Cidadeverde.com

Compositor do Hino de Picos morre; Prefeitura decreta luto de três dias

A cidade de Picos, a 306 km de Teresina, está de luto pela morte do compositor e intérprete do hino do município. Manoel da Costa Moura, 69 anos, conhecido como Guanamby Sonial, faleceu nesta quarta-feira (04) em decorrência de problemas de saúde. Diante do fato, o prefeito Gil "Paraibano"  decretou  a partir desta quinta-feira (05 ) luto oficial por três dias na cidade.


Guanamby era autor de várias músicas do cancioneiro popular brasileiro e foi o autor do Hino de Picos em concurso realizado na gestão do ex-prefeito José Nery. O intérprete também era autor dos hinos das cidades de Aroeiras do Itaim e São José do Piauí. 

Com uma voz marcante, músico e cantor tornou-se referência para as gerações dos anos 70. O picoense viveu vários momentos importantes na vida principalmente quando gravou sua mais bela melodia a música “A Escada do Morro”.

Natural da cidade de Picos, o artista  viveu praticamente grande parte de sua vida no município. Segundo Graça Moura, irmã do compositor, Guanamby apresentava problemas de saúde que culminaram com o seu falecimento. 

O sepultamento ocorreu na manhã desta quinta (05) no cemitério da localidade de Umari. Manoel da Costa Moura, atualmente, morava em Oeiras com a esposa e uma filha.


Com informações Agoraed

Audiência pública sobre problemas no fornecimento de energia é adiada

A audiência pública que seria realizada no plenário Pedro Barbosa, da Câmara Municipal de Picos, na noite dessa quarta-feira (04) foi adiada, contudo a data ainda não foi confirmada.

 

A audiência será com a direção da Eletrobras/ Picos e com a gestora do Fundo Municipal de Iluminação Pública para tratar dos problemas relacionados ao fornecimento de energia e melhorias da rede elétrica, bem como a iluminação pública em Picos.

Segundo informações da Câmara, o pedido de adiamento partiu da própria direção da Eletrobras/ Picos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Codevasf é homenageada durante o 9º Caju Nordeste no município de Picos

O troféu Caju de Ouro foi a homenagem que o Instituto Caju Nordeste entregou à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), por seu papel no desenvolvimento da cajucultura, durante a solenidade de abertura do 9º Caju Nordeste, na AABB do município de Picos (PI), na última quinta-feira (28). 


Além de apoiar o evento, a Codevasf participa com um estande institucional onde estão sendo divulgados os projetos e programas desenvolvidos pela empresa em sua área de atuação, com destaque para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) apoiados pela Companhia, entre os quais se encontra a cajucultura.

Foi também entregue, in memoriam, uma homenagem a Hildo Diniz da Silva pelos trabalhos desenvolvidos nos vales do São Francisco e do Parnaíba. A homenagem foi recebida pela filha do ex-superintendente da Codevasf, Fabiana Diniz. Estiveram presentes o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes, o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, José Solon de Oliveira Braga Filho, e o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, além de técnicos e produtores de todas as Superintendências Regionais.

Programação - Todos os dias, caravanas de produtores rurais da agricultura familiar oriundos de polos produtores de caju dos estados da região Nordeste visitam e participam das ações promovidas. Dentre as principais atrações do 9º Caju Nordeste, destaque para o seminário técnico em que são apresentadas tecnologias inovadoras para a cajucultura, composto de painéis, minicursos, vitrines tecnológicas, oficinas técnicas, mesas redondas e visitas técnicas a empreendimentos bem-sucedidos. Paralelamente, acontece a Feira do Caju, com exposição, demonstração e comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos relacionados à cajucultura e às atividades agropecuárias consorciadas.

Outro atrativo do Caju Nordeste são os eventos paralelos às palestras e painéis. É o caso do festival gastronômico, no qual são desenvolvidos minicursos com produtores e profissionais de restaurantes locais mostrando receitas que privilegiam o aproveitamento do caju.

Para completar a programação, há o Caju Show, com apresentações artísticas e culturais que animam as noites dos participantes durante o período de realização do evento.

O 9º Caju Nordeste – já considerado o mais importante seminário temático dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro no Brasil – prossegue até o próximo domingo (1º), em Picos (PI). É um evento técnico, realizado anualmente em polos produtores de caju situados na Região Nordeste do Brasil, com o objetivo de contribuir com a organização, a modernização e o desenvolvimento da cadeia produtiva da cajucultura.

Cajucultura se fortalece - O estande da Codevasf no 9º Caju Nordeste será uma vitrine das ações de apoio ao desenvolvimento da cajucultura na área de atuação da empresa. Diante do potencial de produção de caju no Piauí, que ocupa o segundo lugar no cenário nacional, a empresa elaborou o Programa de Fortalecimento da Cajucultura no Estado do Piauí, tendo já executado diversas ações nos últimos dez anos, atendendo a cerca de 120 municípios e beneficiando 21 mil famílias. Os recursos envolvidos são da ordem de R$ 16,7 milhões.

Segundo o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes, “o estado do Piauí apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da cajucultura. Desenvolver ações desta natureza reforçam a preocupação da empresa em apoiar projetos sustentáveis que considerem as vocações regionais”.

Dentre as ações destacam-se a implantação de um jardim clonal para o cajueiro anão precoce no Assentamento Marrecas, em São João do Piauí; elaboração do Plano Tático para a cajucultura no estado do Piauí e do perfil socioeconômico da Cajucultura dos Cooperados da Cocajupi (Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí); estruturação de uma unidade de beneficiamento de castanha e pseudofruto na região norte do estado, atendendo o município de Castelo do Piauí, e o cadastro, análise e seleção de produtores com posterior fornecimento de clones superiores, tendo sido distribuídas cerca de 7 milhões de mudas, envolvendo uma área plantada de 32 mil hectares. 

Atualmente, a Codevasf trabalha na elaboração de um Plano de Gestão Sustentável da Cajucultura no estado do Piauí. Os recursos da ordem de R$ 135 mil. O governo do Estado, prefeituras municipais, associações de produtores e entidades ligadas ao setor são parceiros nessas iniciativas.

Ações trazem avanços - As ações da Codevasf, juntamente com outras desenvolvidas por órgãos públicos e pela iniciativa privada, vêm influenciando diretamente o crescimento da atividade no Piauí, o que pode ser visualizado por indicadores recentes, como área colhida (71 mil hectares), produção de castanha (31 mil toneladas ao ano) e um significativo e crescente aproveitamento do pedúnculo do caju. Para Antônio Aurino Nunes Guimarães, presidente da Associação dos Cajucultores da Região de Picos (Coopercaju), a atuação da empresa no segmento da cajucultura tem sido decisiva para o aumento da produção. 

“A Codevasf tem feito um trabalho muito importante para a nossa região e para todo o estado do Piauí, principalmente no apoio à distribuição de mudas de caju enxertado (caju anão precoce). Esse trabalho tem dado uma resposta muita positiva. Por exemplo, estamos atravessando uma estiagem considerada a maior dos últimos 50 anos e a produção de caju tem sido muito pouca, cerca de 10 a 20%. Os cajueiros que estão produzindo são justamente os enxertados, como resultado desse trabalho da Codevasf”, explica. 

A partir do interesse demonstrado por outros estados na expansão do Programa de Fortalecimento da Cajucultura no estado do Piauí e da necessidade de se desenvolver atividades sustentáveis dentro do Plano Brasil Sem Miséria – Desenvolvimento Regional, Territorial, Sustentável e Economia Sustentável, e considerando que as condições agronômicas existentes nos estados produtores são muito semelhantes aos demais estados de abrangência da Codevasf, a Companhia deverá investir recursos na elaboração de estudos e diagnósticos, bem como em ações voltadas para a implantação, expansão e fortalecimento da cajucultura em toda a área das bacias do São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Após convenção, PSDB confirma apoio a Kléber Eulálio

Dez dos onze partidos que compõem o bloco de oposição ao prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, (PMDB), realizaram conjuntamente na noite deste sábado (30), convenções partidárias que homologaram os nomes do deputado Kléber Eulálio (PMDB) a prefeito de Picos e Padre Walmir a vice. 

                       Foto: Jornal de Picos

Em um convenção separada, o PSDB decidiu por 28 votos a favor e 14 contra, formalizar uma aliança majoritária com as oposições e também apoiar a candidatura do deputado Kléber Eulálio, fechando em onze o número de partidos no palanque do peemedebista.
 
Centenas de simpatizantes dos candidatos homologados lotaram as dependências do Centro Esportivo Cultural Santa Rita, muitos deles vestidos com camisetas dos seus candidatos e outros portando adesivos com o número dos partidos aos quais são filiados ou militantes.          
 
Lideranças estaduais e municipais prestigiaram a convenção das oposições em Picos, dentre as quais o senador Wellington Dias (PT), os deputados federais Marcelo Castro (PMDB) e Nazareno Fonteles(PT); deputado estadual Nerinho (PTB), ex-prefeitos de Picos Oscar Neiva Eulálio, Antonio de Barros Araújo e José Néri de Sousa, além de vereadores e prefeitos de municípios da região que garantiram presença no palanque de Kléber Eulálio.
 
Também estiveram presentes os presidentes dos onze partidos que formam o bloco de oposição. José Ribamar (PMDB), Oneide Rocha (PT), Irmã Bernadete (PTB), Gláuber Silva (PCdoB), Jairo Freitas (DEM), Evandro Lopes (PSD), Oliveiro Luz (PDT), Carlos Luís (PSDB), José de Arimatéia (PSL), Rogério Bezerra (PTC) e Marilândia (PTdoB), além de João Sabino, liderança do PSC, que não está oficialmente coligado ao bloco de oposição.


Fonte: Jornaldepicos

Partidos de oposição realizam convenções em Picos

Os partidos que integram o bloco oposicionista em Picos realizam convenções para homologação de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. As convenções serão realizadas simultaneamente na quadra do Centro Esportivo e Cultural Santa Rita, no bairro Canto da Várzea,  neste sábado (30), a partir das 15h. 


Na ocasião serão homologados os nomes do deputado estadual Kléber Eulálio (PMDB) como candidato a prefeito e do padre José Walmir de Lima (PT)  como candidato a vice. 

A aliança partidária ainda envolve as siglas PTB, PCdoB, PSD, PDT, PTC, PSL, PTdoB e  Democratas,  que indicarão candidatos a vereador. O PSDB, que é cogitado a compor a coligação, realizará sua convenção em local separado.

Autoridades e lideranças da região e do Estado já confirmaram presença, como o senador Wellington Dias (PT), os deputados federais Marcelo Castro (PMDB), Jesus Rodrigues e Nazareno Fonteles (PT), prefeitos de cidades vizinhas, vereadores, entre outros.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pai é condenado por mandar assassinar e enterrar “filho de criação”

Os réus, Antônio João Teixeira e Jerry Adriano de Carvalho Teixeira, respectivamente pai e filho, foram julgados e condenados à prisão pela morte da vítima, Ronivon José da Silva.


O crime ocorreu na tarde do dia 15 de janeiro do ano de 2006, na localidade Canto Alegre, zona rural do município de Padre Marcos. A vítima foi assassinada com um tiro  na cabeça e em seguida enterrada.

Levado a Júri Popular na última quarta-feira (27), o Conselho de Sentença acatou a denúncia do Ministério Público, representado pelo promotor João Malato, que caracterizou o crime como homicídio duplamente qualificado. O réu, Antônio João Teixeira, vulgo “Toinho”, foi acusado de ser o mandate do crime cometido pelo filho Jerry Adriano, que na época tinha apenas 19 anos. O motivo, segundo a denúncia, teria sido por vingança. A vítima, criado desde a infância por “Toinho”, queria pleitear herança.

Reconhecidas pelo Conselho de Sentença as duas qualificadoras tipificadas – motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima -, Jerry Adriano de Carvalho Teixeira foi condenado a 16 anos e 6 seis meses de reclusão; e, Antônio João Teixeira, o “Toinho”, apontado com mandante, foi condenado a 14 anos.

Na sentença, a Juíza presidente do Tribunal Popular do Júri, Dra. Maria do Socorro Rocha Cipriano, descreveu que a culpabilidade dos réus está evidenciada, possuindo condutas altamente reprováveis. Porém, a magistrada considerou que os acusados estão soltos e compareceram para serem julgados, e garantindo a eles, o direito de recorrerem em liberdade. A defesa, representada pelos advogados – Francisco Silveira, Juraci Bezerra, Geanclécio Filho informou que vai recorrer da decisão.

Fonte: Riachaonet

Picos sedia nona edição do Caju Nordeste

Com o tema  “Empreendedorismo na cajucultura – tecnologias inovadoras, diversificação e expansão da cadeia produtiva”, acontecerá  o 9º Caju Nordeste, em Picos, nesta quinta-feira (28). O evento é um seminário técnico realizado anualmente em polos produtores de caju situados na região Nordeste do Brasil, com o objetivo de contribuir com a organização, a modernização e o desenvolvimento da cadeia produtiva do caju.


O 9º Caju Nordeste terá uma variada programação, com painéis temáticos, minicursos, vitrines tecnológicas, oficinas técnicas, mesas redondas, rodadas de negócios, além de visitas técnicas dos agricultores a empreendimentos rurais e agroindustriais. 

Outros destaques da programação são a Feira do Caju, onde serão expostos, demonstrados e comercializados produtos elaborados do pseudofruto e da castanha como doces, polpa e outros; Máquinas e equipamentos relacionados com a cajucultura e com atividades agropecuárias consorciadas; Festival Gastronômico, com concurso de receitas preparadas com a fibra do pedúnculo do caju e amêndoas da castanha de caju, e apresentações artísticas.

Além de ser um dos promotores do evento, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participa com um estande institucional onde serão divulgados os projetos e programas desenvolvidos pela empresa em sua área de atuação.

O estande da Companhia será uma vitrine das ações de apoio ao desenvolvimento da cajucultura na área de atuação da empresa. Diante do potencial de produção de caju no Piauí,  que ocupa o segundo lugar no cenário nacional, a empresa elaborou o Programa de Fortalecimento da Cajucultura no Estado do Piauí, tendo já executado diversas ações nos últimos dez anos, atendendo a cerca de 120 municípios e beneficiando 21 mil famílias. 

Os  recursos envolvidos são da ordem de R$ 16,7 milhões. Segundo o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes, “o estado do Piauí apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da cajucultura. Desenvolver ações desta natureza reforçam a preocupação da empresa em apoiar projetos sustentáveis que considerem as vocações regionais”.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Criança de oito anos morre após ser atropelada por caminhonete

Uma criança, de 8 anos,  teve morte imediata após ser atropelada por um veículo ainda não identificado, na BR 316, no município de Picos, nesta terça-feira (26). O acidente aconteceu nas proximidades do Posto Maravilha, no bairro Altamira, quando a criança voltava da escola

Segundo informações de populares, a vítima foi atropelada por uma caminhonete após descer do ônibus escolar quando retornava para sua residência por volta das 19h30.

O caso foi encaminhado para a Central de Flagrantes sob responsabilidade do delegado Abelardo Oliveira. A Polícia Rodoviária Federal  também foi acionada para fazer a perícia, mas a criança faleceu na hora.

No local os acidentes são constantes devido o grande número de veículos que trafegam na via de acesso rápido e sem faixa de pedestres ou local apropriado para travessia.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com
Com informações Muraldavila 

Garota de 13 anos some em Picos e é achada em Floriano

Uma garota de 13 anos desapareceu em Picos e foi achada no município de Floriano, cerca de 190 quilômetros distante de sua casa, caminhando na BR-230. 

O caso foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal. L.R.L sumiu de casa na última segunda-feira (25), em Picos, e foi achada caminhando no quilômetro 304 da rodovia federal por volta de 8h20 da manhã de hoje (26).

Um motorista estranhou a garota sozinha na BR e a convenceu a levá-la para um local seguro. Procurou a PRF e entregou a adolescente para que fosse encaminhada aos seus pais. 

Em conversa com os policiais, a garota disse que sofreu um "apagão" em Picos e acordou em um quarto na cidade de Floriano. Ela não lembra de ninguém que a tenha levado até lá. A polícia investiga se la pode estar com medo e acobertando alguém.

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Warton Santos justifica apoio à candidatura de Belê Medeiros (PSB)

Durante convenção que homologou a deputada Belê Medeiros (PSB) como candidata a prefeita de Picos, o deputado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Warton Santos (PMDB), justificou o apoio a candidata. As explicações se devem ao fato do PMDB  ter um candidato próprio, no caso o deputado Kléber Eulálio.

                     Foto: Jornal de Picos

" Em meu sétimo mandato na Assembleia Legislativa  sempre fui fiel ao meu  partido, mas, não poderia deixar de votar na candidata indicada pelo prefeito Gil Paraibano em virtude do mesmo vir fazendo uma administração relevante", disse Warton Santos. 
 
O deputado ainda ressaltou a aliança política que fidelizou, o atual prefeito de Picos, ao PMDB.“Em 2003 convidei o prefeito Gil Paraibano a se filiar a sigla, pois, naquela oportunidade somente ele é que tinha condições de desbancar o candidato apoiado pelo então prefeito de Picos, por ter serviço prestado e dinheiro”, ressaltou Santos, referindo-se ao ex-prefeito José Néri de Sousa, de quem foi aliado entre os anos de 2006 a 2008.
 
Além do vínculo político que mantém com o prefeito Gil Paraibano, o secretátio também justificou seu apoio à candidatura da deputada Belê Medeiros em razão de seu irmão, o bioquímico Waldemar de Moura Santos Júnior, ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela parlamentar governista.
 
A convenção que homologou o nome de Belê Medeiros foi realizada no último sábado, 23. Além do deputado Warton Santos, outras lideranças do PMDB participaram do evento, dentre as quais o prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano e o ex-ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa.
 

Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Jornaldepicos

Posts anteriores