Cidadeverde.com

Maristela Gruber ministra oficina de canto com vagas gratuitas em Teresina

A cantora lírica Maristela Gruber volta a Teresina para ministrar a oficina “Técnicas vocais e canto – com princípios de fisiologia e saúde vocal”. A oficina acontece de 13 a 17 de outubro no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho, com temas teóricos e práticos. Ao todo, são 12 horas de aulas, além de mostra final com os alunos participantes. A capacitação tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura - Secult.

O público alvo são cantores, atores, políticos, jornalistas e demais profissionais que trabalham com o voz. A Secult está oferecendo 20 vagas gratuitas e as inscrições podem ser feitas na Escola de Música de Teresina. Além disso, há 50 vagas para ouvintes, que poderão acompanhar todo o curso e a apresentação final. Para este público está sendo cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$ 60.  
 
As aulas acontecem de 13 a 16 de outubro de 18h30 às 21h30. No sábado, 17, acontece o encerramento com a mostra, de 10 às 12 horas. A oficina será dividida em módulos, que irão abordar os seguintes temas: aspectos anatomofisiológicos da voz (e como evitar disfonias), respiração correta e resistência respiratória, colocação vocal e projeção, articulação e dicção naturais e corretas, impostação e interpretação.
 
“É essencial que os cantores tenham consciência do mecanismo vocal, desde o ponto de vista científico, para uma melhor utilização do seu corpo e para que nunca corram o risco (ou reduzam essa taxa de risco) de sofrer disfonias e outras patologias vocais tão comuns entre aqueles ‘profissionais’ que não conhecem tais princípios", destaca Maristela Gruber.

A paixão da cantora pela música começou bem cedo, aos cinco anos de idade, quando ela subiu a primeira vez ao palco, acompanhada ao piano por sua mãe, Marilia Mauler. Maristela Gruber possui um currículo vasto, com formações na Itália, Espanha, Rússia e Áustria. Além do projeto lírico, desde 1998, em Madrid, Maristela também participa de um quinteto de jazz-bossa chamado “Marambaia Bossa Jazz Quintet”. Possui graduação Superior de Canto - Teatro Lírico e Ópera -, pela Escuela Superior de Canto de Madrid (2005), graduação em DELE C-2 Superior de Español, pelo Instituto Cervantes (2009) e mestrado, com duração de 4 anos, em Pedagogia Del Canto, pela Escuela Superior de Canto de Madrid (2007).
 
Tem vasta experiência na área das Artes, com ênfase em Pedagogia do Canto e interpretação em Óperas e Zarzuelas Españolas. Mora a 17 anos em Madrid, na Espanha, e realiza turnês de concertos e óperas por vários países, como França, Portugal, Rússia, Áustria, Alemanha, Brasil e Espanha.
 
Maristela é de Minas Gerais, mas viveu muitos anos no Piauí, onde deu aula de canto e piano na Escola de Música de Teresina, durante 14 anos. A cantora vive em Madri, na Espanha, desde 1998. Possui mais de uma dúzia de prêmios e troféus como cantora e mais de 40 certificados e diplomas de cursos complementares na área.