Cidadeverde.com

Cantata Gonzaguiana grava DVD na próxima segunda-feira (12) no Theatro 4 de Setembro

Com a proposta de retratar a trajetória do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, por meio de suas músicas, a “Cantata Gonzaguiana”, projeto idealizado no ano de 2012, reúne João Cláudio Moreno e a Orquestra Sinfônica de Teresina no mesmo palco para a gravação de seu DVD. O show acontece no Theatro 4 de Setembro nesta segunda-feira (12), a partir das 20 horas.

Segundo o autor da cantata, o maestro Aurélio Melo, na apresentação, são 12 músicas que seguem a trajetória de Luiz Gonzaga, mostrando fases da sua vida em que o cantor foi romântico, crítico e político, “Para finalizar a história, a apresentação traz o clássico Asa Branca, que marca a volta dele para casa”, explica o maestro Aurélio Melo.

Apoiador do projeto, o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, diz que a Cantata Gonzaguiana é um trabalho brilhante que precisa ser resgatado. “Precisamos deixar essa lembrança para aqueles que não puderam assistir a este encontro”, diz Fábio Novo.

Para Aurélio Melo, essa é também uma forma de manter preservada a história de Luiz Gonzaga. “Estamos tendo essa oportunidade através da Secult. A Orquestra Sinfônica de Teresina saiu à frente de outras do país, quando criou a cantata. Já nos apresentamos em Exu, Pernambuco, no santuário do Baião e em Brasília, numa homenagem à Luiz Gonzaga”, completa o maestro. Ele diz ainda que, mesmo quem desconhece a obra de Gonzagão, consegue acompanhar bem sua trajetória, graças à narração de João Cláudio Moreno, intercalada às músicas.

A direção do DVD é do músico Luciano Klaus, que também esteve à frente da gravação do DVD “Missa de São Benedito”, com a Orquestra Sinfônica de Teresina.

Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Theatro 4 de Setembro e no Palácio da Música para serem trocados por 1 kg de alimento não perecível.

Mais informações: (86) 3215-7848