Cidadeverde.com

Racha na oposição pode gerar quatro candidaturas para prefeito em Picos

Os partidos de oposição para as eleições municipais de Picos este ano, estão compondo um blocão com pelo menos nove partidos que apoiam a candidatura do deputado estadual Kléber Eulálio (PMDB) para prefeito.


Partidos como PMDB, PTB, PT, PCdoB, DEM, PSD, PDT, PSDB e PSL estão confirmados para o palanque do parlamentar. 

A decisão tem deixado partidos insatisfeitos, como o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), representado por Cleuton Portela, e o PSC (Partido Social Cristão), gerando assim um racha em parte da oposição.

Cleuton afirma que o candidato escolhido deveria apresentar o menor índice de rejeição, e acrescenta que pretende lançar candidatura própria com seu nome, gerando assim uma terceira via, já que  a deputada Belê Medeiros, já confirmou sua pré-candidatura pelo partido do atual prefeito, seu tio, Gil Paraibano.

"O que eu tenho visto é uma imposição. Como eu não concordo com esse tipo de imposição e deverei sair candidato a prefeitura", afirmou Cleuton.

A quarta possibilidade de candidatura é a do PSC (Partido Social Cristão), que tem como pré-candidato, o secretário do partido, João Sabino. Procurado pelo Cidadeverde.com, João  comenta que ainda não há uma tendência de qual definição será tomada, mas existe a possibilidade de se repetir uma candidatura própria como em 2008.

"Fui candidato em 2008 e continuarei com a pré-candidatura mantida até nossa reunião no dia 10 de junho", afirmou João.

Em entrevista a uma rádio de Picos, Belê afirmou que pretende tentar um diálogo com o PSC.

Com informações de J. Pereira (direto de Picos) e Elivaldo Barbosa
Rayldo Pereira

Cantor Cristyano Pipoplis sofre acidente na BR-407


O cantor de forró Cristyano Pipoplis sofreu acidente automobilístico na noite da última sexta-feira (11) na BR-407, por volta de 23h, na altura do município de Geminiano, quando se dirigia de Picos para um show na cidade de Paulistana. O artista colidiu sua Frontier com um Gol, mas passa bem. 

Fotos: Portal Pontonet
Carro do cantor

Três pessoas ficaram feridas no acidente. O motorista do Gol, identificado como Lucivaldo Francisco da Rocha, e sua esposa, além do cantor picoense. Todos foram levados pelo Samu para o hospital Justino Luz, em Picos. 

Outro carro envolvido no acidente

No Facebook, Cristyani Pipoplis agradeceu a todos pelas mensagens de pronta recuperação. Em casa desde sábado, ele afirmou que todos da sua banda estão bem e aproveitou para curtir o fim de semana com a família enquanto se recupera das lesões sofridas. Ainda assim, admitiu estar com "saudade do meu carro: Pipo Movél". 

Com informações e fotos do Portal Pontonet

Câmara Municipal de Picos aprova nota de repúdio contra prefeito

Na sessão dessa quinta-feira (10) da Câmara Municipal de Picos o legislativo municipal aprovou nota de repúdio contra a atitude do Prefeito Gil Marques de Medeiros (PMDB), praticada na última sexta-feira (04) contra o vereador Hugo Victor (PMDB), líder da bancada oposicionista.


Uma discussão entre o prefeito de Picos, Gil Paraibano e o vereador Hugo Victor Martins foi parar na delegacia. De acordo com o delegado Everton Férrer, após uma vistoria em obras da prefeitura, o vereador teria sido ameaçado de morte pelo prefeito que ainda teria quebrado sua câmera fotográfica. 

O caso aconteceu na última sexta-feira ( 04) no povoado Valparaíso. "O vereador disse que estava fiscalizando uma obra e que o prefeito interceptou seu carro numa estrada de 'carroçal', desceu do veículo, quebrou sua câmera e o ameaçou com uma arma", disse Everton Férrer.

Após vistorias preliminares, o delegado ainda informou que não foram encontrados a arma e câmera fotográfica citadas nos depoimentos.  

Procurado pelo Cidadeverde.com o prefeito Gil Paraibano, não quis se pronunciar sobe o assunto.

O requerimento foi assinado pelo próprio Hugo Victor, bem como pelos vereadores Manoel Vieira (PMDB) e Chico de Chicá (PMDB). O vereador Titico Barbosa (PP) chegou a pedir vistas do requerimento, porém o pedido não foi aceito, sendo assim, ele e os vereadores Antônio Afonso (PP) e Rinaldinho (PSB) se abstiveram da votação.

Hugo Victor usou seu tempo na tribuna para desabafar sobre o que aconteceu e reafirmou que vai continuar com sua função fiscalizadora doa aplicação dos recursos públicos. “Se ele está incomodado com o meu trabalho, incomodado com o que a sociedade vem tentando combater que ele pegue os recursos e aplique como deveria e não ameaçar com arma na mão. Isso é uma vergonha para o nosso município. Tive meu direito de ir e vir, tive minha vida ameaçada, integridade física ameaçada, mas não vamos baixar a cabeça e isso não vai nos intimidar. 

Durante a sessão de ontem o plenário da CMP ficou lotado de familiares, amigos do parlamentar, bem como representantes de entidades sociais que confeccionaram faixas demonstrando apoio ao vereador. “Agradecer a todos que saíram de suas casas hoje e estão aqui no plenário. Tiveram a coragem que alguns representantes do povo de Picos não tem. Tiveram a coragem de demonstrar a insatisfação, a revolta com o que aconteceu, não com a minha pessoas, porque eu estava apenas fazendo o meu trabalho, estava apenas cumprindo como meu dever, dever que o povo de Picos concedeu a cada um desse plenário que infelizmente alguns se furtam de cumprir”, finalizou Hugo Victor. 

Da Editoria de Cidades

Miss Picos evita refrigerante, massa e fritura na disputa pelo Miss Piauí

A graciosa Déborah Luz Martírios, 18 anos, estudante de enfermagem UFPI, é a candidata de Picos na disputa pela faixa do Miss Piauí, que acontece no próximo 30 de maio, com transmissão pela TV Cidade Verde. Apesar da idade, a jovem já tem vários títulos na bagagem. 


Ela venceu o concurso Garota Macrorregião 2011, o concurso de beleza do seu colégio no mesmo ano, além de ter sido escolhida Top Model Estudantil e Garota Picos. 


Déborah tem mãe picoense, mas é natural de São Paulo e mora há sete anos em Picos. “Eu sou muito caseira. Adoro a cidade, mas saio pouco; apenas quando vou para a casa de amigos ou vou estudar”, define-se. 


A estudante tem 1,70 metro de altura, 55 quilos, 95 centímetros de quadril, 65 de cintura e 80 de busto. Para manter a forma, a jovem diz que está fazendo academia mas não descuida da alimentação. “Eu evito refrigerante, massa e fritura. Também faço tratamentos estéticos no cabelo e na pele. Tudo para representar bem a cidade de Picos, que tem tantas mulheres bonitas. Por isso é uma responsabilidade muito grande”, finaliza. 



Evelin Santos/CidadeVerde.com


Carlos Lustosa Filho

Agentes apreendem notebook e modem na penitenciária de Picos

Agentes penitenciários do presídio João de Deus Barros, localizada na cidade de Picos a 306 quilômetros de Teresina, apreenderam 35 celulares completos, com bateria e carregadores, 40 armas artesanais, 15 papelotes de pedras de crack e um notebook completo com modem para acesso 3G à internet durante vistoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, os aparelhos foram encontrados nesta terça-feira (08) com os detentos.

Vilobaldo Carvalho.

“Isso mostra a fragilidade da penitenciária. A João de Deus Barros foi construída para ofertar 144 vagas. Hoje possui 313 detentos e só cinco agentes penitenciários por plantão”, revela o presidente do Sinpoljuspi.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria da Justiça, nesta quinta-feira (10), a partir das 10h, a pasta promoverá entrevista coletiva para apresentar os materiais apreendidos à imprensa. 

O representante da categoria denunciou também fragilidades na estrutura do presídio. “Me disseram que as grades nunca foram reparadas desde o último motim. Não temos como justificar uma situação dessas”, disse Vilobaldo Carvalho.

Com os detentos, também foi encontrada uma máquina leitora de código de barras. 

Lívio Galeno e Fábio Lima

Adolescente é apreendido durante tentativa de furto

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta quarta-feira (09) após tentativa de furto a uma motocicleta. A polícia chegou ao local da ação após um telefonema anônimo ao comandante da Polícia Militar de Picos, Wagner Torres. A ação do comerciante, que chegou a filmar a tentativa frustrada do adolescente, impediu que o crime fosse concretizado.

                      Fotos: Riachaonet

Com o menor foram apreendidas seis chaves de motocicleta e uma mochila com roupas. Torres acredita que o veículo furtado seria levado para outra cidade, uma vez que o adolescente infrator reside na localidade Curralinho, município de Pimenteiras.


O adolescente foi conduzido até a Central de Flagrantes de Picos para ser ouvido pela polícia. “Agora ele deve informar o nome das pessoas para quem ele está vendendo”, afirmou Wagner Torres.


Com informações Riachaonet

Adversários nas urnas: Kleber Eulálio e Belê Medeiros comentam competição em Picos

Adversários nas urnas, mas unidos na Assembléia, foi o que a deputada estadual Belê Medeiros (PSB) tentou ressaltar em suas palavras de amizade ao deputado estadual Kleber Eulálio (PMDB), que também concorre as eleições para a prefeitura do município de Picos. Ambos fazem parte da base aliada ao governo Wilson Martins na Assembléia Legislativa.


A deputada reforça que a competição no município não vai interferir nas relações parlamentares dos dois.

"Nada vai mudar em nossa amizade, nossa relação é harmoniosa, independente de qualquer ação que aconteça no período eleitoral", afirmou a deputada.

O deputado estadual Kleber Eulálio (PMDB) afirmou em entrevista que sua maior preocupação é que a campanha eleitoral em Picos seja de alto nível, que a disputa seja séria e sem escândalos.

Respondendo a ataques que tem sido feitos pela oposição, ainda no período pré-campanha o deputado pediu cautela e ressaltou a importância dos debates entre a oposição e o governo.

"Quem está a serviço da vida pública está sujeito a isso. É função da oposição apontar os erros de um governo.", concluiu o deputado.

Rayldo Pereira

Waldemar Santos será o vice de Belê Medeiros

O Partido Republicano Progressista (PRP) fará parte da chapa majoritária a prefeitura  de Picos. A deputada estadual Tazmânia Gomes de Medeiros (PSB), conhecida como Belê Medeiros, pré candidata a prefeita, terá  como candidato a vice, o bioquímico Waldemar Santos Júnior (PRP). A decisão foi acertada após uma reunião ocorrida neste sábado (05) na residência do prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, Gil Paraibano.

A definição do vice, como companheiro de chapa de Belê,  acontece após rumores de rompimento da ala liderada pelo PSB pelo PMDB, liderado pelo deputado Warton Santos. 

O PRP foi recentemente criado no município para abrigar as lideranças ligadas ao deputado Warton Santos, que antes eram filiadas ao PMDB, comandado em Picos pelo deputado Kléber Eulálio, pré candidato a prefeito pela aliança de partidos que fazem oposição ao prefeito Gil Paraibano.

Com informações Riachaonet

Discussão entre prefeito e vereador vai parar na delegacia

Uma discussão entre o prefeito de Picos, Gil Paraibano e o vereador Hugo Victor Martins foi parar na delegacia. De acordo com o delegado Everton Férrer, após uma vistoria em obras da prefeitura, o vereador teria sido ameaçado de morte pelo prefeito que ainda teria quebrado sua câmera fotográfica. 

Prefeito de Picos, Gil Paraibano

O caso aconteceu nesta sexta-feira ( 04) no povoado Valparaíso. "O vereador disse que estava fiscalizando uma obra e que o prefeito interceptou seu carro numa estrada de 'carroçal', desceu do veículo, quebrou sua câmera e o ameaçou com uma arma", disse Everton Férrer.

Vereador Hugo Victor

Hugo Victor compareceu a Central de Flagrantes para denunciar o caso. Após a denúncia, Gil Paraibano foi convocado a comparecer a delagacia. Em seu depoimento, o prefeito negou o episódio.

Após vistorias preliminares, o delegado ainda informou que não foram encontrados a arma e câmera fotográfica citadas nos depoimentos.  

Os veículos do gestor e do parlamentar encontram-se apreendidos no pátio da Delegacia Regional de Picos. " Os carros apresentam  algumas marcas mas só o laudo pericial poderá elucidar o caso", afirmou o delagado Everton Férrer. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Delegado denuncia onda de CNHs falsas no Piauí

Em Picos,  uma "onda" de emissões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) falsas tem alertado autoridades policiais. Desde o início do ano, já foram identificadas três carteiras com a mesma procedência.


De acordo com o delegado  regional de Picos, Everton Ferrer, a última apreensão foi  realizada nesta sexta-feira (04) quando um mototaxista compareceu à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência. 

“Ele tinha sofrido um pequeno acidente de trânsito e, inocentemente, apresentou a carteira como documento. Como já existem outros casos de carteiras falsas, investigamos e detectamos que o documento era falso”, disse.

Ainda segundo delegado, o  mototaxista teria adquirido a carteira a R$ 2 mil. “O documento parece muito com o papel original. Pode ser que tenham sido furtadas de algum órgão de trânsito e estejam imprimindo ilegalmente. Já temos alguns nomes e continuaremos a  investigando”, declarou.

A utilização de documentos falsos é crime e o acusado pode ser detido de 2 a 6 anos de prisão.

O mototaxisita encontra-se preso na Central de Flagrantes de Picos, município a 306 quilômetros da capital, e ficará a disposição da justiça.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores