Cidadeverde.com

Criação de caprinos garante renda no assentamento Bela Vista

Com a criação de caprinos e ovinos como principal fonte geradora de renda, 25 famílias do assentamento Bela Vista, em Piracuruca, segundo o governo, mudaram de vida durante os quase quatro anos de criação do local. São 440 hectares, onde foram construídas 25 casas, poço tubular com distribuição d’água, instalação de energia elétrica, criação de bovinos e caprinos e agora, uma plantação de pimenta malagueta.


De acordo com José de Arimatéia Cardoso de Araújo, jovem assentado do Bela Vista, o foco no momento para ele é a plantação de milho e feijão, devido às chuvas que têm caído na região. “Estamos preparando a terra para o plantio de milho e feijão, porque aderimos ao Pronaf A, mas nossa principal fonte de renda é a criação coletiva de mais de 200 bodes. Tempos atrás vendemos 100 animais e conseguimos quitar todo o restante do pagamento que faltava da terra e isso foi muito bom”, explicou.

“A adesão ao Crédito Fundiário foi a forma que vimos de comprar o terreno e, como filhos de agricultores, continuarmos trabalhando no campo, só que de forma organizada. Procuramos sempre por orientações, o que é sempre dada pela Unidade Técnica do Crédito Fundiário. Ter sua própria casa e onde produzir, isso para um agricultor é bom demais”, disse o assentado Lucas Ferreira.


Antes de irem para o assentamento, os jovens receberam capacitação e diversas informações de como trabalhar com o associativismo, o que foi considerado de extrema importância por todos.

Francisco José Fontenele é um novo assentado, ele entrou no critério de substituição e tem provado que foi uma boa escolha. “Hoje tenho aqui 17 bovinos e 12 caprinos e ovinos, estou apenas esperando a perfuração de um poço de maior evasão da água para poder trabalhar com horta. Foi uma boa escolha que fiz vindo para cá. Sou filho de agricultor e faço parte de uma nova geração de assentados”, disse empolgado.

O assentamento Bela Vista conta hoje também, com uma plantação de 100 m² de pimenta malagueta, onde deverão usar uma parte para fazer compotas e conservas e outra parte deverá ser vendida de forma avulsa ou para revenda.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: