Cidadeverde.com

Polícia Civil prende dois com armas e drogas em Picos

Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu duas pessoas com pelo menos 5 kg de maconha, crack e armas de vários calibres em Picos, município a 306 km de Teresina. Os presos foram identificados pela Polícia apenas como Ronivon e Cícero e foram presos após o flagrante de Ronivon durante abordagem de rotina.

De acordo com o delegado titular da região, Jônatas Brasil, Ronivon deixou um imóvel portando uma sacola com a substância e após o flagrante da droga a Polícia fez diligências até a residência onde encontrou vasto material.

Foram apreendidos, cinco tabletes de maconha com cerca de 1 kg cada um, além de pequenas porções divididas da droga, uma pequena porção de crack, uma balança de precisão, um revólver de calibre 39, uma arma de fabricação artesanal e várias munições.

Cícero, que se identificou como proprietário do imóvel se encontrava no momento da apreensão e também foi preso em flagrante pela Polícia. Ambos foram conduzidos a delegacia onde foram autuados.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

STTRAM realiza palestra educativa com alunos da rede municipal de ensino

Em comemoração ao mês do trânsito a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM)  realizou na manhã desta quinta-feira(13), uma palestra educativa com alunos e professores da escola municipal Celso Eulálio.

O encontro reuniu mais de trinta alunos com faixa etária de sete a quatorze anos de idade. A palestra educativa faz parte da programação do mês do trânsito e a ação tem como finalidade despertar nas crianças e adolescentes a necessidade de se conscientizar para o trânsito.

A diretora da Escola municipal, Leila Cristiane falou da expectativa da palestra em relação às normas de trânsito. “A expectativa é de aprendizado e conhecimento. O que aguardamos é mais aprendizado para os alunos, mais conhecimento em as normas de trânsito, eu acho que a palestra é pertinente por conta de quando eles saírem daqui conscientizar os pais e a sociedade” comentou.

Para professora Tâmara Lima, a palestra veio trazer um reforço sobre as leis de trânsito. “Aslembranças são varias, já que sou habilitada e me trouxe a lembrança das leis de transito, mais às vezes no dia a dia a gente esquece daí veio à lembrança das normas”, disse a professora.

“A palestra ministrada hoje, aqui na escola Celso Eulálio tem como objetivo é informar educar de forma lúdica, porque temos um público infantil, mas levamos a forma de aprendizagem que eles possam captar e aprender.

Quando um aluno dessa idade consegue reproduzir o que é aprendido mesmo através de musicas e desenhos na sala de aula, eles já disseminam a educação que a gente precisa tanto lá fora”, Afirmou a educadora de trânsito, Talita Lima.

De acordo a educadora de trânsito, Talita Lima, o projeto procura atender todas as escolas do município, mas como não é possível atender toda a demanda, nesse mês foram escolhidas oito no total.

Fonte: Ascom

Nota de pesar e luto oficial: Cláudio Galeno de Araújo

A Prefeitura Municipal de Picos (PMP) manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor municipal Cláudio Galeno de Araújo, de 76 anos, em Teresina, onde estava internado. Tio da atual secretária de Obras, Habitação e Urbanismo, Lilian Araújo, ele realizava tratamento contra câncer, desde o ano passado. Conhecido por sua presteza e cordialidade, atuou com excelência como secretário da assessoria parlamentar, entre 2005 e 2008; secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em 2014; e secretário de Obras, Habitação e Urbanismo, de 2014 a 2015 e de 2017 a 2018. Atualmente, Galeno estava lotado como assessor técnico na Secretaria de Obras. Em virtude do papel que desenvolveu no Município, a PMP decreta luto oficial de três dias, acompanhado das bandeiras a meio-mastro nas repartições públicas municipais em sinal de pesar. A previsão é de que o corpo chegue para ser velado na Câmara Municipal de Picos no início da tarde de hoje (13), onde permanecerá até as 16h30min, quando será conduzido para a missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. Em seguida, ocorrerá o sepultamento no cemitério São Pedro de Alcântara.

Alerta para o perigo de animais soltos nas ruas e avenidas de Picos

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Filomeno Portela, é bastante incisivo quando alerta sobre danos causados por animais soltos nas vias. Segundo explica, existe o risco constante de acidentes de toda natureza a pedestres e trânsito em geral.

“Desde um simples susto, ao um grave acidente como atropelamentos. E isso causa muita morte. Todo mundo já ouviu falar de alguém que bateu em um jumento e morreu. Todo mundo já ouviu falar de alguém que bateu numa vaca e se lascou todo. Todo mundo já ouviu falar de alguém que bateu num cachorro e quase morre da queda. É isso que geralmente acontece”, alerta.

A demanda de animais soltos nas vias, sobretudo nas BRs que cortam a cidade, é tamanha que, revela Filomeno Portela, em apenas uma simples recolha de bichos feita pelos agentes do município em parceria com a Policia Rodoviária Federal, foram recolhidos mais de 30 jumentos.

Os bichos, em sua grande maioria asnos (ou jumentos), são capturados e levados para o curral municipal, onde ficam à espera de alguma resolução. Para os animais apreendidos, existe um prazo de 10 dias para que o dono restabeleça sua posse.

“O dono do animal tem esse prazo para que a sua posse seja restabelecida. Afora isso, o animal pode ser doado para outra pessoa que se interesse pelo bicho”, explica.

Doação

A referida secretaria tem um modelo de doação dos bichos recolhidos. Explica o chefe de apreensão de animais, Erismar Santiago, que o interessado em adquirir algum animal apreendido, deve apresentar apenas documentação pessoal, além de garantir a posse do bicho.

“A doação ocorre dependendo da demanda do bicho. Se a disponibilidade do animal que o interessado deseja é compatível com a demanda, fazemos de imediato a sua doação, sem custos”, assegura.

Termo de posse/responsabilidade

O solicitante deve assinar ainda um termo de posse/responsabilidade sobre o bicho adotado. A intenção é garantir que o animal não retorne às vias públicas onde possa causar inúmeros transtornos.

“Caso ocorra desistência, a pessoa que adotou o bicho deve nos procurar e fazer a devolução. Do contrário, se capturarmos um animal e for identificado como peça de doação, o doador identificado poderá sofrer sanções penais”, alerta o chefe de apreensão de animais.

Destino adequado

O secretário Filomeno Portela lembra que existe uma Ong baiana que faz um trabalho de resgate dos animais aqui apreendidos.

“Essa Ong vem regularmente em Picos, nos solicita a posse de alguns animais e faz o transporte destes bichos apreendidos nas ruas. Geralmente são jumentos. Lá, eles cuidam do animal e dão um destino para ele. Esse destino nós desconhecemos”, explica.

Fonte: Ascom

Prefeitura restabelece distribuição de água no bairro Aroeiras do Matadouro

Moradores da rua Projetada 2, no bairro Aroeiras do Matadouro, estão com a distribuição de água restabelecida. Após quase cinco anos sem água regular nas residências, a Prefeitura de Picos restabeleceu e garantiu o abastecimento pleno da rede nesta semana.

De acordo o autônomo Paulo Afonso, 52 anos, o restabelecimento da oferta de água aos moradores locais proporciona maior conforto ao moradores, além de sanar problema que se arrasta a quase uma década.

“Nós da comunidade fizemos uma parceria com a prefeitura há muitos anos e conseguimos implantar essa rede de abastecimento no local. Foi muito bom para nós. A prefeitura nos atendeu e agora temos água nas torneiras”, agradece o morador.

A comunidade em destaque é abastecida em parte por meio de um poço montado pela prefeitura de Picos há mais de duas décadas.

“A água é de responsabilidade da prefeitura. A prefeitura nos fornece. Mas isso não significa que alguém possa fazer uma ligação irregular. Essa água é da comunidade e tem que ser de forma racionalizada”, pondera Paulo Afonso.

Durante a semana passada e esta semana, a prefeitura de Picos realizou os serviços de manutenção e restabelecimento da distribuição da rede que abastece a comunidade referida, onde a água advém do poço de responsabilidade da administração picoense.

Fonte: Ascom

Multidão prestigia desfile de 7 de Setembro em Picos

Uma multidão de pessoas esteve na manhã desta sexta-feira (7) na Avenida Nossa Senhora de Fátima para prestigiar o tradicional desfile de 7 de Setembro em Picos. Ao todo, 38 entidades participaram da edição deste ano do ato cívico-militar.

Nem mesmo o forte sol impediu à população de ir assistir o desfile. Das arquibancadas, as pessoas acompanharam a passagem das secretarias municipais, escolas públicas das redes municipal e estadual, APAE, Banda de  Música, 3º BEC, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Apapi, Pelotão Mirim, motoqueiros, ciclistas, maçonarias, escoteiros e cavalarias.

No palanque das autoridades, marcou presença o prefeito Padre Walmir Lima; o comandante do 3º BEC, tenente-coronel Marcos Bastos Lopes; comandante do 4º BPM, tenente-coronel Edwaldo Viana, presidente da OAB de  Picos, Franck Bezerra e autoridades da cidade.

Neste ano, o desfile foi aberto pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a cavalaria foi à última a passar na avenida.

Segundo o prefeito Padre Walmir Lima, a participação da população foi, mais uma vez, de forma expressiva. “As pessoas acordam cedo e enfrentam o sol para apreciar esse momento importante para o Brasil e tem o prazer de  participar desse ato cívico-militar”, disse.

A secretária de Cultura, Maria Santana, declarou que o desfile superou expectativas e agradeceu ao público picoense que participou do evento. “Tivemos belíssimas apresentações e o povo gostou do que viu. Só temos a  agradecer a todos que participaram e colaboraram para o sucesso do desfile”, pontuou.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Picos realiza obra de praça em Aroeiras do Matadouro

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo, está construindo uma praça na comunidade Aroeiras do Matadouro. A obra visa melhorar a infraestrutura e o lazer da população.   

Segundo o coordenador de Obras, Reginaldo Osvaldo, o local terá uma boa estrutura para a população. 

“Teremos fonte luminosa, grama, palmeiras e outros tipos de plantas, assim como teremos os bancos para as pessoas possam sentar e conversar, levando lazer para os populares”, frisou.

De acordo com o coordenador, a obra vem sendo bem recebida pela população, que está elogiando. Reginaldo destaca ainda melhorias que a praça trará para o povoado.

“Sem dúvidas muitas melhorias serão apresentadas para as pessoas aqui, e eles já estão alegres e satisfeitos, ainda afirmam não ver a hora de poder usufruir, percebemos a aceitação da população em relação a praça”, pontua.

Ainda conforme o coordenador Reginaldo Osvaldo, a obra foi iniciada na semana passada e está prevista para ser finalizada no início de outubro.

Outras praças

Recentemente a prefeitura construiu praças em outros bairros e localidades, sendo distribuídos no bairro Ipueiras, Avenida Beira Rio, conjunto habitacional Petrônio Portela (Cohab), Angical dos Domingos, Torrões e Fátima do Piauí.  

 Fonte: Ascom

Criado na cidade de Picos o Projeto Esporte na Comunidade

Com o intuito de promover lazer paras crianças e adolescentes em bairros carentes, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, criou o projeto Esporte na Comunidade. De acordo com o secretário Adonai Venâncio, a inciativa busca ainda criar vínculos afetivos e sociais com crianças e adolescente visando seu desenvolvimento social e, sobretudo, moral.

“Nós vimos a necessidade de se ter uma área de lazer para crianças e adolescentes em locais carentes onde elas pudessem se divertir e interagir rumo ao seu próprio desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, montamos o Esporte na Comunidade, que, dentre outros objetivos, busca valorizar os laços familiares através do esporte principalmente no ambiente em que está inserido, além de inserir neste público, a noção de disciplina e bom caráter, princípios que levará por toda sua vida”, explica.

A inciativa foi implantada inicialmente nos bairros Belo Norte e Pantanal. Segundo explica Adonai Venâncio, a intenção é que o referido projeto se espalhe por toda a cidade. Para participar, o aluno deve estar atualizado na sua vida escolar, além de buscar conduta social e moral dignas. Os pais ou responsáveis são encarregados de apresentar toda ficha técnica dos filhos para que os mesmos possam ser inseridos no projeto.

“Procuramos passar para esse público que é preciso se ter organização em tudo. Tudo na nossa vida passa por regras e temos que obedecê-las para que possamos vencer nossos obstáculos. Aqui não é diferente. Os alunos devem estar em dia com suas obrigações escolares, assim como manter uma conduta familiar e social igual, com vistas ao seu desenvolvimento como pessoa”, refere.

Para o coordenador e treinador Henrique Antunes, nos treinamentos são passadas todas as técnicas e práticas do mundo do futebol, desde o simples fundamento do passe de bola à mais complexa triangulação e finalização do gol.

“Nós usamos tudo o que é praticado nos campos por todo o país. São princípios básicos da rotina de um jogador de futebol, táticas que realmente formam esses profissionais pelos clubes do cenário nacional”, garante o treinador.

Os treinos do referido projeto acontecem aos sábados. Inicialmente, o projeto no bairro Belo Norte conta com 25 crianças e adolescentes, como também no Pantanal.

“A meta é crescer e com isso nós implantarmos em todos os bairros de Picos. Para tanto, contamos com o apoio incondicional do prefeito Pe. Walmir Lima. Ele facilita nossos projetos sempre que o solicitamos”, acrescenta Adonai Venâncio, secretário de esportes de Picos.

 Fonte: Ascom

Polícia Civil de Picos não realiza diligências por falta de combustível

Há uma semana as viaturas da Polícia Civil da Delegacia Regional de Picos, estão sem combustível. Além das deficiências existentes no que diz respeito a conservação e número de viaturas, a falta de abastecimento tem atrapalhado as ações realizadas pela polícia.

A delegacia atende há 15 municípios e o problema tem refletido diretamente na investigações e realização de operações, como apontou o delegado regional, Jonatas Brasil.

“Nossa demanda é muito grande, pois são muitas cidades, em um total de 177 mil habitantes segundo dados do IBGE. Há quase dois meses nos dispomos apenas de dois veículos Gol, para quatro delegados. Além do efetivo pequeno e falta de viaturas, estamos se combustível”, explicou o delegado.

Também falta, na Perícia Civil o reagente que aponta a natureza dos entorpecentes, sem o produto os peritos não poder emitir laudos técnicos em caso de apreensão de drogas.

Durante a ultima operação da Polícia Civil em Picos, um homem flagrando com maconha foi liberado, uma vez que a perícia não conseguiu emitir laudo devido a falta do produto. 

“Nosso trabalho está completamente comprometido. Costumo dizer que o lugar do policial civil não é na delegacia e sim em campo realizando suas ações”, relatou Jonatas Brasil.

Fonte: Picos 40 graus

Museu Ozildo Albano solicita retirada de trailers da Praça Josino Ferreira

Através de ofício datado no último dia 24 de agosto, o Museu Ozildo Albano solicitou da Prefeitura de Picos a retirada dos trailers que ficam localizados por trás do prédio da instituição, na Praça Josino Ferreira.  O documento foi assinado pelo coordenador do museu, Albano Silva.

O ofício foi enviado a prefeitura com o pedido de urgência, uma vez que o prédio passará por uma ampliação e o terreno onde se encontra os trailers pertence ao Museu Ozildo Albano.  

Em anexo ao ofício foi encaminhado também a planta do projeto de ampliação, o registro do imóvel e o termo de concessão de de endosso institucional que entre si celebram a Associação do Museu Ozildo Albano – AAMOA e a Enel Green Power Projetos III.

O coordenador Albano Silva frisou ainda no documento a importância do Museu Ozildo Albano para a preservação da história e da cultura do município de Picos e região e destacou que a ampliação do prédio da instituição irá possibilitar melhorias na conservação “deste valioso patrimônio cultural, na divulgação do seu acervo e no atendimento ao público que o visita”.

Fonte: Ascom

Posts anteriores