Cidadeverde.com

Município de Picos consegue retomada de obras junto ao Governo do Estado

O Prefeito de Picos, Padre Walmir e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana, se reuniram com o governador Wellington Dias, nessa quinta-feira, 4, e o gestor estadual garantiu a retomada de obras importantes em Picos.

Segundo o prefeito de Picos, Padre Walmir, o governador foi atencioso com as reivindicações feitas e assegurou a retomada das obras. “Foi uma conversa positiva, o governador assegurou que nossas reivindicações seriam atendidas, pois sabe da importância dessas obras para toda a população picoense”, afirma.

Dentre as obras que serão retomadas está a estrada que liga a BR-316 ao povoado Chapada do Mocambo, o Mercado do Produtor, além do ginásio poliesportivo do Junco.

De acordo com Padre Walmir, ainda foram asseguradas mais três avenidas para a cidade, sendo elas, avenida que liga do Junco ao bairro Ipueiras, duplicação do trecho do bairro Bomba até a Avenida Severo Eulálio, além de avenida do Canto da Várzea, passando pela Beira Rio até o Junco. Sendo que essas três avenidas estão sendo licitadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI).

“Dentre essas três avenidas que estão sendo licitadas, a prioridade é fazer a obra de ligação entre o bairro Junco e Ipueiras, pois se trata de uma obra que vai facilitar muito a trafegabilidade”, pontua.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana, ressalta que essas obras são importantes para o município e ainda ressalta a parceria com o Governo do Estado. “O governador tem sido parceiro do município e nós estamos trabalhando de forma conjunta. Com isso, Picos avança”, assegura.

Durante reunião ainda foi assegurado que o Centro de Especialidade Médicas será reaberto no dia 26 de julho.

Ascom

 

 

Picos ganha Subsede do Tribunal de Contas do Estado

Foto: picos40graus

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) instalou uma subsede em Picos, com o objetivo de ficar mais próximo da população do centro-sul do estado.

A subsede fica localizada no Piauí Shopping Center e começou a funcionar na segunda quinzena de junho, porém, uma equipe de auditores já realizava atendimentos em uma sala do local, onde realizava trabalho interno.

A descentralização dos serviços tem o objetivo de realizar uma fiscalização mais efetiva em todo o estado, além de Picos, Parnaíba também recebeu uma unidade regional. A cidade de Bom Jesus também deverá ser contemplada.

A subsede funciona de 08h00 às 14h00 e presta atendimento a 37 municípios, que correspondem a uma população de aproximadamente 350 mil pessoas.

“Essa é uma abrangência bastante grande e trabalhamos inicialmente a nível de consultas à população, porém aguardamos uma resolução do Tribunal para que possamos recepcionar denúncias, representações e realizar fiscalizações”, disse o auditor Simão Pedro.

O auditor afirmou que a procura ainda está sendo pequena e que alguns municípios ligam e buscam a subsede em busca de consultas.

“O papel do Tribunal de Contas é muito importante para a sociedade, pois o mesmo funciona como um órgão de controle externo, fiscalizando contas. Nossas fiscalizações acontecem frequentemente. A atuação do TCE é um fator inibidor no quesito corrupção”, ressaltou Simão Pedro.

As denúncias podem ser feitas por nota de alerta no site do TCE ou presencialmente na subsede.

Fonte: picos40graus

Apresentação do Crescer Saudável acontece sexta-feira (05) em Picos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Saúde na Escola (PSE), vai realizar a apresentação oficial do Programa Crescer Saudável nesta sexta-feira (05). O evento será na sede da SMS, a partir das 9h.

A implantação do programa foi autorizada pelo Ministério da Saúde e o objetivo é reduzir os níveis de obesidade infantil nas crianças das escolas municipais de Picos.

“O programa é importante porque vamos contribuir para a saúde dessas crianças, reduzindo a obesidade infantil, pois sabemos que é algo grave que pode desencadear problemas e até levar a óbito, então é muito gratificante e relevante”, disse a coordenadora do PSE, Iane Borges.

As escolas que vão participar do programa são as mesmas que já estão aderidas ao Programa de Saúde na Escola (PSE). No total são 60 escolas, somando mais de 3.500 alunos. O público alvo são crianças menores de dez anos.

Os profissionais envolvidos são educadores físicos, profissionais do NASF (nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo) e a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A realização do programa tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: ascom

Município de Picos registra aumento no número de queimadas

Foto: picos40graus

Durante o mês de junho o Corpo de Bombeiros registrou, em Picos, mais de 30 focos de incêndio. Com a estiagem prevista, típica da estação, os focos de queimadas se multiplicam. A umidade baixa do ar deixa a vegetação mais seca e o fogo se espalha facilmente.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Hamylton Lemos, a maioria das ocorrências foram registradas em vegetação nos bairros Ipueiras, Junco e Belo Norte.

Punições

 A Lei n. 9.605 /98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 41 tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta.

As punições para quem provocar incêndio em mata ou floresta são reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Caso o crime for culposo a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Foto: picos40graus

Fonte: Picos40graus
 

Professor do PI é selecionado para intercâmbio internacional e pede apoio

Foto: arquivo pessoal

O professor piauiense Brendon Barros é um dos 20 brasileiros selecionados para participar de um intercâmbio internacional em um dos maiores laboratórios de física do mundo nas cidades de Lisboa, capital de Portugal, e em Genebra na Suíça. Para conseguir realizar esse sonho e levar o nome do Piauí mundo afora, o professor, que é natural de Picos, iniciou uma vaquinha online para apoio financeiro.

Brendon Barros é o único representante do estado piauiense. A viagem do professor está programada para ocorrer no dia 28 de agosto de 2019, com retorno ao Brasil para o dia 10 de setembro deste ano.

"O meu projeto 'Ciência no Sertão' foi escolhido para representar o Piauí, que tem como objetivo principal levar educação e ciência para as escolas públicas do estado do Piauí, principalmente as de Picos, por meio de imersões científicas", diz o professor. 

Barros explica que o programa no qual participará é chamado de Escola de física CERN 2019, sendo organizado pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física experimental de Partículas - Portugal) em colaboração com a Sociedade Brasileira de Física, o SPRACE e a RENAFAE, com apoio do Instituto Principia.

"A escola tem como objetivo selecionar professores no Brasil inteiro para fazer um treinamento em Física junto aos maiores laboratórios de Física do mundo, no LIP e no CERN  (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear)", ressalta Barros. 

A proposta é que ao retornarem ao país de origem os professores possam desenvolver projetos educacionais e científicos inovadores. 

Apoio Financeiro

Sobre o apoio financeiro, o professor cita que todos os custos da viagem somam em média R$ 12.000,00. "Com essa vaquinha, eu peço o apoio de todos para me ajudar nos custeios de passagens aéreas internacionais e nacionais e seguro viagem, que juntos somam uma média de R$ 5.500,00".

"Estou muito feliz por ter a responsabilidade de representar o Estado e a cidade de Picos, mas preciso de apoio para arrecadar fundos para a viagem, como passagens e seguro Internacional", disse o professor. 

Link da Vaquinha Virtual: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/616866

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

PRF prende em Alagoas foragido por degolar vítima em Picos há 4 anos

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal de Alagoas prendeu um homem na noite desta sexta-feira  (14) com mandado de prisão em aberto por degolar uma pessoa no município de Picos/PI. O flagrante ocorreu no km 139 da BR 101, no município de São Miguel dos Campos.

Segundo a PRF, era por volta das 19h quando os policiais abordaram o veículo que ele estava, de cor preta e placa de Rio Largo/AL. Ao solicitar a documentação da pessoa e do veículo, o condutor informou que não portava o documento pessoal de identificação ou a sua CNH. Após indagado se havia tido passagem pela polícia, ele informou que se envolveu em um homicídio na cidade de Picos na condição de autor, mas que estaria solto por ter sido em legítima defesa. No entanto, após realizar buscas pelo seu nome na internet, foram localizadas reportagens de grande repercussão social o acusando de homicídio qualificado, por ter degolado a vítima na cidade de Picos/PI.

Ainda de acordo com a PRF, o homem já estava foragido e escondido no interior de Alagoas há cerca de quarto anos. Ele apresentou aos policiais foto do seu RG, CPF e título de eleitor que estavam guardados em seu celular. Assim, os agentes entraram em contato com a Delegacia de Polícia Civil de Picos/PI, que de imediato se lembraram do caso e se prontificaram a localizar mandado de prisão. Após algumas horas, foi expedido o Mandado de Prisão Preventiva pela Juíza Titular da 5ª Vara da Comarca de Picos, do Tribunal de Justiça do Piauí.

Foi dada voz de prisão ao homem para cumprimento do mandado e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil em São Miguel dos Campos.

Com informações da PRF/AL
redacao@cidadeverde.com

VII edição do Salão de Livros de Picos será lançada dia 10 de julho

A solenidade de lançamento da VII edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas já tem data marcada e acontece dia 10 de julho.

“Estamos nos preparativos para mais uma edição do SaLiVaG. E toda edição  é muito especial para nós, pelos projetos que sempre desenvolvemos ao longo do ano. São projetos que incentivam a leitura e a aprendizagem de nossos alunos”. Lembrou a Secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro.

Desde o mês de abril uma equipe de coordenadores e funcionários da secretaria de educação se reúnem para dar início aos preparativos do evento. 

O Salão do Livros do Vale do Guaribas é realizado com feira de livros, palestras, apresentações culturais, Circo das Letras e exposições e já faz parte do calendário do município. O evento apresenta neste ano a segunda edição do soletrando nas escolas, com uma premiação de R$ 3.000,00 reais para o aluno que vencer a competição.

Algumas atrações musicais e palestrantes de renome nacional, regional e local já estão confirmados. A VII edição do maior evento cultural artístico e musical de Picos e região está previsto para acontecer no final de setembro. 

Ascom

Picos: PRF apreende madeira com documentação falsa

Foto: PRF Divulgação

Por volta das 03h00 desta quarta-feira, 12 de junho, a equipe de plantão da Polícia Rodoviária federal (PRF) abordou, em Picos, o veículo Volvo/Fh 540 atrelado a um semi-reboque Guerra Ag Gr.

O condutor do mesmo informou que transportava madeira serrada oriunda de Uruara/PA, num total de 42 m³ de diversas espécies. E apresentou como documentação ambiental da carga, uma Declaração de Corte e Colheita (DCC) e um Cadastro Ambiental Rural (CAR), afirmando ser a madeira oriunda de reflorestamento, emitidas por uma fazenda que é alvo de um parecer técnico do IBAMA afirmando não haver atividade de reflorestamento na mesma.

Diante destes fatos, constatou-se que a documentação apresentada seria ideologicamente falsa, emitida somente com o fim de burlar a fiscalização. O veículo e a referida madeira foram apreendidos e se encontram à disposição do IBAMA.

Com mais esta apreensão, aumenta-se a convicção que o Piauí vinha sendo usado como rota para este tipo de crime ambiental. Com o aumento da fiscalização e treinamento dos policiais rodoviários federais, o número de apreensões vem crescendo, sendo 911,58m³ em 2017, 1.267,33m³ em 2018 e somente em 2019, já totaliza 361,07m³.

Fonte:picos40graus

Semtas realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) realiza a partir das 14h00 desta quarta-feira (12), através do Programa AEPETI, ações estratégicas para erradicação do trabalho infantil, junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), no CRAS Parque de Exposição.

A ação tem como tema “Criança não deve trabalhar, Infância é para SONHAR” e é realizada em alusão o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A coordenadora do Programa AEPETI, Karleide Sousa, fala sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e ressalta o objetivo da ação.

“O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente em 12 de junho.O principal objetivo da data é alertar e sensibilizar a  sociedade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil”, assegura.

Além de informar, fomentar e chamar atenção da sociedade para a necessidade de intensificar as ações e as estratégias voltadas para a erradicação do trabalho infantil e a proteção do mencionado público neste município, a ação visa proporcionar uma amostra das atividades que contemplaram o enfrentamento dessa violação de direitos.

Drogas e armas perfurantes são encontradas na Penitenciária de Picos

Foto: cidadesnanet

Na tarde desta terça-feira (11), por volta das 16h00, agentes da Secretaria de Justiça em Picos e as equipes da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com o canil, realizaram uma varredura na Penitenciária José de Deus Barros a fim de encontrar entorpecentes.

Com o auxílio do cão farejador da PM, “Thor”, foram encontrados em uma das celas 16 invólucros de maconha, 12 de crack, materiais de cunho perfurante – mais conhecidos por ‘arma branca’ – e cinco cachimbos improvisados para o consumo de drogas.

Os suspeitos de possuírem os materiais encontrados na penitenciária foram conduzidos à Central de flagrantes a fim de serem interrogados e, à posteriori, passarem pelos procedimentos legais cabíveis.

Foto: cidadesnanet

Fonte: cidadesnanet

Posts anteriores