Cidadeverde.com

Após fuga de 9 pelo esgoto, presos são transferidos para penitenciária em Picos

Nove presos fugiram da Central de Flagrantes de Picos na noite deste domingo (15). Destes, cinco já foram recapturados pela Polícia Militar e deverão ser encaminhados para a penitenciária da cidade.

Os detentos cavaram um buraco no banheiro para realizar a fuga e usaram garrafas descartáveis para tirar o barro do chão.

Fotos: Riachão Net

O delegado regional Ewerton Férrer informou que na tarde desta segunda (16), dez presos estão sendo transferidos para a penitenciária João de Deus Barros.

“Entendíamos que as celas estavam superlotadas, porque não é um local apropriado para dez pessoas e iremos promover a retirada desses presos", disse o delegado.

Continuam foragidos os detentos:

Paulo Henrique Gomes Galvão, o cabeludo
Francisco de Assis da Silva, o rato
Ernani de Carvalho Monteiro
Reginldo Pereira da Silva

Já foram capturados:

Fábio Ferreira da Silva, o cabeção
Carlos Alberto Melo da Silva, 
Maurivan Macedo Monteiro
Francisco Gildevan da Silva, o pelado
Fabrício de Oliveira Pontes

A população pode ajudar a Polícia a encontrar os quatro foragidos. Segundo o delegado qualquer pessoa pode ligar para o 190 e denunciar. A ligação pode ser anônima. “As diligências continuam no sentido de recuperar os demais, estamos trabalhando para recapturar uma a um com calma, até porque eles devem estar em matas ou escondidos em casas de parentes”, comentou.

Os foragidos são acusados por crimes de violência contra mulher, furto e tráfico.

Fonte: Riachão Net

Sem coligação, Gleuton Portela disputará a prefeitura de Picos‏

Com a proposta política ambiciosa de fazer uma campanha diferente de todo o país, o candidato a prefeitura de Picos Gleuton Portela (PRTB) concedeu entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (12). Sem coligações partidárias, o candidato ressalta que não marchará sozinho mas com o apoio de Deus e do povo. 

Sobre a  força política de seus adversários na disputa à prefeitura, Kleber Eulálio e Belê Medeiros, Portela disse que independente da coligação com dois ou 50 partidos, os picoenses estão dispostos a acreditar em propostas sensatas e transparentes, que realmente sejam efetivadas na prática. 


"Quem já exerceu algum cargo político e não fez nada o povo está observando. Minha proposta será direcionada para as classes que mais necessitam. Não existirá apadrinhamento, por exemplo, meus secretários serão escolhidos pelo povo e não por indicação como acontece", destacou. 

Sobre os recursos finaceiros utilizados durante a campanha eleitoral, Gleuton Portela conta que a divulgação de suas propostas serão baseadas no corpo-a-corpo. " Acredito que três ou quatro carros de som serão necessários para amplificar as mensagens. O restante será através da visita na casa de cada cidadão, tomando um cafezinho e ouvindo suas histórias"

De acordo com o candidato, as áreas de educação e segurança também serão pontos prioritários em seu possível mandato. 

Sobre a especulação que houve no município sobre uma coligação com atual candidato a vice -prefeito , padre Walmir, na chapa encabeçada por Kléber Eulálio (PMDB), o candidato ressalta que não existem mágoas sobre o caso.

"Fiquei triste com a desistência de sua candidatura a prefieito. Se isto não tivesse acontecido, provavelmente, estaríamos fazendo campanha juntos. Não tenho mágoas mas acredito que o partido ao qual ele se coligou não cumprirá as promessas", finaliza Gleuton Portela. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Procon faz fiscalização e apreende 69 botijões de gás em Inhuma

Foram apreendidos no município de Inhuma (a 238 km de Teresina), 69 botijões de gás, durante uma fiscalização do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon.

Fotos: Divulgação / Procon

De acordo com Antônio Luís da Silva Oliveira, fiscal do Procon foram autoados oito estabelecimentos, sendo clandestinos e dois legalizados. Os responsáveis foram levados a delegacia do município para prestar esclarecimentos.


Todos serão processados adminstrativa e criminalmente visto que a venda de gás de forma clandestina ou a fomentação da mesma, constitui infração e crime contra a ordem tributária e econômica.

A determinação da operação de fiscalização em Inhuma, partiu da Promotora de Justiça Maria Eugênia. No caso dos 2 depósitos legalizados, os mesmos estavam fornecendo o produto para os revendedores clandestinos. 


"Eles serão processados pois estavam fomentando a prática ilegal", concluiu Antônio.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Belê Medeiros rebate críticas do deputado Kleber Eulálio

A deputada e candidata a prefeita de Picos Belê Medeiros (PSB) respondeu as criticas do deputado estadual e  adversário político Kléber Eulálio (PMDB) em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (11). A candidata, que disputa a sucessão Gil Paraibano (PMDB) também ressaltou os desafios a frente da prefeitura, caso vença as eleições. 


A deputada explicou que algumas colocações explanadas por Kleber Eulálio não condizem com a realidade do município e que alguns pontos fazem parte do 'gargalo' de qualquer administração. "Nossa campanha focará diretamente em nossa propostas. Dizer que nossa saúde está na UTI é desconhecer a realidade. Tivemos muitas conquistas entre estas avançamos com a implantação de um clínica da saúde da mulher, farmácias populares, Samu e o Capsad- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas", ressaltou.


Sobre as propostas de seu plano de governo , Belê Medeiros conta as áreas de infra-estrutura como a implantação de um aterro sanitário, a construção de um terminal de transportes alternativos, a conclusão do mercado do produtor dando assim melhor trafegabilidade, a educação e a saúde, garantindo o funcionamento da policlínica que atenda a demanda de consultas e exames da macroregião de Picos serão suas prioridades", destaca a deputada. 


Interrogada sobre a possibilidade de nepotismo no município, pois seu tio é o atual prefeito, Belê Medeiros é enfática. " Esta prática não existe. O Gil Paraibano tem alguns sobrinhos na política mas todos são concursados. Quem suspeitar de algo é só formalizar a denúncia no Ministério Público", declarou.

Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

PRF do Piauí prende foragido da Justiça do Ceará na BR 316

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí, em ação de fiscalização, prendeu um fugitivo da Justiça do Ceará que viajava de Teresina a Picos conduzindo um microônibus Fiat Ducato.

Os policiais pararam o veículo para fiscalização na tarde desta segunda-feira (9) no quilômetro 292 da rodovia BR 316, no município de Picos. Depois de constatada a regularidade quanto ao veículo, passaram a verificar os dados do motorista identificado pelas iniciais M.S.S, teresinense de 39 anos.

O resultado de consulta ao banco de dados de pessoas acusou a existência de um Mandado de Prisão em desfavor do motorista fiscalizado, originário da Vara Única de Catunda situada no município cearense de mesmo nome.

O embasamento legal para determinação da prisão relaciona-se com suposta prática de furto qualificado de veículo automotor, cuja ação criminosa se dá mediante a participação de três ou mais  pessoas, configurando quadrilha ou bando.

O veículo que dirigia pertence a uma empresa lotérica de Tersina, na qual estava trabalhando. O motorista foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Picos para adoção das providencias de recambiamento à origem do mandado.

Da Redação 
redacao@cidadeverde.com

Ator Flávio Guedes receberá título de cidadão picoense

A entrega do Título de Cidadania Picoense ao ator Flávio Guedes, natural de Oeiras, acontece nesta quinta-feira (12), em solenidade no Plenário da Câmara Municipal de Picos a partir das 19h.  O Projeto Decreto Legislativo de autoria do Presidente da Câmara, Iata Rodrigues (PSB) concedendo título de cidadania picoense para o ator foi aprovado em definitivo durante a sessão do dia 31 de maio.
 
A iniciativa do vereador Iata partiu de uma solicitação do diretor do Grupo de Teatro PBC - Projeto Bar Cultural, Sávio Barão. 


“Trabalho com o Flávio há mais de dezessete anos. O Flávio levou o nome, não só de Picos, mas do Piauí a vários Estados. Hoje ele está em São Paulo fazendo oficinas com o Wolf Maia e a qualquer momento nós podemos ver o Flávio na tela. Ele é um dos melhores atores do Piauí, ele ama arte cênica, ele vive o teatro”, destacou Barão. 
 
O presidente justificou a solicitação afirmando que Flávio Guedes, com seu talento, já levou o nome de Picos para todo o país, contribuindo para o desenvolvimento das artes cênicas na cidade. “Tenho uma verdadeira admiração pelo trabalho e pela forma como ele sempre defendeu a cultura, ao lado do Sávio Barão desde quando ainda criavam um grupo cultural para defender e manter vivo o valor da cultura de Picos. É merecido ele estar recebendo essa homenagem”, afirmou o parlamentar.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Kléber Eulálio critica gestão pública em Picos: "a saúde está na UTI"

O deputado estadual e candidato à prefeitura de Picos pelo PMDB, Kléber Eulálio, fez críticas à gestão de saúde pública no município. As declarações foram dadas durante entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (10).

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“A saúde na minha cidade é uma situação de calamidade pública. A saúde está na UTI. Em Picos não funciona nada: nem PSF, nem SUS. Lá, apenas em dia do mês é feito o agendamento de exames. Isso tem que mudar”, disse o parlamentar.

O parlamentar relembrou que já conquistou oito mandatos e que tem 30 anos de vida pública. “Sempre disputei no legislativo. Agora, aceitei o desafio de ir para o executivo após um chamamento da minha cidade. E são 12 partidos me apoiando”, analisa Kleber Eulálio.


Na opinião do candidato, vários problemas estruturais “atrapalham” o desenvolvimento da cidade de Picos. A cidade é referência econômica, educacional e de saúde da região Sul do Piauí e de Estados vizinhos.

“Pela imensidão de carência não vai ser num passe de mágica que vamos resolver tudo. Com os recursos que a prefeitura dispõe pode ser feito muito mais do que tem sido feito pela cidade”, critica o deputado estadual.


Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com

Principais vias públicas de Picos estão sendo asfaltadas

As principais vias públicas de Picos estão sendo recapeadas durante o mês de julho. Além de áreas centrais do município, regiões periféricas também recebem pavimentação. O primeiro bairro a ser asfaltado, Canto da Várzea, receberá cerca de 25 km de pavimentação. 


“Começamos as obras pelo o centro da cidade e depois iremos fazer o asfaltamento nas ruas onde o saneamento já foi feito, para que a obra não tenha problemas futuros,”disse o secretário  de Obras Glauber Jefferson.


O secretário ainda explicou  que a demora durante o processo de realização das obras se deve a necessidade de medidas paliativas antes da colocação do asfalto. 



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tribunal julga pedido de cassação do vereador José Luís de Carvalho

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga nesta terça-feira,10, ação de pedido de cassação do mandato do vereador José Luís de Carvalho, líder do governo Gil Paraibano na Câmara Municipal de Picos. O parlamentar é acusado de infidelidade partidária. 
 

O pedido de decretação da perca do mandato eletivo do vereador José Luís de Carvalho foi formalizado pelo então Procurador Regional Eleitoral do Piauí Marco Túlio Adão. 

Na ação,  o parlamentar está sendo julgado devido a desfiliação sem justa causa. Em setembro de 2011, Carvalho abandonou o PV e se filiou ao PSB.
 
O relator do processo é o juiz substituto Sandro Helano Soares Santiago e na defesa do vereador atuarão os advogados Guilardo Cesá Medeiros Graça e Emanuel Fonseca de Sousa. Já o diretório regional do PSB, sigla ao qual José Luís de Carvalho pertence atualmente, será representado pelos advogados William Guimarães Santos de Carvalho e Luís Soares Amorim.
 

Com informações Jornaldepicos

Ministério Público instaura inquérito para apurar falhas nos serviços de celular

O Promotor de Justiça Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, com atuação em Picos (PI), instaurou inquérito civil para apurar as constantes falhas nos serviços de telefonia móvel com cobertura na cidade. 


De acordo com o representante do Ministério Público, os cidadãos sofrem com os rotineiros congestionamentos de linhas, que impossibilitam a efetivação de chamadas. Também são frequentes as interrupções repentinas das ligações e as instabilidades na transmissão do aúdio. "É um prejuízo ao consumidor, que paga por um serviço cuja utilização é cada vez mais inviável", destaca o Promotor de Justiça.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores