Cidadeverde.com

PROCON/MPPI fiscaliza revendedoras de gás e postos de combustíveis em Picos

Fiscais do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), e órgãos auxiliares de defesa dos direitos do consumidor do Ministério Público do Piauí (MPPI), realizaram, nos dias 28 e 29 de junho, na cidade de Picos, uma operação para fiscalizar revendedoras de gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha. No total, foram fiscalizados nove estabelecimentos, sendo cinco autuados por trabalharem de forma cladestina, com apreensão de 208 botijões e duas revendas autuadas por fomentarem a comercialização irregular do produto.

 Foram, ainda, vistoriados 13 postos de combustíveis, dos quais nove autuados por descumprimento do artigo 10 da Portaria n° 760/2018 do Ministério da Justiça, que obriga os donos de postos de combustíveis a informarem, de forma clara e ostensiva, aos consumidores finais a redução no preço do óleo diesel, uma diminuição de R$ 0,46 centavos, instituída pela Medida Provisória n° 838/2018.

 A fiscalização foi solicitada pela promotora de Justiça Romana Leite, que responde pela 1ª Promotoria de Justiça de Picos.

Fonte: Ascom

Pesquisa nacional classifica Padre Walmir entre os 100 melhores prefeitos do Norte e Nordeste

O prefeito Padre Walmir Lima foi escolhido como um dos 100 melhores prefeitos do Norte e Nordeste nos primeiros 180 dias de 2018. O gestor municipal foi avaliado e classificado na Pesquisa Nacional de Utilidade Pública realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD).

O chefe do executivo picoense irá receber a Medalha Gestor Nota 10 durante o Seminário “Os Melhores do Brasil por um Brasil Melhor”, que será realizado em Recife, em Pernambuco, no próximo dia 27 de julho.

Os critérios usados na pesquisa para classificar os 100 melhores gestores do Norte e Nordeste foram: transparência; responsabilidade fiscal; credibilidade e comprometimento com a sociedade.  

Segundo o prefeito Padre Walmir, a premiação é o resultado de muito trabalho de toda à administração municipal. “Fico feliz de ver que o nosso trabalho por uma Picos melhor está sendo reconhecido. Vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos picoenses, sendo com execuções de obras, buscando mais projetos para a cidade e continuando realizando os serviços essenciais para o povo”, declarou.

 Fonte: Ascom

Homem é atingido por disparo de espingarda em Picos

Na manhã desta segunda-feira, 02, a Polícia Militar foi acionada após o registro de uma tentativa de homicídio no Morro da Macambira, em Picos.

De acordo com o boletim divulgado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (4ºBPM), a vítima identificada apenas como Luís, de 47 anos, estava deitada em uma rede, em sua residência, quando foi atingida por um disparo de  espingarda “bate-bucha”.

O acusado de ter cometido a tentativa de homicídio foi identificado como “Mudim”. Segundo familiares o mesmo arrebentou a porta da residência da vítima. Após cometer o crime o homem deixou a arma na casa de um irmão e fugiu.

O disparo atingiu o abdômen de Luís, que foi socorrido  e encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz, e passa bem.

Fonte:picos40graus

Quatro secretarias de Picos terão novos gestores.

Quatro secretarias municipais de Picos terão mudanças no seu comando. Em portaria assinada nesta quinta-feira (28), o prefeito Padre Walmir nomeou quatro novos gestores interinamente para as secretarias de Saúde, Agricultura, Cultura e Serviços públicos.

A Secretaria de Saúde será comandada por Valéria Albuquerque de Sousa, que assumirá o lugar de Marília Gomes de Sousa Bezerra.

Já a Secretaria de Cultura terá o comando de Maria de Sousa Santana. A jornalista assumirá o lugar deixado por Mazukiel Alves Ferreira.

A Secretaria de Serviços Públicos será comandada agora por Luís Rodrigues Coelho, que irá assumir o lugar deixado por Elisomar de Carvalho, o Mazinho.

Para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o gestor municipal nomeou José Venâncio de Sousa Dudé no lugar de Camila de Sousa Luz.

A posse dos novos gestores ainda não tem data definida.

Programa de reeducação de homens com violência doméstica chega a Picos

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) e a Comarca de Picos – Tribunal de Justiça do Piauí, firmaram termo de cooperação técnica para execução do programa “Reeducar: o homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Criado e desenvolvido em Teresina pela 10ª Promotoria de Justiça – integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) -, o programa trabalha com homens que respondem judicialmente pelo crime de violência doméstica e, ao longo de nove módulos (um por mês), promove encontros com palestras e discussões que levem à desconstrução da cultura machista.

Para execução em Picos, a promotora de Justiça e coordenadora do Reeducar, Amparo Paz, juntamente com a psicóloga do programa, Cynara Veras, ministraram capacitação técnica à equipe multidisciplinar do Fórum.

“Para nós, que idealizamos e executamos o projeto, é muito gratificante ver a expansão dessa ideia de desconstrução do machismo, através da reeducação e conscientização dos homens. Muitas vezes, por mais que sejam condenados em processos da Lei Maria da Penha, os homens não compreendem o que fizeram de errado e continuam com a postura machista e agressiva. O Reeducar foi pensado justamente para mudar essa realidade, fazendo com que os homens tenham a oportunidade de refletir sobre sua conduta e a necessidade da igualdade de gênero”, explica Amparo Paz.

Segundo José Francisco do Nascimento, assistente social do Tribunal de Justiça em Picos, o desejo de levar o projeto para o município surgiu de diálogo junto ao juiz Sérgio Luís de Carvalho Fortes, titular da 4ª Vara da Comarca de Picos, em que constataram a necessidade de se trabalhar uma mudança de comportamento com os homens envolvidos em contexto de violência doméstica.

“Nós sempre observamos a ausência de ações voltadas para os homens que respondem por esses crimes. Percebemos que o número de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher tem aumentado nos últimos tempos e buscamos uma forma de trazer esse projeto para Picos. A gente vê como algo muito importante para evitarmos que casos de violência se repitam, muitas vezes, por aquele mesmo homem”, afirma o assistente social.

Atualmente, tramitam no Fórum de Picos cerca de 600 processos de violência doméstica e familiar. Apenas neste ano já foram registrados 80 casos. A primeira edição do programa Reeducar na cidade deve começar em agosto, com a participação de 15 homens.

 

cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Picos irá empossar concursados na próxima quarta-feira (4)

Após convocar mais 27 candidatos aprovados no último concurso público, a Prefeitura de Picos irá realizar a posse dos novos concursados na próxima quarta-feira, dia 4, a partir das 9h da manhã. A solenidade de posse, que faz parte da programação do São João 2018, será realizada no plenário da Câmara Municipal.

Os concursados que irão tomar posse são: um professor de Matemática; cinco vigias; um médico para a Previdência do Município; cinco auxiliares de serviços gerais; um jornalista; um nutricionista; três agentes de trânsito; quatro auxiliares administrativos; um biomédico; um músico para a Banda de Música do Município, três assistentes sociais e um professor de Educação Física para a zona rural.

Segundo o prefeito Padre Walmir Lima, a administração municipal cumpriu o que havia acordado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e convocou os candidatos aprovados. “Agora iremos fazer a posse desses novos concursados. São novas pessoas que chegam para somar com a administração e vamos continuar cumprindo os nossos compromissos do concurso público”, disse.

Fonte: Ascom

Polo tecnológico de Picos será inaugurado em julho

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, realizará no próximo dia 2 de julho, a partir das 10 horas, a inauguração do Polo Tecnológico. O espaço ficará disponível para população na Associação Comercial de Picos.

Segundo o secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Rodrigues, o desenvolvimento do projeto se deu através de uma parceria entre a Prefeitura de Picos e o curso de Sistemas e Informações do IFPI e UFPI.

“A prefeitura cedeu o espaço físico para os alunos que vão desenvolver novos projetos, sendo que, o espaço será inteiramente destinado aos estudos virtuais. Sendo assim, o local funcionará como incentivo as práticas tecnológicas”, disse o secretário.

O secretário informou ainda que o polo trará benefícios para a cidade, pois as atividades desenvolvidas vão beneficiar a população. “A pratica trará frutos para a população picoense, e para o desenvolvimento dos estudantes. As novas tecnologias e os aplicativos podem ajudar no cotidiano das pessoas. E ainda, fará com que o estudantes da área possuam uma visibilidade maior no mercado de trabalho”, pontua Iata.  

Ainda conforme Iata, o polo tecnológico definirá novos modelos de relacionamentos. “O polo trata-se de um ecossistema aplicado a um tema criado para agrupar a capacitação e novos modelos de relacionamentos na sociedade”, afirma.

Fonte: Ascom

Gestão do prefeito Padre Walmir é aprovada por maioria, revela pesquisa

Foto: Cidadesnanet

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes apontou que o governo do prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, é aprovado por 80% dos entrevistados. Segundo os dados, 57% da amostra consideram o governo como sendo ótimo e 23% apontam como bom.

O Instituto Tiradentes ouviu 200 pessoas, durante o período de dois dias. Conforme os dados divulgados, 11% dos pesquisados disseram avaliar a gestão como regular e 9% ruim.

A aprovação também foi apontada na enquete realizada pelo mesmo instituto em dezembro do ano passado sobre os primeiros 330 dias de governo do prefeito de Picos. À época, os dados apontaram que 54% das pessoas avaliaram como ótimo, 27% avaliaram como bom, 12% como regular e apenas 7% disseram que era ruim.

O resultado da enquete levou o padre Walmir a receber a Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro como reconhecimento pelo resultado da enquete realizada por consulta telefônica.

Resultado da pesquisa, de acordo com o Instituto Tiradentes

Ótimo

Bom

Regular

Ruim

57%

23%

11%

9%

 

 

Da Editoria de Cidades 
cidades@cidadeverde.com

Comunidades rurais de Picos enfrentam problemas no abastecimento de água

Após a suspensão da Operação Carro-pipa em Picos, sete comunidades rurais estão há 20 dias sem abastecimento periódico de água. A operação comandada pelo exército foi suspensa no dia 01 de junho.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Oliveiro Luz, um veículo do PAC 2 está abastecendo as comunidades que mais necessitam do abastecimento.

“O abastecimento está sendo feito não de forma completa por essa viatura. A operação foi suspensa há 20 dias e esperamos que ela retorne no dia 01 de julho, pois estamos precisando”, explicou o coordenador.

Ainda de acordo com o Oliveiro Luz, caso a operação não seja reestabelecida no próximo mês irá começar a faltar água nas comunidades, uma vez que se aproxima o período mais crítico do ano.

As sete comunidades prejudicadas com a suspensão são Carnaíbas I e II, Mocambo, Costaneira, Serra dos Pereiros, Serra do Tanque e Chapada do Fio.

Fonte:picos40graus

Estação de meteorologia de Picos passa por reforma

Instalada no ano de 1965, após uma parceria entre a prefeitura e a SUDENE, a estação de meteorologia de Picos, localizada na Universidade Federal do Piauí, passou nos últimos dias por reforma e mudança física.

“A mudança de local ocorreu devido a universidade precisar do espaço em que estávamos, dessa forma, fomos transferidos para outro ponto do Campus. Toda a modificação foi custeada pela UFPI”, explicou o técnico Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de Picos, Eugênio Lopes.

Com a mudança, técnicos do INMET vindos de Recife, realizaram manutenção e reinstalação dos instrumentos.

Inicialmente a estação tinha poucos instrumentos, mas hoje ela é classificada como estação climatológica principal, e faz parte de uma rede de 22 mil estações espalhadas em todo o mundo.

Apesar da melhoria estrutural, o risco para a desativação da estação ainda existe.  Desde 1973, a unidade é comandada pelo técnico Eugênio Lopes, que está prestes a se aposentar. Seu afastamento comprometerá os trabalhos meteorológicos na cidade, uma vez que não existem sucessores ao cargo.

“Se ele se aposentar teremos que fechar a estação, esperamos que isso não ocorra. Iremos buscar parcerias, irei até da prefeitura municipal para tentar conversar com o gestor, em busca da disponibilização de um servidor. Basta o interesse da prefeitura local”, explicou coordenador do INMET Nordeste, Raimundo dos Anjos, durante visita a Picos.

Fonte: picos40graus

Posts anteriores