Cidadeverde.com

Governo do Estado constrói novo prédio da Uespi em Picos

Durante os últimos anos, o Governo do Estado vem implementando uma série de medidas que visam a melhoria da qualidade da Educação no Piauí. Além da compra de novos equipamentos, bem como a liberação de bolsas de incentivo à pós-graduação, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ganhará um novo campus no município de Picos. O contrato com a empresa S.E Engenharia Ltda já foi fechado, a qual tem o prazo de 210 dias para o término da obra.


De acordo com Andreia de Moura Soares, arquiteta da Secretaria Estadual de Governo (Segov), o projeto de expansão da universidade estadual inclui a construção de um novo prédio e quadra poliesportiva coberta com arquibancada. O terreno onde será construído o campus fica localizado na BR 316, contendo quatro hectares de área. “O projeto contempla 3.865.18 m² de área construída, havendo espaço para ampliações futuras”, explica.

O novo prédio da Uespi contará com espaço administrativo, biblioteca, auditório com capacidade para 176 pessoas, quatro laboratórios de anatomia, dois laboratórios de informática, sala de professores, 24 salas de aula, banheiros, cantina e praça de alimentação, sala de musculação para os alunos do curso de Educação Física e dois vestuários (masculino e feminino).

A obra será financiada com recursos do Governo do Estado, contabilizando um investimento que ultrapassa o valor de R$ 3,4 milhões.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Daniel Lopes Rego é eleito novo presidente da OAB-Picos

Daniel Lopes Rego foi eleito novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Picos. A eleição ocorreu no último sábado (24). Daniel, que era atual vice-presidente da Ordem, concorreu a eleição pela chapa OAB em ação e obteve 97 votos, uma maioria de 17 em relação ao adversário, Tiago Saunders Martins, que teve 80.


No total 183 advogados compareceram a sede da ordem para registrar o voto e foram registradas apenas 27 abstenções, foram registrados também cinco votos em branco e oito nulos.

A chapa vencedora é formada pelos os advogados:

Daniel Rego - presidente
Josimar Paes Landim - vice-presidente
Roseglisse Gonçalves Nunes - secretária-geral 
Gilson de Moura Cipriano - secretário adjunto
Franck Bezerra - tesoureiro

O novo presidente eleito, Daniel Rêgo comemorou sua vitória e agradeceu os colegas advogados pelos votos. “Com muita alegria e satisfação que recebo este resultado e agradeço aos colegas advogados que nos prestigiaram e que entenderam as nossas propostas", enfatiza.


A apuração foi acompanhada por membros das duas chapas. O atual presidente, Agrimar Rodrigues afirmou que a vitória veio através do bom trabalho apresentado pela atual gestão a frente da OAB de Picos. “Nos apresentamos um candidato que vai dar continuidade e avançar cada vez mais naquilo que não foi possível fazer  durante os três anos e confiamos na classe dos advogados, sabemos que é uma classe esclarecida e aceitaram nossas propostas, aprovaram nosso trabalho”, afirmou o presidente.

A ata de votação e o resultado serão encaminhados para a comissão em Teresina para ser registrada.

Fonte: Riachão Net

Flavenildes Santana se apresenta no palco do Talentos do Piauí

A cantora picoense Flavenildes Santana obteve 60 indicações de internautas no hotsite do programa Talentos do Piauí, foi uma das cinco atrações do primeiro dia de apresentações do quadro “O maior Artista”, que continuará nos próximos sábados revelando artistas piauienses.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com
 

Segundo a cantora, no próximo ano ela irá completar 15 anos de carreira. “Picos é um celeiro de artistas e ter sido escolhida para representar esse povo é um privilégio. Eu tenho como característica interpretar canções que falam de coisas do coração, mas nosso povo é bem eclético. Por isso também toco de tudo um pouco”, relatou Flavenildes.

 
Ela interpretou neste sábado (24) no palco do Talentos as músicas “O que é o que é”; “Explode Coração” e “Sagrado”, do cantor Gonzaguinha.
 
Os apresentadores César Filho e Lilly Araújo pediram para a artista interpretar uma canção que pudesse descrever um pouco do município de Picos. Flavenildes escolheu “João de Barro”, da cantora Maria Gadú.




 
Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Homem armado assalta posto de combustível em Picos

Um homem armado com revólver calibre 38 assaltou na noite deste domingo (18) por volta das 23h30, o posto de combustíveis “Líder”, situado na rua 1º de Maio no centro da cidade.


Segundo o capitão Santos da Polícia Militar, a vítima do assaltante foi um homem identificado por Evandro Feitosa de Sousa que estava no local no momento do assalto. Foi levado de Evandro, um aparelho celular Motorola e R$ 40. “A vítima estava no citado endereço quando o homem chegou armado em uma moto de cor cinza, usando capacete de cor preta e roubou-lhe seus pertences”, enfatiza.

Não foi levado nenhum pertence ou dinheiro do posto. A policia foi acionada e está em diligência para capturar o assaltante, que tem cor branca e usava uma jaqueta azul.

Ocorrências

No sábado (17) três pessoas foram conduzidas a delegacia por agressão, sendo uma na rua São Sebastião, no bairro Malva, na rua Beira Rio e a outra no bairro Cohab. No mesmo dia foram registradas também duas ocorrências por infração de trânsito, onde polícias militares flagraram dois motoristas embriagados, e sem Carteiras de Habilitação.

Uma motocicleta de cor preta, ano 2009, sem placa, foi apreendida na estrada que liga Picos ao povoado Cristovinho. Segundo o capitão Santos, a motocicleta foi abandonada por dois elementos, que fugiram ao perceber a aproximação de uma viatura da polícia.  “Quando eles viram a viatura do Ronda Cidadão apreenderam fuga em atitude suspeita e os policiais não conseguiram captura-los”, disse.

O veículo foi levado para Central de Flagrantes e os policiais civis irão apurar a origem da motocicleta.

No domingo (18) além do assalto a um homem no posto de combustíveis, foi registrada também uma ocorrência na cidade de Geminiano. Um acidente de trânsito por volta das 18h, no qual teve apenas danos materiais. “As vítimas foram levadas para a Central de Flagrantes para lá tomar as providências legais cabíveis, reparação e composição de danos” frisou o capitão.

Fonte: Riachaonet

Detentos do Piauí farão provas do Enem em dezembro

Detentos das penitenciárias de Picos, Floriano e Teresina farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 04 e 05 de dezembro. 

O Enem realizado nos presídios ocorre em datas diferentes dos alunos em liberdade por se tratar de um edital específico para as pessoas sob custódia. Os internos inscritos serão avaliados nas áreas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias.


Este ano são 47 inscritos, sendo onze da Penitenciária Feminina de Teresina, sete na Penitenciária Feminina de Picos, 17 da Penitenciária Regional José de Deus Barros em Picos e doze da Penitenciária Regional Gonçalo de Castro Lima (Vereda Grande) em Floriano.

Os detentos vão fazer as provas em suas respectivas unidades prisionais no horário de 14h as 18h. As regras para a participação dos presos no exame são as mesmas que se aplicam aos candidatos fora do sistema penal. A divulgação do resultado será dia 28 de dezembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, os aprovados, além da certificação de conclusão do Ensino Médio, poderão concorrer a vagas em universidades e em programas governamentais.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito eleito se reúne com equipes de transição na sede da Educação

Nesta semana, a Secretária de Educação de Picos, Luiza Martins Rodrigues, se reuniu com o prefeito Kleber Eulálio (PMDB) e repassou informações sobre a situação da pasta no município. Em clima de civilidade, foram apresentados documentos e relatórios sobre o andamento das ações da secretaria. 

                 Fotos: Jornaldepicos

Informações sobre o transporte escolar, as condições físicas das escolas, bem como o andamento dos programas desenvolvidos e obras em construção, além do organograma com o quadro de funcionários comissionados, efetivos e contratados da secretaria foram alguns dos documentos apresentados ao prefeito eleito e equipe de transição. 

Da atual gestão, também participaram o controlador geral do município, Evilásio Luz e algumas coordenadoras de ensino. Acompanhando o prefeito eleito estiveram presentes, o vice-prefeito eleito, Padre Walmir Lima, os advogados Tiago Saunders e Glauber Silva, a professora Adnaid Rufino, o engenheiro Júlio Rodrigues (Julinho) e a presidente do PTB, Bernadete Lopes.

Em Picos, Kleber Eulálio ainda visitou a  Secretaria Municipal de Saúde e conversou com o secretário de Meio ambiente, Antônio Evêncio, onde logo após, se dirigiram ao local onde deverá ser construído o aterro sanitário. 


Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Ex-presidiário é assassinado com três tiros

Um homem identificado por Francisco Rômulo de Sousa Bezerra, 34 anos, natural da cidade de Itainópolis foi assassinado com três disparos de arma de fogo, próximo a caixa d’água do bairro Morada do Sol na cidade de Picos, por volta das 17h desta segunda-feira (12).

                      Fonte: Riachaonet

Os disparos atingiram  o rosto, o pescoço e a coxa da vítima. Segundo informações policiais, Francisco Rômulo, que era um ex-presidiário e cumpria pena sob acusações de furtos e violência à mulher, estava em liberdade há apenas uma semana.

A Polícia Civil ainda investiga as causas do crime e o acusado de efetuar os disparos contra a vítima. Este é o 15º assassinato registrado em 2012 no município. 


Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Padre Walmir se reúne com lideranças petistas em Teresina

Cotado para assumir a Secretaria Municipal da Educação em Picos, o vice-prefeito eleito, Padre José Walmir de Lima (PT), se reuniu com algumas lideranças do partido,em Teresina, nesta sexta-feira (09).

A participação do PT no governo do prefeito eleito Kléber Eulálio e as perspectivas de crescimento da sigla foram alguns dos assuntos discutidos. Participaram da reunião, o senador Wellington Dias, o deputado federal Jesus Rodrigues e o ex-secretário estadual da Educação e ex-deputado federal Antonio José Medeiros.


                       Foto: Jornal de Picos

Nas últimas eleições o PT picoense obteve um crescimento expressivo. Além de eleger o vice-prefeito, a sigla também conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal após doze anos.
 
Para manter essa ascendência, o partido está promovendo uma campanha de filiação. O objetivo é conseguir pelo menos 300 novos adeptos até o próximo ano, quando acontece a eleição para renovação do diretório municipal. 
 
 
Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Vereadores criticam demissões em massa na prefeitura de Picos

Vereadores de Picos criticaram as demissões em massa que vêm ocorrendo na prefeitura do município desde a última semana,  logo após o início dos trabalhos da comissão de transição de governo. O assunto tem sido o principal assunto de discussão no município e também nas redes sociais. 


O vereador  Manoel Vieira (PMDB) caracteriza a ação como um descontrole administrativo “Realmente é preciso controlar a máquina administrativa, de modo que possamos trabalhar de forma eficiente, mas nós ficamos assustados com a quantidade de pessoas demitidas”, disse.

Durante a sessão desta quinta-feira (08), Manoel Vieira ainda questionou a contratação destes servidores em épocas anteriores. “Se a administração funciona agora sem a necessidade destas pessoas, isso significa que no passado também não eram necessárias?", interroga o vereador.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito exonera secretário e novo gestor deve assumir apenas em 2013

Em uma reforma administrativa, o prefeito Gil Marques de Medeiros (PMDB) exonerou a secretária de Governo, Maria dos Remédios Barros, e o secretário de Comunicação, Brás Rufino, nesta semana. 

De acordo com  Gil Paraibano (PMDB) as demissões são justificadas devido a problemas financeiros referentes a queda no repasse de  transferências federais. De acordo com o atual prefeito, os recursos caíram de mais de R$ 1 milhão para apenas R$ 300 mil.

 Ex-secretário de Comunicação, Brás Rufino

“Se não tem o dinheiro para pagar é melhor demitir. Não vou ficar numa situação de andar na rua e o povo falando mal, dizendo que eu fiquei devendo dois ou três meses ao funcionalismo público. Minha intenção era não mexer com ninguém, não demitir ninguém, mas, infelizmente isso não foi possível. O dinheiro deixou de vir e não tem como segurar esse povo”, justificou.

Com a decisão, a Secretaria de Comunicação deverá ser reaberta somente com a posse do novo gestor Kléber Eulálio (PMDB), em janeiro de 2013, quando nomeará toda a equipe administrativa. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com  o ex-secretário de Comunicação, Brás Rufino, e o prefeito Gil Paraibano que não quiseram comentar o assunto. 


Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores