Cidadeverde.com

Candidatos a prefeito se enfrentam em debate no rádio

Os candidatos a prefeitura de Picos participam de debate político-eleitoral de uma série de três confrontos programados por uma emissora de rádio no município. O debate vai contar com a presença dos candidatos Belê Medeiros (PSB), Kléber Eulálio (PMDB) e Gleuton Portela (PRTB). 


Para garantir a igualdade dos candidatos durante o debate, representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subsecção de Picos e a chefe da cartório da 62ª Zona Eleitoral da Comarca de Picos acompanharam o evento político.

O debate, que será transmitido a partir das 13h pela rádio Cultura FM de Picos,  será uma oportunidade para que os candidatos apresentem suas propostas nas áreas de  meio Ambiente, educação, saúde, cultura, e agricultura.

Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Jogador Rômulo será homenageado com medalha pela Câmara Municipal de Picos

Destaque nas olimpíadas de Londres, o piauiense Rômulo, nascido em Picos, a 303 km de Teresina, tem sido motivo de orgulho para o esporte do Estado.


O atual volante da seleção brasileira de futebol está conquistando o mundo  com a bola nos pés, e pela seu grande trabalho reconhecido mundo afora, a Câmara Municipal de Picos entregará a medalha Coêlho Rodrigues.

O projeto esteve na pauta de votações da câmara nesta quinta-feira (16). Ainda não há data definida para a solenidade. Rômulo foi contratado pelo Spartak de Moscou onde está morando com a mãe.


Em entrevista ao programa Talentos do Piauí Luciana Borges comemorou o sucesso do filho."Desde pequeno ele dizia que ia ser jogador, e desde então cada dia que passa uma nova porta de abre, graças a Deus", concluiu Luciana.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Kleber Eulálio propõe uma gestão transparente

O deputado Kleber Eulálio e candidato a prefeitura de Picos (PMDB) revelou que sua campanha está ocorrendo dentro do planejado. “Tenho andado a cidade inteira, ido aos lugares mais distantes, aos bairros, povoados e localidades e a receptividade é a melhor possível. Tenho recebido o carinho, o estímulo e o apoio da população e isso nos dar mais força, mais entusiasmo para continuar essa caminhada”, contou com entusiasmo.

 
O candidato a prefeito disse que o sentimento da população é de mudança e que caso seja eleito fará uma administração transparente.
 
 “Se assumir o governo municipal de Picos aplicarei corretamente os recursos públicos em respeito a população. Discutirei os problemas e cuidarei do povo do município. Farei uma administração clara com prestação de contas.", disse. 

Em seu plano de governo, Kleber Eulálio destaca políticas públicas para os jovens e idosos além de incentivos as áreas de cultura, esporte e nem lazer.

Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Condenado por homicídio em São Paulo é preso pela PRF em Picos

Um cearense identificado pelas iniciais C.S.O, 46 anos, condenado por assassinato praticado no Estado de São Paulo foi preso por agentes da Polícia Rodoviária Federal no Km 292, BR 316, município de Picos.
 
A prisão ocorreu quando os agentes da PRF fiscalizavam um ônibus de transporte de passageiros, emplacado no município de Mombaça/C. Este veículo viajava de Santa Cruz do Capiberibe/PE com destino à cidade de Timon/MA transportando vendedores de confecções.
 
Ao proceder à consulta dos passageiros no sistema de informações de segurança ficou constado haver em desfavor do citado passageiro um mandado de prisão em aberto originário da Primeira Vara do Juri de São Paulo/SP.
 
Conforme descrito no mandado, esta pessoa havia sido condenada a 20 anos de reclusão por crime de homicídio e estava foragido. No mesmo ônibus, outro passageiro de iniciais do nome E.S.R, 26 anos, paraibano de Lagoa, apresentava Mandado de Prisão Preventiva no qual não havia detalhamento acerca da fundamentação legal.
 
Os dois presos foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Picos para as providências quando à notificação ao Poder Judiciário de onde foram expedidos os mandados.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Seca compromete a safra do caju na região de Picos

Na região de Picos, a colheita do caju deveria estar começando, mas os produtores dizem que há pouco o que retirar das plantações. A seca do primeiro semestre prejudicou a florada.


O agricultor Policarpo Neto chega a tirar, em anos normais, 14 mil quilos de castanha, mas este ano, a situação é bem diferente.

Em Monsenhor Hipólito, a 59 quilômetros de Picos, a safra do caju vai ter a maior quebra dos últimos cinco anos.

Grande parte do caju que sai das plantações do Piauí é entregue nas cooperativas que beneficiam o produto. Na principal cooperativa de caju do Piauí, o cenário é de máquinas paradas e nenhum movimento. O que sobrou da safra anterior foi beneficiado no mês passado, a partir daí, as atividades foram suspensas por causa da falta de matéria-prima.

A cooperativa de cajucultores do Piauí tem 450 associados. Beneficia, em média, 23 toneladas de amendôas por ano, mas com a produção em baixa, as previsões não são nada animadoras, “A gente fica preocupado com medo de perder espaço no mercado para empresas de outros estados”, explica Jociebel Belchior, presidente da Cocajupi.

Fonte: Riachãonet

Gerente encontra chupa-cabra dentro de caixa eletrônico do Bradesco

O gerente da agência do Bradesco do município de Picos (306 km de Teresina) acionou a polícia após encontrar um equipamento conhecido como "chupa-cabra" dentro de um caixa eletrônico. O material seria utilizado para clonar cartões de débito dos correntistas.

A denúncia foi confirmada pelo 4° Batalhão de Polícia Militar, que foi até o local e constatou a existência do equipamento no caixa. Segundo os militares, o material foi desistalado da máquina e levado para a Central de Flagrantes. A Polícia Civil deverá abrir investigação para descobrir a origem dos "chupa-cabras". 

No último dia 29 de julho, foram apreendidos em Teresina 82 equipamentos similares, que estavam sendo instalados em caixas eletrônicos do bando Itaú. Na ocasião, dois homens foram presos em flagrante.

Jordana Cury
*Com informações do Blog do Evangelista
redacao@cidadeverde.com

Início das aulas do ensino infantil da rede municipal é adiado pela segunda vez

O início das aulas do ensino infantil da rede municipal de Picos, foi adiado mais uma vez. É o que informa a Secretaria de Educação do município, na pessoa de sua secretária, Luísa Martins. 

As aulas que deveriam ter começado no último dia 6 foram adiadas para o dia 13, e agora remanejadas para o dia 20, pois os professores participam do curso de capacitação do Programa Palavra da Criança.

No ensino fundamental também houve atraso no início das aulas. Desta vez porquê os professores participaram de um curso de férias, o Parfor, no campus da UFPI, também em Picos. O curso que teve término apenas no último dia 10, ocasionou o adiamento do início das aulas para esta segunda-feira (13).

Na unidade escolar Helvídio Nunes de Barros, ainda existe outro agravante para o atraso das aulas. Operários ainda trabalham na reconstrução de parte do muro lateral que havia desabado há quase dois meses.

                        Foto: Jornal de Picos

"Realmente o atraso também é por questões de reforma no prédio, mas ele será entregue neste fim de semana", finaliza a secretária de educação.

Luísa Martins ainda afirmou que a carga horária perdida com o atraso no calendário escolar será compensado no final do semestre.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com) e Rayldo Pereira
gracianesousa@cidadeverde.com

Detran leiloa 208 veículos apreendidos em Picos

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizou, neste sábado (11) o primeiro de leilão de veículos e sucatas do segundo semestre de 2012. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial, onde 208 carros foram leiloados.


De acordo com o leiloeiro Dalton Leal, para participar do leilão os candidatos se inscrever eram e realizaram o pagamento do calção no valor de R$ 500. Caso, o participante que não arrematasse nenhum lote teria o valor restituído. “Os candidatos trouxeram seu documento e realizaram seu cadastro e realizaram seu lance”, diz.

O evento contou com várias pessoas de Picos e região para comprarem os veículos. Segundo eles o objetivo era comprar o número maior de veículos possíveis e posteriormente destina-los para as sucatarias. “Vou comprar por um preço mínimo e depois levar para sucataria para vender as peças”, argumentou um comprador presente no leilão.

Os lotes que foram a leilão, foram apreendidos em blitzen por conta de irregularidades e encontrava-se no depósito do Detran há mais de 90 dias.

Fonte: Riachãonet

Belê Medeiros propõe políticas para o eleitorado feminino

Os candidatos a prefeita e vice-prefeito de Picos pela coligação “Unidos Para Fazer Muito Mais” , Belê Medeiros (PSB) e Waldemar Santos Júnior (PRP) visitaram a localidade Morro neste fim de semana.



O deputado estadual Warton Santos declarou apoio de parte do PMDB à candidatura de Belê Medeiros. 


Em seu discurso, a candidata ressaltou a importância das mulheres nas eleições e assegurou que em  seu plano de governo existem políticas específicas para o eleitorado feminino.


“A população não precisa mais de “sopão” mas sim de emprego. Não quero o poder pelo poder, serei prefeita para assegurar que o progresso continue para Picos, para garantir que as pessoas tenham uma vida digna, afirmou a candidata que recebe apoio dos partidos PRP, PP, PMN, PPS e PV.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Agricultores de Picos somam perda de 96% da safra por conta da seca

A estiagem provou uma perda agrícola de 96% nos municípios da microrregião de Picos e redondezas. O secretário de Políticas Agrárias do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Picos, Francisco Pereira de Sousa, afirmou que cerca de 700 famílias foram cadastradas pelo sindicato por terem sido atingidas diretamente pela seca.


O secretário afirmou que a última chuva foi há cinco meses. Uma das reivindicações do sindicato é uma frente de serviço, com ênfase na perfuração de poços para armazenamento de água. 

Segundo ele, a população atingida está "vivendo" do bolsa estiagem, que está sendo liberado para algumas famílias. "A situação está crítica e está faltando água até pro consumo animal", concluiu o secretário.

Flash de Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Posts anteriores