Cidadeverde.com

Picos: homem foragido da justiça é preso no bairro Ipueiras

Na manhã desta quinta-feira, 8, a Polícia Militar de Picos recapturou um foragido da justiça identificado pelas iniciais F.A.S.A. O fato aconteceu por volta das 06h00 no bairro Ipueiras, em Picos.

De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos (4º BPM), a polícia foi informada sobre a prática de furtos a residências no bairro Ipueiras, sendo repassado o endereço do suspeito de praticar os crimes.

Chegando ao local para verificar a veracidade dos fatos, foi encontrando F.A.S.A, que após consulta foi constatado um mandado de prisão em aberto em seu desfavor.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Picos para tomada dos procedimentos legais.

Com informações cidadesnanet

Picos vai receber 20 novos leitos clínicos para pacientes com Covid-19

O Centro de Parto Normal do Hospital Justino Luz, em Picos, vai receber 20 leitos clínicos para pacientes com Covid-19 a fim de desafogar a área hospitalar, que opera no limite devido à pandemia. Nesta quarta-feira (7), o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, acompanhado da diretora financeira Natália Monteiro e do deputado estadual Pablo Santos, fez uma visita técnica ao local.

Os novos leitos terão ventilação mecânica não invasiva para pacientes que não estejam em situação grave, mas que precisem de ventilação. “Isso vai evitar que o paciente não evolua para um quadro mais grave e precise de UTI”, destaca o diretor administrativo da Fepiserh, Igor Cavalcante.

A diretora financeira, Natália Monteiro, afirma que a instituição vai garantir os recursos para a instalação dos novos leitos e que o hospital já está recebendo a estrutura necessária.

O presidente da Fepisrh, Ítalo Rodrigues, destaca que essa é mais uma ampliação feita pelo órgão para aumentar a capacidade do estado para atender pacientes com covid-19. “Temos dois importantes hospitais no estado, o HGV e o Justino Luz, operando com todos os esforços para atender a demanda da população. A situação pandêmica é grave e exige união de esforços entre os órgãos de saúde e a população”, afirma o presidente.

A equipe também fez uma inspeção nas obras do CPN e na casa da gestante, que deve ser inaugurada em breve.

Da Redação
[email protected]

Ex-prefeito e médico Abel de Barros morre aos 70 anos em Picos

Foto: arquivo pessoal

 

Atualizada às 11h30

O médico e ex-prefeito de Picos, Abel de Barros Araújo, morreu nesta terça-feira (6) aos 70 anos. Abel de Barros estava internado desde domingo (4) no Hospital Regional Justino Luz, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória causada por agravamento de doença pulmonar de base.

O velório e o sepultamento acontecem na cidade de Picos. O sepultamento previsto para as 17 horas será no cemitério São Pedro de Alcântara.

Na semana passada, o ex-prefeito sofreu mal estar, com vômitos e cansaço. Ao chegar no hospital, ele ficou internado na UTI com necessidade de ventilação mecânica. O quadro de saúde era considerado grave e instável. Não foi possível transferir o paciente para outra unidade de saúde. 

Abel de Barros foi prefeito de Picos por dois mandatos, de 1982 a 1988 e de 1992 a 1996. Ele também foi eleito deputado estadual de 1999 a 2002. 

O ex-prefeito é filho de Joaquim Antônio de Araújo e Maria Alvina de Araújo. Ele nasceu em 22 de dezembro de 1950.

Formado pela Faculdade de Medicina de Valença (RJ), com especialização em Clínica Médica e Medicina Legal, Abel de Barros atuou no Rio de Janeiro em grandes hospitais da cidade, como o Hospital do Andaraí e Hospital Souza Aguiar.

O médico era casado com Alaíde Lima com quem teve quatro filhos: Marx, Abel Filho, Carol e Tânia.

Abel de Barros também é tio do conselheiro do Tribunal de  Contas do Piauí, Kennedy Barros. 

A Prefeitura de Picos divulgou nota de pesar e infomrou que as bandeiras estarão a meio mastro por três dias em respeito e homenagem ao ex-prefeito. 

 

Estamos em luto oficial pela perda inestimável de um grande homem! O ex-prefeito Abel de Barros Araújo sempre foi querido pela população de Picos e doou sua vida às causas públicas! À família enlutada, nossa mais profunda solidariedade nesse momento de dor. Estaremos com bandeiras a meio mastro por três dias em respeito e homeganem ao Dr. Abel, como sempre foi carinhosamente conhecido.

#luto

Prefeitura de Picos 

 

 

 


Carlienne Carpaso (com informações Folha Atual)
[email protected]

Picos: Forças policiais são contempladas com vacinação contra a Covid-19

Foto: Ascom

Mais um grupo prioritário recebeu o imunizante contra a Covid-19 em Picos. Desta vez, as forças policiais que incluem os agentes de segurança pública da Polícia Militar, Civil e PRF receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus nesta segunda-feira, 05 de abril. A vacinação ocorreu nos quarteis e delegacias de cada categoria policial.

A aplicação das vacinas teve início logo pela manhã, precisamente às 09:00hs no Quartel da PM no bairro Pantanal. Logo mais às 11:00hs foi a vez dos policiais e agentes da Polícia Civil de Picos serem vacinados. E por fim, durante a tarde, às 13:00hs, os Policiais Rodoviários Federais também receberam a primeira dose do imunizante, no Posto da PRF no bairro Mirolândia.

De acordo com a coordenadora de imunização, Mariana Fontes, ao todo 163 policiais, agentes, escrivães e delegados foram contemplados com a vacinação, sendo que deste número 87 são da PM; 44 da Civil e 32 da PRF. “Os policiais estão felizes com a vacinação, estão nos dando apoio no que diz respeito a distribuição das vacinas em todo o estado. Então o governador disponibilizou o decreto cedendo 100% da vacinação para esse público e estamos cumprindo as normas”, disse a coordenadora.

Mariana Fontes ainda alerta que o município ainda conta com vacinas no estoque, mas que só iniciam a vacinação de um novo grupo quando o anterior já estiver concluído, para que dessa forma não aja uma oferta de vacinas que não condiz com 100% da realidade do público de cada faixa etária e, assim não gere tumultos e aglomerações em filas.

Da Redação
[email protected]

Moradores 'dormem' em fila para conseguir vacina em cidade no Piauí

O anúncio da vacinação para idosos de 75 a 79 anos de idade em Picos, no interior do Piauí, gerou longas filas. Na noite dessa segunda-feira (22), um dia antes da aplicação das doses, moradores se aglomeraram em frente ao posto de vacinação para tentar garantir vacina. Algumas pessoas chegaram a 'dormir' no local. 

Para resistir à espera, moradores levaram cadeiras. Outros se revezavam ou sentavam em calçadas. 

O secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, conta que as filas são devido a quantidade reduzida de doses enviadas à cidade.

A Secretaria Municipal de Picos divulgou nota de esclarecimento lamentando a ida das pessoas aos postos de vacinação ainda à noite para conseguirem uma senha para vacinação de idosos contra covid. O órgão relata que a distribuição só aconteceria pela manhã e a quantidade limitada de doses é devido ao repasse feito pelo Ministério da Saúde, que se baseia em "dados defasados de um censo de vários anos atrás". 

A nota alega que não há necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que "nossa imunização quer prevenir". 

A pasta disse ainda que está estudando um meio que contemple a situação da melhor forma possível, entre elas ter aderido ao consórcio de vacinas dos municípios  para adquirir o imunizante assim que for liberado para compra, "mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas". 

De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Picos recebeu 4.922 vacinas, quantitativo que, segundo a prefeitura, só alcanca 3% da população de mais de 78 mil habitantes. 

Imagens enviadas à TV Cidade Verde mostram que, no início da manhã de hoje, a aglomeração era ainda maior. 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Motorista foge e abandona carga de R$ 1,5 milhão em cigarros contrabandeados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) apreendeu cerca de 100 mil maços de cigarros contrabandeados, carga avaliada em R$ 1,5 milhão. O caso ocorreu na BR-316, cidade de Picos, no interior do Piauí. Ao perceber a aproximação os policiais, o motorista fugiu e, até o momento, não foi identificado. 

Os policiais estavam realizando policiamento na região, quando avistaram o caminhão. Ao dar ordem de parada, o condutor empreendeu fuga e conseguiu se evadir do local", explica Alexsandro Lima, assessor de Comunicação da PRF-PI

Considerada a maior apreensão de cigarros do ano, a carga estava escondida em meio a caixas de plástico para transporte de verduras.

"Os cigarros, da marca Mix, não possuem autorização da Anvisa para a sua comercialização no país, configurando assim o crime de contrabando", reitera Lima. 

Devido a grande quantidade de cigarros, o veículo e a carga foram escoltados até à Polícia Federal, em Teresina.

 

Graciane Sousa 
[email protected]

'Jovens estão chegando com formas graves da covid', alerta diretor de hospital

Pacientes infectados pelo novo coronavírus têm apresentado formas mais agressivas da doença. Tércio Luz, diretor técnico do Hospital Justino Luz, em Picos, diz que a situação é preocupante e que jovens estão contraindo a forma grave da doença e necessitam de entubação. 

"Não é só o número que nos preocupa. O que tá acontecendo é que estamos vendo doentes com uma forma de doença mais agressiva, ou seja, já chegam com comprometimento pulmonar extenso e invertendo as curvas epidemiológicas: mais jovens estão chegando com formas graves da doença, inclusive sendo entubados. A preocupação é que quantos mais casos se tem da doença, mais pacientes são internados e vão precisar de UTI. É uma doença que não tem um tratamento específico. A gente melhorou os cuidados com os pacientes, mas ainda há muito o que se descobrir sobre um tratamento realmente curativo específico", disse Luz. 

Atualmente, a cidade de Picos tem 20 leitos de UTIs, sendo que 13% estão ocupados. A ocupação é de 65%, mas já chegou a 90% no início da semana. Sobre a abertura de mais leitos, Tércio Luz ressalta que falta espaço físico. 

Foto: Ascom HRJL

"Esta semana chegamos a 90% de ocupação dos leitos. Com altas e óbitos ocorridos estamos em 65%. Todo hospital está ocupado. Temos 30 leitos de UTI, mas dez são de UTI geral que tem uma demanda muita alta e não tem como retirá-la da parte hospitalar. Às vezes, a população fica com a expectativa de um ventilador mecânico que é o mais fácil. O Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado conseguiram garantir o fornecimento. O problema é que por trás do ventilador há uma equipe multiprofissional com médico, fisioterapeuta, técnico em Enfermagem e, muitas vezes, esses recursos humanos não são possíveis de conseguir", explica Luz. 

A cidade de Picos fica no Território Rio Guaribas e é referência para  45 municípios, totalizando quase 500 mil habitantes. 


Graciane Sousa
[email protected]

Motorista é preso com 34kg de droga escondidos em caixa de som

Foto: PRF

Policiais Rodoviários Federais e Policiais Militares prenderam, na manhã de desta terça-feira (09), um homem de 33 anos suspeito de tráfico de drogas. O flagrante aconteceu na cidade de Picos/PI na BR 316.

Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando deram ordem de parada ao veículo. "Foi verificado que o veículo apresentava avarias e estava sem o pneu de estepe. Os policiais perceberam que o condutor apresentava bastante nervosismo", disse a PRF.

O veículo foi encaminhado até o canil da Polícia Militar e com a ajuda de cães farejadores, os policiais encontraram cerca de 34,7 kg de maconha prensada escondidos em uma caixa de som automotivo.

O condutor, que é natural de Teresina, não informou pra onde iria levar a droga. Ele foi encaminhado juntamente com a droga até à Central de Flagrantes.

Da Redação
[email protected]

COVID-19: Município de Picos recebe mais 705 doses de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos através da Coordenação de Imunização recebeu na manhã desta terça-feira, 02 de março, mais um lote de vacinas contra a COVID-19. Nesta nova remessa o município foi contemplado com doses da vacina Coronavac e AstraZeneca. Hoje, quarta-feira (03) inicia a vacinação para os grupos prioritários dessa fase.

Mariana Fontes que é coordenadora de imunização da Saúde de Picos informou que ao todo o município recebeu uma remessa contendo 705 doses, sendo que 200 doses são da Coronavac para os trabalhadores de saúde e 355 da AstraZeneca para idosos de 85 a 89 anos, e mais 150 para do mesmo instituto para idosos de 80 a 84 anos, que são acamados e domiciliados. Todas as vacinas que foram recebidas são primeiras doses.

Nesta quarta-feira (03) das 07:30 às 13:30 iniciará a vacinação de um modo geral, tanto para os idosos quanto para os profissionais da saúde. Contudo, de acordo com Mariana Fontes, os idosos de 85 a 89 anos irão receber as vacinas nos Postos de Saúde Antenor Neiva, Belinha Nunes e Vicente Baldoíno. Já os trabalhadores da saúde estarão recebendo as doses no Premem. A divisão objetiva não proporcionar aglomeração e nem misturar os públicos alvos. Os idosos que são acamados e domiciliados estarão recebendo as doses das vacinas em suas residências.

“Os profissionais de saúde devem se atentar bem para a documentação exigida, pois nesse momento vacinaremos apenas os que são de fato profissionais da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos e etc. Lembrando que é exigido que se comprove o vínculo ativo no serviço de saúde, só a carteirinha do conselho não vai comprovar que essa pessoa esteja ativa, então é necessária uma declaração expedida pelo serviço de saúde, para estar recebendo a vacina”, alertou Mariana Fontes.

Além dessa documentação de vínculo ativo, tanto os profissionais da saúde, quanto os idosos devem levar um documento oficial com foto, cartão do SUS e cartão de vacinas.

Da Redação
[email protected]

Picos: Saúde inicia vacinação da 2ª dose contra a Covid-19

Foto: Ccom

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos deu início nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a aplicação da 2ª dose da vacina Coronavac nos trabalhadores da saúde. Os profissionais que receberam a vacina nos dias 21, 22 e 28 de janeiro, irão receber a 2ª dose no dia 18 e 19 de fevereiro, quinta e sexta-feira, respectivamente. A aplicação das vacinas está acontecendo no Premem e no Ceti Mário Martins.

De acordo com Mariana Fontes, coordenadora de imunização de Picos, todos os profissionais da Saúde que receberam a primeira dose da Coronavac já estão com a segunda dose garantida. “Convidamos os trabalhadores de Saúde que receberam a primeira dose do laboratório Butantã a estarem comparecendo nesses colégios para estarem recebendo a 2ª dose”, solicita Mariana Fontes.

As vacinações ocorrerão de 07:30 à 13:30 nos dois estabelecidos. Mariana Fontes explica que em cada escola, duas equipes de vacinação estarão realizando a aplicação, além de trabalhadores de apoio para ajudarem na organização e evitando aglomerações. “Essa dose está garantida para aquelas pessoas que tomaram a primeira dose aqui no município de Picos. A expectativa é de vacinarmos em média 1000 trabalhadores da saúde”, afirmou Mariana.

Os trabalhadores da saúde devem comparecer aos locais de vacinação portando o Cartão de Vacina; Cartão do SUS ou CPF e um Documento oficial com foto.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores