Cidadeverde.com

Justiça cancela realização de bloquinho de carnaval em Picos

O Município de Picos foi comunicado pela 2ª Vara da Comarca de Picos sobre o cancelamento da festividade carnavalesca denominada “Bloquinho do Sakana”.

 A decisão foi tomada após pedido judicial do Ministério Público do Piauí (MPPI) por meio da Ação Civil Pública (0800270-82.2021.8.18.0032). 

O evento estava previsto para ser realizado no dia 23/01/21 das 17:00hs às 02:00hs. Em conteúdo divulgado na rede social Instagram, foi divulgado que o evento comportaria 300 pessoas, o que excede o número permitido através do decreto municipal. 

Também foi determinado pela Justiça que o município de Picos não deve, com base no Decreto Estadual nº 19.187/20 e Municipal nº 14/2021, permitir festas de prévias de carnaval de iniciativa privada que ultrapasse o número de 100 pessoas. 

O município de Picos reafirma o seu compromisso com a Saúde Pública no enfrentamento a Covid-19, assim como, em estabelecer medidas de contenção da doença na cidade que de acordo com especialistas vivencia a sua “Segunda Onda” de contaminação, como também, uma nova cepa variante do vírus que já foi detectada no país.

Da Redação
[email protected]

Polícia Penal faz vistoria e retira ilícitos da Penitenciária de Picos

Foto: Sejus

Policiais Penais da Secretaria da Justiça realizaram, nessa quinta-feira (21), uma vistoria minuciosa na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos. Os agentes de segurança pública retiraram excessos de materiais permitidos e, também, ferros e entorpecentes.

O procedimento de vistoria foi realizado com o intuito de manter a vigilância aproximada na unidade penal e, também, como uma resposta do Estado para uma tentativa de fuga que ocorreu nessa semana na unidade, quando presos tentaram furar as telas de proteção de um dos pavilhões do estabelecimento penal.

O secretário da Justiça, Carlos Edilson, acompanhou, in loco, o procedimento e ressaltou a importância da ação para o sistema prisional.

“Estamos presentes – e estaremos cada vez mais vigilantes – nas unidades penais de todo o Estado, visando à manutenção da ordem e disciplina nos locais. Essa vistoria em Picos foi para reafirmar o poderio e controle do Estado no sistema prisional”, afirmou o secretário Carlos Edilson.

A ação contou com a presença de Policiais Penais da Diretoria de Inteligência, do Grupo Tático Prisional (GTP) e da unidade, além de militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap).

Da Redação
[email protected]

Vacinação da Covid-19 começa nesta quinta-feira (21) em Picos

Foto: ascom

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (19) no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Secretário  de Saúde de Picos, Aldo Gil declarou que a campanha de vacinação contra a Covid -19 começa na próxima quinta-feira ,dia 21 de Janeiro.

Para o município de Picos foram destinadas 750 doses da vacina. Nessa primeira fase serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao vírus e para os idosos institucionalizados ( idosos que vivem no abrigo).

De acordo com o secretário, hoje à tarde os profissionais que vão atuar na vacinação vão passar por um treinamento via online. “Os técnicos de enfermagem e os enfermeiros inicia os treinamentos hoje e durante o dia de amanhã”, disse.

Para receber a vacinação o profissional de saúde tem que ter em mãos, um comprovante de vinculo ativo que trabalha nos serviços de saúde e o cartão do SUS atualizado. “No novo sistema que está sendo implantado  pelo Ministério da Saúde vai ficar salvo o dia, o lote, local,  qual vacina e a data para que a pessoa  possa receber a segunda dose”, explicou a Supervisora da Imunização, Mariana fontes.

A Secretaria de Saúde vai realizar a vacinação em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), as UBS  que vão oferecer a vacina são: Antenor Neiva, Canto Vázea, Belinha Nunes e Junco.

Da Redação
[email protected]

Picos: Prefeitura estabelece recadastramento obrigatório para servidores efetivos

O prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, no uso de suas atribuições legais editou dois Decretos, o primeiro de número 20/2021 que estabelece recadastramento obrigatório a todos os servidores efetivos do município, tendo em vista que o prazo para o recadastramento será do dia 22/01 a 23/02.  O segundo que também foi editado é o Decreto 15/2021 sobre o horário de expediente da administração que agora será das 08:00 às 14:00 horas.

Os servidores deverão apresentar seus documentos pessoais como: RG; CPF; Comprovante de Endereço e Certidão de Nascimento ou Casamento, se for o caso. A procuradoria geral do município informa que o servidor que não comparecer e não realizar o recadastramento terá seu pagamento suspenso.

Os recadastramentos serão realizados em setores de Recursos Humanos (RH), precisamente em três locais, os servidores da Saúde devem realizar o processo com Joyce Wenzel. Na Educação, o responsável pelo recadastramento é Morelli Batista. Já na Administração e demais secretárias a responsável pelo setor de RH é Kellen Raniele.

Para os servidores que são inativos ou pensionistas, devem procurar Francisco Wallyson (PicosPrev).

Sobre a atualização do horário de expediente, às Unidades de Saúde, escolas, limpeza pública, assistência social e quem trabalha em plantão e regime de escala não estão sujeitos a alterações com esse decreto.

Da Redação
[email protected]

Comunidades rurais de Picos ganham reparos no abastecimento de água

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, através do secretário, João Paulo, tem realizado reparos em bombas e poços de água no que se refere ao abastecimento de água de comunidades da zona rural da cidade. Na tarde desta terça-feira, 12 de janeiro, o secretário João Paulo, juntamente com o prefeito Gil Paraibano e o vereador Dedé Monteiro, estiveram na comunidade Lagoa Saldada para solucionar o problema de abastecimento de água da localidade.

O secretário João Paulo conta que desde que assumiu o comando da pasta, vem sendo realizado um monitoramento de toda a rede de abastecimento de água da zona rural de Picos. De acordo com o secretário, nestes primeiros dias de gestão, algumas comunidades já se encontravam sem abastecimento de água, mas tiveram os problemas solucionados.

“Com a coordenação que a gente montou urgentemente, já conseguimos realizar vários reparos e retomamos os abastecimentos de água dessas comunidades, como por exemplo Serra do Tanque, Estrivaria e Lagoa Salgada. Hoje não temo nenhum problema de abastecimento, com exceção da Queimada da Ema que a bomba caiu dentro do poço, e talvez o poço seja até condenado”, explicou João Paulo.

O secretário conta que o trabalho terá continuidade e será monitorado para que soluções voltadas para melhorar o abastecimento de água seja implantada. “Têm muitas comunidades que não faltam água, mas ao mesmo tempo o poço está ligado 24hs e enche de um lado e derrama do outro, as vezes devido a rachaduras. Depois que retomarmos o abastecimento da zona rural iremos dar continuidade a estes reparos para melhorar o abastecimento e economizar a energia do município que hoje se encontra por volta de 200 mil reais por mês, somente no que se refere ao abastecimento de água”, disse o secretário.

João Paulo ainda informa a população para que qualquer problema neste sentido, as pessoas devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, pois segundo ele, a equipe está à disposição para resolver as demandas o mais rápido possível.

 Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Picos suspende festas de carnaval e São João

Foto: Reprodução/ Instagram - Gil Paraibano 

O prefeito de Picos, Gil Paraibano(Progressistas),  decretou a suspensão de festas, shows e eventos similares promovidos ou fomentados pelo poder público municipal, relacionadas aos períodos de Carnaval  e São João. A medida tem como objetivo conter o avanço do novo coronavírus na região. 

As atividades privadas  no período também foram alcançadas pelo Decreto Municipal, que limita a quantidade de 100 pessoas por evento e com a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e álcool gel.

Bares e restaurantes também deverão oferecer álcool gel e priorizar espaços abertos, além de dispor de uma distância mínima de 2 metros entre mesas e cadeiras.

Quem descumprir a determinação poderá ser multado em valores que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil , além de responder criminalmente.

 

Clique e confira a íntegra do decreto 

 

O decreto, publicado nesta terça-feira(12), tem leva em conta o parecer do STF que atribui aos municípios poder de polícia sanitária para determinar medidas como isolamento social, além do comunicado de risco emitido pelo Ministério da Saúde, que identifica a circulação de nova cepa do coronavírus. 

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Picos já possui 97 óbitos e 5046 casos confirmados da covid-19

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Município de Picos registra mais uma morte por Covid-19 e duas suspeitas

Três mortes foram registradas no boletim epidemiológico divulgado pelo Hospital Regional Justino Luz de Picos na noite desta terça-feira, 11. Apenas um paciente tinha o teste positivo para Covid-19, os outros dois eram casos suspeitos.

De acordo com o Hospital Regional Justino Luz, os óbitos foram registrados para os seguintes municípios: Geminiano, paciente do sexo masculino, 45 anos, e sofria de hipertensão; Padre Marcos,  paciente do sexo masculino, 55 anos, e sem relatos de comorbidades; e um paciente de Bocaina, paciente do sexo masculino, 70 anos, cardiopata. Apenas o paciente de Bocaina havia testado positivo para a doença, os outros dois eram casos suspeitos.

Segundo o Hospital Regional de Picos, nove pacientes estão internados na UTI de Síndrome Respiratória Aguda Grave: Picos (01 positivo e 01 suspeito); Belém do Piauí (02 suspeitos); Queimada Nova (01 positivo); Caldeirão Grande do Piauí (01 suspeito); Jaicós (01 positivo); São João Canabrava (01 suspeito) e Campo Grande do Piauí (01 positivo).

Na enfermaria estão internados 19 pacientes, sendo eles dos seguintes municípios: Picos (02 suspeitos e 01 positivo); Padre Marcos (02 suspeitos); Jaicós (02 suspeitos e 01 positivo); Isaías Coelho (01 positivo); Queimada Nova (01 positivo); Fronteiras (01 positivo); Monsenhor Hipólito (01 positivo); Francisco Macêdo (01 positivo); Belém do Piauí (01 positivo); Campo Grande do Piauí (01 suspeito); Santa Cruz do Piauí (01 suspeito); Alagoinha do Piauí (01 suspeito); Pio IX (01 positivo) e Patos do Piauí (01 suspeito).

O Hospital Regional de Picos registrou uma alta médica de um paciente de Paulistana. No geral, o Hospital de Picos registra 570 altas hospitalares e 211 óbitos.

Em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos nesta segunda-feira, 11, o município registra 4.973 casos confirmados da Covid-19, deste número, 4.791 estão recuperados e 97 vieram a óbito.

Da Redação
[email protected]

Jovem denuncia que foi vítima de homofobia ao tentar comprar sunga

Foto: Reprodução/Instagram

O técnico em informática, Rafael Santana, 31 anos, utilizou as redes sociais para denunciar que foi vítima de um episódio de homofobia ao tentar comprar uma sunga através do atendimento online de uma loja de moda íntima. O caso foi registrado na última terça-feira no município de Picos, distante cerca de 300 Km de Teresina. 

O jovem relata que questionou, através do Whatsapp, se o estabelecimento possuía uma sunga de cores neon. Minutos depois ele diz que recebeu um áudio da atendente, que teria sido encaminhado errado. "Não tenho sunga aqui, nessa 'viadagem' toda", afirma a mulher, que estaria conversando com outros colaboradores da loja. 

Após receber a mensagem de voz, Rafael respondeu. "Eu acho que você precisa de respeito pelos seus clientes, isso não é uma viadagem  é uma atualização, é uma coisa mais moderna. Sexualidade  não está informada por cor, e muito obrigado pelo seu atendimento,  sua mal educada”, disse. 

O jovem resolveu tornar o caso público em suas redes sociais e ganhou o apoio de diversos internautas e blogueiros, que criticaram a postura da loja. A sub secção da OAB em Picos também se manifestou sobre o caso.  

"Não sabia que ia tomar essa repercussão que está tomando, mas fico muito grato. A gente sabe que vivemos numa sociedade onde, não todos, mas algumas pessoas tem esses pensamentos medievais, sobre preconceito de cor, gênero e raça. ", desabafou. 

Outro Lado

Após a repercussão do caso, a loja envolvida na polêmica também utilizou as redes sociais para se manifestar a respeito do caso. O estabelecimento pediu desculpas pelo comentário que foi enviado através do áudio:

 


Rafael Santana questionou o posicionamento da loja. " Não senti, em nenhum palavra dita na retração, que ela estivesse arrependida ou disposta a mudar sua atitude. Ela se veio se retratar depois que viu tamanha repercussão sobre o acontecido, pensando na sua imagem e na sua loja. Ela deveria ter mais empatia, respeito e educação com seus clientes", avaliou o jovem. 

A Comissão de Estágio e Exame da Ordem da subseção da OAB de Picos publicou uma nota de repúdio, diante da denúncia.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Família de idosa morta ao ser atropelada duas vezes pede justiça

A família da idosa Antônia Conceição, 64 anos, que morreu ao ser atropelada por um carro na última terça-feira (5), em Picos, distante 306 quilômetros de Teresina, está revoltada com a soltura do condutor do veículo. 

Imagens chocantes mostram o momento em que Antônia foi atropelada. Ela caminhava na Rua Castelo Branco quando foi colhida pelo carro. Em seguida, o condutor, de 23 anos, dá uma ré e atropela a idosa novamente.

Em possível ação de desespero, o motorista sai do veículo e deita no chão. Depois volta ao carro, pega algo e foge correndo.

O condutor foi autuado na Central de Flagrantes de Picos por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Segundo a polícia, não foi constatado presença de entorpecente ou álcool no organismo do condutor. Ele pagou fiança e foi solto. 

O padre Abimael Francisco, filho da vítima, defende que o atropelamento não foi sem intenção e pede que a justiça seja feita.

“Tudo indica é que não foi algo sem intenção, parece ter havido dolo no feito, principalmente quando na área urbana, onde há crianças e idosos e ele está em alta velocidade . Ele por si só assume o risco de matar ou se suicidar[...] nada obrigava aquele rapaz lançar aquele carro sobre minha mãe. Não tinha uma criança, não tinha um animal, não tinha um idoso. A maneira como ele lançou o carro na minha mãe indica que houve dolo sim”, lamenta o filho.

A Polícia Civil vai investigar as circustâncias do acidente. 


Izabella Pimentel
Com informações do Jornal do Piauí
[email protected] 

Moradores de Picos ganham inauguração da Estação Cidadania

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou na tarde desta terça-feira, 29, a Estação Cidadania, no bairro Morada Nova. O local conta com quadra de esportes, pista de skate, telecentro, cine teatro e espaços que serão ofertados serviços da prefeitura.

Padre Walmir, prefeito de Picos, afirmou que o local está equipado para seis modalidades esportivas, além de biblioteca e espaço para um Cras. “Aqui tem quadra, tem pista de skate, espaço de lazer, de teatro, temos seis modalidades esportivas aqui. Na época que foi escolhido, foi escolhido, realmente, pensando bem, pois essa comunidade está sendo presenteada com uma grande obra, não só com o que diz respeito a investimento financeiro, sobretudo, social”, assegurou o prefeito de Picos.

De acordo com o secretário de Cultura de Picos, Lincon Rodrigues, o espaço contempla instalações adequadas para a prática de uma série de modalidades esportivas e serviços da prefeitura.

A inauguração contou com uma apresentação de Wheeling, feita pela Radical Style.

João Bandeira
com informações Ascom

 

Posts anteriores