Cidadeverde.com

Colônia Gonzaguiana promove a 7ª Procissão das Sanfonas nesta sexta

Fotos: Maurício Pokemon

Nesta sexta-feira (07), a Colônia Gonzaguiana no Piauí promove a 7ª Procissão das Sanfonas. O evento faz parte do calendário de atividades da Colônia que preserva o nome de Luiz Gonzaga - o Rei do Baião, e a cultura nordestina.

A Procissão das Sanfonas é realizada todo mês de agosto, momento que marca a morte de Luiz Gonzaga ocorrida em 1989.

Este ano, os Gonzaguianos também celebram o centenário de Humberto Teixeira nascido em 5 de janeiro de 1915. Humberto Teixeira foi o principal parceiro de composições musicais com Luiz Gonzaga. O destaque da dupla foi a criação de Asa Branca – considerada o Hino do Nordeste.

Outro grande sanfoneiro nordestino, que será lembrado e homenageado na 7ª Procissão das Sanfonas é Camarão. O Mestre Camarão morreu na manhã do dia 21 de abril de 2015, aos 74 anos.

Além da Procissão da Sanfonas, a Colônia Gonzaguiana no Piauí promove em dezembro a missa da Santa Luzia (13 de dezembro) data de nascimento de Luiz Gonzaga. A concentração da 7ª Procissão das Sanfonas 2015 esta marcada para as 15:30 e a saída para as 16 horas após a benção das sanfonas. Os sanfoneiros vão percorrer o calçadão de Teresina e a atividade se encerra à frente do Museu do Piauí.