Cidadeverde.com

Candeia se reúne pela primeira vez depois de 25 anos para apresentação especial

Uma referência musical do final dos anos 70, o grupo Candeia é uma das atrações do "Especial Teresina Encontros e Reencontros", que será exibido neste domingo (16) pela TV Cidade Verde em homenagem ao aniversário de 163 anos de Teresina. Esta é a primeira vez que os músicos se reúnem para uma apresentação oficial em 25 anos.


Foto tirada em 85 na Universidade Federal do Piauí

Formado por músicos como Aurélio Melo, maestro da Orquestra Sinfônica de Teresina, Carlinhos Moreira, Nonato Monte e Paulo Aquino, o Candeia foi fundado em 1978. Tendo suas raízes ligadas às referências regionais, o grupo costumava ser presença frequente nos espaços culturais da capital.

O conjunto teve seu auge por toda a década de 1980. O grupo se apresentou no programa Som Brasil de Rolando Boldrin, participou de vários festivais, como o FMPBEPI, no qual classificou 2 músicas (Teresina e Pedra do sal), que foram gravadas em LP. Tinha uma função de fomento musical regional, com shows em colégios, diretórios acadêmicos, movimentos estudantis, e em bares;. No bar Nós e Elis, era muito requisitado e apreciado, tendo feito diversos shows, sempre com casa lotada. Nas estreias de shows no teatro 4 de setembro, contava sempre com casa cheia, e plateia cativa.

Os músicos contaram ao Playlist a expectativa para o reencontro. "A gente não toca junto há muito e fico muito feliz com a oportunida me apresentar novamente com eles, é uma satisfação muito grande", disse o maestro Aurélio Melo.


Foto tirada nesta quarta-feira (12) 

Outro membro que está animado com a apresentação é Nonato Monte, para ele esse será também um reencontro com a música. "A banda praticamente acabou por conta de um acidente de trânsito que sofri. Como ficaram sequelas eu acabei parando de tocar. Então estou muito emocionado com esse reencontro, que pra mim é mais especial ainda", revelou o músico.

Além do Candeia, o "Especial Teresina Encontros e Reencontros" trará ainda outras atrações musicais representando os grandes marcos da cena musical da cidade, a partir das 11h. 

Os internautas que recriarem suas fotos para o especial Encontros e Reencontros da TV Cidade Verde, estão concorrendo a 10 vales compras no valor de R$ 200 das lojas Noroeste. O reencontro de amigos e familiares precisa ser recriado em foto, e as imagens enviadas através do formulário no hotsite - cidadeverde.com/teresina163anos.

Colaboração Lucas Marreiros (Especial para o Playlist)