Cidadeverde.com

Motorista joga carro contra viatura da PRF ao tentar fugir de abordagem

Na madrugada deste sábado, 30, os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prenderam, em Picos, um motorista de 23 anos. A prisão aconteceu na BR 316.

De acordo com os policiais, ao perceber que seria abordado pelos agentes, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade, arremessando o veículo em direção à viatura policial e colocando em risco a integridade física dele e de pedestres que passavam pelo local.

Diante dessa situação, os agentes realizaram acompanhamento tático ao veículo, conseguindo interceptá-lo e efetuar a prisão do indivíduo.

Após ser feitos os levantamentos necessários, foi constatado que o condutor não era habilitado e que o veículo não estava devidamente licenciado.

O veículo foi encaminhado para o Detran. O condutor levado preso para a Central de Flagrantes do município e enquadrado por resistência e por dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação, gerando perigo de dano e por trafegar com velocidade incompatível com a segurança.

Fonte: Picos 40 graus

Motorista joga carro contra viatura ao tentar fugir de abordagem

Foto: Divulgação PRF 

A Polícia Rodoviária Federal prendeu durante a madrugada deste sábado (30) um motorista que, ao perceber que seria abordado, tentou fugir em alta velocidade e arremessou o carro em direção à viatura policial.

A situação ocorreu no município de Picos, a 314 km de Teresina. O condutor que foi preso tem 23 anos e estava em um veículo com placa de Pernambuco. Segundo a PRF, ao jogar o carro contra a viatura, ele colocou em risco a própria integridade física e também a dos pedestres que passavam pelo local. 

Após a interceptação do veículo e a prisão do motorista foi descoberto que o jovem não é habilitado e que o carro não estava devidamente licenciado. 

O rapaz foi levado para a delegacia da Polícia Civil de Picos e responderá por resistência, por dirigir veículo automotor, em via pública, sem permissão ou habilitação e por trafegar em velocidade incompatível com a segurança.

O veículo foi encaminhado para o Detran.

Jordana Cury
Com informações da PRF
jordanacury@cidadeverde.com

Projeto inicia ações de revitalização das margens do Guaribas

Uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos de Picos, propõe a revitalização e limpeza das margens do Rio Guaribas. Segundo comenta o secretário de Limpeza e Serviços Pública local Antônio Airtom, o referido projeto ocorre no momento em que o rio Guaribas sofre variadas agressões ambientais em seu leito.

“É um projeto de limpeza, onde também buscamos revitalizar as margens do nosso rio e assegurar melhor qualidade de vida aos ribeirinhos. Entendemos que o rio sofre todo tipo de agressão ambiental e por isso pretendemos melhorar suas margens, por meio da sua limpeza e revitalização”, comenta.

 A secretária de Meio Ambiente de Picos, Maria Santana, destacou a grandeza do projeto de revitalização das margens do Rio Guaribas, onde a  limpeza e a busca da  revitalização, implica esforço conjunto da gestão municipal. Segundo a secretária, a parceria envolvida no  projeto, integra ações que visam proporcionar um ambiente saudável aos ribeirinhos, além de manter o serviço de limpeza em locais considerados estratégicos.

Maria Santana também ressalta o apoio  do prefeito Pe. Walmir Lima quando da garantia de recursos técnicos e humanos na realização do projeto.

“O prefeito Pe. Walmir Lima é o nosso maior aliado pois o mesmo destinou todos os recursos para que nós pudéssemos botar em prática essas incitativas em benefício da nossa sociedade, como é o caso da limpeza das margens do Rio Guaribas e sua revitalização”, destaca.

Mutirão de combate à dengue

No  projeto, estão ainda, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, pois as equipes do meio ambiente estão a postos informando a população sobre os riscos da água parada. O trabalho é feito nas casas por meio de panfletos, além de orientações de como manter vasos e locais que possam acumular água. O trabalho de hoje teve início na rua Aureliano Ferreira, bairro Boa Sorte.

Ascom
 

 

 

 

Briga resulta em dupla tentativa de homicídio na Penitenciária de Picos

Uma briga entre quatro detentos da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, acabou em duas tentativas de homicídio dentro da unidade prisional. Dois detentos saíram feridos e foram encaminhados ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL).

A ocorrência foi controlada por agentes penitenciários que acionaram a Polícia Civil e encaminharam os internos à Central de Flagrantes da cidade.

Francivaldo Francisco Modesto, vulgo Vavá, e Cléber Bezerra de Oliveira foram vítimas de golpes de arma artesanal, semelhante a uma faca, feita com ferro retirado da estrutura da unidade.

"Os suspeitos são Luiz Alberto Pereira dos Santos e Canuto José de Freitas, autuados em flagrante e sem nenhuma lesão", explicou o delegado responsável pelo caso, Algenor Lima. A ocorrência foi registrada na última terça-feira (26) por volta das 8h da manhã.

Os dois presos autuados respondem na Justiça por assassinato. A vítima em estado mais grave foi Francivaldo Francisco Modesto,passou por uma cirurgia e está bem. 

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Obra das laterais da BR 316 em Picos atrasa com a chuva

(Foto: Picos 40 Graus)

Os transtornos causados pela obra de drenagem nas laterais da BR 316, zona urbana de Picos, atingem agora um novo setor. Atualmente as obras estão sendo realizadas no bairro Catavento.

A obra que está sendo realizada há mais de um ano deverá ser concluída até setembro.

De acordo com o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) de Picos, Elvonmarton Lima, as obras estão 71,37 % concluídas e deverão ser realizadas até o final do bairro Bomba.

“Atualmente a execução da obra consiste nas escavação das valas, execução do berço e sobre berço de concreto, assentamento de tubos, reaterro e poços de visita. A empresa Múltipla Engrenharia responsável pela pavimentação reincidiu o contrato e agora realizaremos um novo processo licitatório para a contratação de uma nova construtora”, disse o engenheiro.

O projeto contempla em torno de 15,3 quilômetros e o período chuvoso tem atrapalhado a execução da obra.

“Por exemplo, a empresa realiza a escavação e as chuvas ocasionam a queda de barreira e a máquina tem q voltar para que o serviço seja refeito. Apesar dos transtornos, ela não impede a execução do serviço, apenas atrasa um pouco”, relatou o supervisor.

 Fonte: Picos40graus

Atropelamento causa a morte de um homem em Picos

Na manhã desta terça-feira (26), um acidente no bairro Bomba deixou uma vítima fatal. Um homem, identificado por Paulo Nonato dos Santos, trafegava pela Avenida Senador Helvídio Nunes quando foi colhido por um motociclista.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar de Picos, via COPOM, o motoqueiro, que pilotava uma Kawasaki Ninja 300, de cor verde, seguia o fluxo Centro – Belo Norte, quando, ao realizar uma ultrapassagem na faixa contínua, acertou o pedestre que, no momento, atravessava a BR.

O Serviço de Atendimento Móvel foi acionado e levou vítima e motociclista ao Hospital Regional Justino Luz. Paulo Nonato veio a óbito assim que adentrou o HRJL. Já Agnaldo Veloso de Carvalho, o motoqueiro, foi atendido e liberado, pois teve apenas lesões leves.

Imagens: Grande Picos

Prefeitura de Picos disponibiliza curso gratuito de Informática Básica

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Cultura, disponibiliza 40 vagas para o curso de Informática Básica. As inscrições acontecem a partir de amanhã (14), e seguem até o dia 22 de março.

O secretário de Cultura, Iata Rodrigues, destaca que as aulas acontecem em três dias da semana, e em horários diferentes.

“São quatro turmas de dez alunos, e as aulas acontecem aqui mesmo na Secretaria de Cultura, com aulas em três horários, segunda e quarta pela manhã e na quinta-feira à noite. Na segunda e na quarta são três turmas seguidas, e na quinta à noite uma única turma”, afirma.

Ainda de acordo com o secretário Iata Rodrigues, a secretaria oferta um espaço adequado para as aulas. “Nós temos um espaço adequado para recebê-los, um Telecentro que está em pleno funcionamento, o curso é gratuito, é preciso apenas que os interessados venham fazer suas inscrições”

Para se inscrever o candidato deve portar cópia da identidade e CPF, comprovante de residência. Caso seja estudante, o interessado deve trazer comprovante de matricula, a preferência será para aqueles que estudam em escolas públicas.

Fonte: Ascom

Saúde de Picos intensifica ações para a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE) lança cronograma de atividades para 2019.

De acordo com a coordenadora Iane Borges, o programa iniciou suas atividades no mês de fevereiro de 2019.  Foram realizadas duas ações, uma de prevenção da gravidez na adolescência e outra de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e métodos contraceptivos.

No mês de março iniciou-se a realização da avaliação antropométrica (peso, altura e índice de massa corporal) com os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), nas escolas Antônio Marques e Urbano Maria Eulálio.  

“O PSE foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, justamente para está atribuindo essas ações nas escolas e é de grande relevância porque vai promover e prevenir as doenças e agravos que podem acometer essa população de alunados”, disse Coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Iane Borges.

O programa abrange creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA),e tem a participação  das equipes de saúde para as ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos educandos.

A adesão do ciclo 2019-2020 foi realizada pela gestão atual, abrangendo o total de 83 escolas estaduais e municipais, sendo atualizados a cada dois anos.

A coordenação do PSE vai realizar 12 ações durante o ano, sendo elas:

- Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypty;

- Promoção da segurança alimentar, nutricional e alimentação saudável;

- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS;

- Prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

- Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

- Promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

- Prevenção de violências e dos acidentes;

- Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

- Promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

- Avaliação da situação vacinal;

- Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

- Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Ascom

Homem é preso por transportar e vender munições no interior do Piauí

Foto: PRF/Divulgação

Um homem de 52 anos foi preso por transportar e comercializar munições na região de Picos, no interior do Piauí. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a prisão aconteceu no Km 381 da BR 316, na cidade de Alegrete do Piauí, por volta das 21h40 de segunda (11).

A PRF informou, em nota, que ele viajava como passageiro em um ônibus de turismo, que vinha do estado de Pernambuco, com munições de calibre 12, 32 e 635 em uma bolsa de mão. 

"Após levantamentos foi verificado na residência do individuo uma grande quantidade de munições: mais de 200 tubos de pólvora, espoletas, munições carregadas de calibre 12, 20, 28, 36, 38, 40, 42 e 635", detalhou a PRF. 

A prisão ocorreu em parceria da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Piauí.  " O indivíduo e o material foram encaminhados à Central de Flagrante da cidade de Picos/PI", finalizou a nota.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Garçom que relatou morte de ex-companheira se entrega

(Foto: Divulgação)

 

O garçom Antonio José da Silva, que relatou em áudio o assassinato da ex-companheira a pauladas na cidade de Picos, no interior do estado, se apresentou na sede da delegacia acompanhado por um advogado na noite desta segunda-feira (11). Mesmo expirado o prazo do flagrante, o suspeito ficou preso, pois a Justiça já havia expedido um mandado de prisão. 

"Logo após o crime, a polícia fez algumas campanas, mas não foi possível encontrá-lo. No áudio que circulou pelas redes sociais, ele dizia que não podia ser preso antes de completar o período de 24 horas do flagrante. Acreditamos que deixou passar esse prazo para se apresentar, imaginando que não seria preso. Mas a Polícia Civil foi célere e quando ele se apresentou, acabou ficando preso em cumprimento a mandado judicial", explica o delegado Marcelo Leal, gerente de polícia do interior.

De acordo com delegado, o suspeito será indiciado por homicídio qualificado pelo feminicídio. 

Francisca Gorete foi agredida a pauladas até a morte em frente a um colégio na cidade, na segunda-feira de Carnaval. No áudio que circulou nas redes sociais, o investigado confessou que matou a ex-companheira após provocações e empurrões da vítima. 

Com a morte de Gorete, o número de feminicídios no Piauí em 2019 chegou a oito. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores