Cidadeverde.com

Mostra Transviada de Cinema exibe filmes "Quase Samba" e "Xiri Meu" de graça em Teresina


Cena do filme "Quase Samba"

A 2ª Mostra Transviada de Cinema traz para exibição gratuita em Teresina os filmes "Quase Samba", de Ricardo Targino e "Xiri Meu" de Tairo Lisboa. A exibição acontece no próximo sábado (17) no Galpão do Dirceu com entrada franca. A exibição faz parte do Circuito Mobilização Social, uma ação da Taturana Filmes, parceira do evento e a intensão é aproximar o público de Teresina com as questões sociais abordadas nos filmes.

O longa-metragem "Quase Samba" (SP) de Ricardo Targino, é uma fábula que aborda a violência de gênero e a homofobia. Com estreia em junho de 2015, O filme de Targino já conta com o público de 2.000 pessoas em exibições livres e bate-papos em todo o Brasil. Já o documentário maranhense Xiri Meu “Eu não dou” (MA), primeiro filme de Tairo Lisboa fala sobre a sambista popular Patativa, famosa nas ruas e bares do centro e periferia de São Luís. 

As ativistas Carmen Kemoly, Mona e Ariadne do movimento Cine Tela Preta mediarão um bate-papo sobre o preconceito racial na atual sociedade e serão convidadas ativistas do movimiento LGBT para falar sobre adoção homosexual e outros assuntos pertinentes. O grafiteiro Hudson Melo fará uma intervenção a partir da interação do cinema e artes plásticas.

Os DJs Maurício Munky e DJ Barão também apoiam o movimento e integram a programação da mostra com muito som e experimentação, além de projeções mapeadas e video-instalações feitas por artistas da Parada de Cinema.