Cidadeverde.com

Piauí regulariza o segundo território indígena em área estadual

O Governo do Piauí, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), realiza a entrega de Título Definitivo de Propriedade das Terras para mais um território tradicional indígena no Estado. Desta vez, os beneficiários da política de regularização fundiária do Piauí serão as Comunidades Indígenas Tabajara, em Piripiri. Eles receberão o documento, nesta sexta-feira (11), das mãos do governador Wellington Dias, da vice-governadora Regina Sousa e do diretor-geral do Interpi, Chico Lucas.

O território indígena do Povo Tabajara de Piripiri é formado por 246 famílias, atualmente sob liderança do Cacique José Guilherme e do Pajé Chicão. De acordo com relatório técnico da consultora jurídica Liliane Pereira de Amorim, da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais – GCPT/Interpi, a comunidade sobrevive do artesanato em madeira e fibra, alguns desenvolvem atividades de pintura e de pedreiro, além de outras profissões, como professores, servidores públicos, muito devido ao processo de migração para as áreas urbanas.

Ainda de acordo com o relatório técnico, por estarem situados em localização urbana, eles estão privados dos recursos naturais, e se ressentem da necessidade de ter o domínio da terra para viver, plantar, criar animais e o que mais necessário for para promoção e valorização da tradicionalidade dessas comunidades indígenas.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais