talentos no futebol. A iniciativa parte da perspectiva de inserir os jovens em clubes de futebol profissional da região Nordeste, e em âmbito nacional.

O secretário de Esportes, Adonai Venâncio, destaca a valorização e a visibilidade dada aos jovens futebolistas de Picos através do Projeto de Base.

“Nosso projeto está caminhando muito bem, e nós estamos aqui treinando esses jovens para que eles possam sair para times de âmbito regional, nacional e até mesmo internacional. Aqui estão os melhores atletas da cidade, todos estão sendo preparados em alto nível para uma oportunidade ainda maior, pois sempre trazemos grandes times para observar esses jovens”, pontua o secretário.

Ainda na perspectiva das novas possibilidades abertas para os atletas, o coordenador da SEMEL, Felipe Sousa, avalia positivamente quando se traz profissionais de fora do Estado para observar os atletas.

“A partir do momento que trazemos clubes para observar os jovens que estão dentro do projeto, estamos dando visibilidade para estes jovens, sendo essa visibilidade exclusiva para os atletas que participam do projeto base, pois não há nenhum vínculo com clube profissional, então temos como meta principal revelar talentos”, conclui.   

Atualmente, o projeto conta com um bom número de jovens integrados que almejam o sonho de se tornar um profissional, como destaca o coordenador, Felipe Sousa. “Inicialmente, realizamos uma peneira que participaram mais de 500 jovens, sendo que, 80 desses jovens com idade entre 14 a 20 anos foram selecionados, e continuam treinando durante a semana com intenção de se inserir em clubes do futebol nordestino”, disse o coordenador.

De acordo com o atleta do projeto, David Rocha, além de formar profissionais o projeto contribui para formação de cidadãos. “O projeto além de abrir as portas para o esporte em Picos, está aí para formar jogadores profissionais, mas vale ressaltar que caso não haja essa formação profissional, haverá a formação do cidadão em si, pois somos orientados por profissionais capacitados”, destaca.

Segundo o secretário, Adonai Venâncio, os atletas são preparados durante o período de três meses, e então é convidado um clube para observar, sendo que quando os jovens são levados por esses clubes a vaga ficará disponível para entrada de um novo atleta. 

Fonte: Ascom

Juiz cassa prefeito e vice-prefeito de Picos por abuso de poder econômico


Prefeito Padre Walmir (Foto: Cidadesnanet)

O juiz da 62ª Zona Eleitoral de Picos, José Airton Medeiros de Sousa, julgou procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que pede a cassação dos mandatos do prefeito e vice-prefeito de Picos, padre José Walmir de Lima e Edilson Alves de Carvalho, respectivamente. Tornando-os inelegíveis por oito anos a partir do pleito municipal de 2016. A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. 

A ação foi ajuizada pela coligação “Pra cuidar da nossa gente”, do ex-prefeito Gil Marques, no dia 09 de janeiro de 2017.  A sentença do juiz foi publicada hoje (11). 

“A decisão era muito esperada pelo povo de Picos que acompanhou o abuso do poder político e econômico sendo explorando pelo atual prefeito e seu vice. O juiz julgou procedente o nosso pedido e acompanhou o parecer do Ministério Público Eleitoral”, ressaltou o advogado da coligação “Pra cuidar da nossa gente”, Antônio José Júnior. 

O advogado relatou que “o processo é bastante volumoso com várias provas, áudios, publicações nas redes sociais, gravações” que comprovam o abuso político e econômico na época da campanha eleitoral nas eleições de 2016.
“O abuso ocorreu com o uso de uma obra de asfaltamento em Picos por parte do Governo do Estado. Eles utilizaram isso na campanha e gerou um desequilíbrio no pleito eleitora. Nossa coligação foi derrotada por poucos votos”.

 O padre Walmir assumiu um “mandato tampão” em 2015  com a saída do ex-prefeito Kléber Eulálio para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que assumiu como conselheiro do TCE-PI.

Padre Walmir continuará no cargo 

O procurador do Município, Maycon Luz, declarou que a prefeitura vai seguir no seu ritmo normal. “O Padre Walmir continua sendo prefeito juntamente com a sua equipe de governo e continuará trabalhando para o povo de Picos”, disse.

Maycon informou ainda que é uma decisão que cabe recurso e o prefeito Padre Walmir não será afastado. “O juiz acabou acolhendo a tese dos denunciantes, mas estamos tranquilos quanto a decisão e vamos a levar a discussão para o TRE”, garantiu.

Carlienne Carpaso

carliene@cidadeverde.com

Polo tecnológico de Picos é inaugurado nesta quinta-feira (6)

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, realizou na manhã desta quinta-feira 6 de julho,  na Associação Comercial de Picos a inauguração do Polo Tecnológico. Na ocasião estiveram presentes:, o presidente da Associação comercial de Picos, José Rivaldo, vereadores, professores, coordenadores municipais, alunos e alguns populares. 

O desenvolvimento do projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Picos e o curso de Sistemas e Informações do IFPI e UFPI. O espaço ficará disponível para população na Associação Comercial de Picos.

Associação Comercial de Picos De acordo com o secretário,  Iata Rodrigues, o pólo tecnológico  é um espaço  acadêmico onde os alunos  vão desenvolver as novas tecnologias  baseado em  projetos  de aplicativos para beneficiar  e ajudar a população local. “aqui na cidade temos vários curso relacionado à área da tecnologia, enfim é uma cidade que está  surpreendendo  pela qualidade da tecnologia que vem desenvolvendo, temos muitos jovens capacitados”, frisou o secretário.

O professor do Instituto Federal do Piauí, Ayslan Rafael, comenta as possíveis importunidades que o pólo tecnológico vai trazer para cidade: “O pólo é um marco na tecnologia aqui da cidade porque vai ser uma oportunidade para integrar tanto as empresas quanto o meio acadêmico, então a parti de agora agente vai poder fazer projetos em comum  acordo com Ufpi, também com as instituições privada para desenvolver projetos para cadeia produtiva da cidade”, disse o professor.

“É um grande incentivo para população, principalmente para os alunos da área de tecnologia que agora tem um pólo aqui na cidade de Picos  para que eles não precisem sair para outros campos, outras cidade para poderem exercer bem sua profissão”, destacou  a estudante do ifPI, Maria Allyne.

O Prefeito Padre Walmir destacou ainda: “nós temos aqui na cidade de Picos alunos com capacidade esplendida que quando chega e outras cidades surpreendem com o seu talento. Nessa semana temos inaugurado várias obras em diversos setores: educação, saúde e também não podemos deixar de trabalhar para colaborar com o desenvolvimento tecnológico”.

Fonte: Ascom

 

Prefeitura de Picos inaugura iluminação de via que dá acesso ao bairro Pantanal

A solenidade que marcou a ampliação da rede de iluminação pública da Avenida Simão Cireneu que dá acesso direto ao bairro Pantanal, aconteceu no final da tarde dessa quarta-feira (4), reunindo o prefeito Padre Walmir e autoridades e secretários municipais, além de populares e moradores do setor que prestigiaram o momento.

A ação, uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Coordenação de iluminação pública marca o cumprimento de uma solicitação antiga de quem mora no local ou precisa chegar até o bairro Pantanal.

“Eu fiquei muito surpreso e maravilhado porque na verdade eu como morador antigo do bairro não estava esperando essa iluminação. Graças a Deus que veio e eu to feliz pela iluminação pública de nosso bairro”, comentou Antonio Francisco, o popular Galego, morador do Bairro há  quase 30 anos.

De acordo com o supervisor de iluminação pública, Ramon Alves foram  colocados:três transformadores de média tensão que transforma a energia 380 volts para 220 volts , 1800 metros de extensão de rede, 68 postes e as 52 luminárias que foram instaladas são de tecnologia LED
(diodo emissor de luz, na sigla em inglês) com 250 w que permite economia de gastos e garantia na melhoria do serviço de iluminação pública.

Na ocasião o prefeito Padre Walmir agradeceu a parceria e o empenho dos servidores da equipe de iluminação pública. Os recursos utilizados para realização das obras são do Fundo Municipal de Iluminação Pública(FUMIP), através da Contribuição para o Custeio dos Serviços de iluminação pública (Cosip).

Fonte: Ascom

Posts anteriores