Cidadeverde.com

Escola de Música promove aula-show com obras de Chico Buarque e Tom Jobim

No dia 23 de outubro, Teresina vai receber a aula-show que tem como tema “Literatura e Música nas Canções de Chico Buarque e Tom Jobim”. O evento vai acontecer na Casa da Cultura, às 18h30 e será aberto ao público.
 
A aula-show é iniciativa dos professores Alfredo Werney e Silvana Ferreira, em parceira com a Escola de Música de Teresina e com a Casa da Cultura e será uma viagem pelo mundo da canção brasileira, explorando o universo musical de Chico Buarque e Tom Jobim, que, além dos seus trabalhos individuais, compuseram mais de 12 canções em parceria. Dentre elas, os professores vão cantar sucessos como Anos dourados, Retrato em branco e preto, Sabiá e Eu te amo.
 
Nesse trabalho, o professor Alfredo Werney, que analisou a obra de Chico e Jobim em sua dissertação de mestrado, fará uma relação entre literatura e música, mostrando o diálogo existente entre a estética da bossa nova e a poesia moderna brasileira. Mostrando a análise feita em sua dissertação, o professor vai mostrar também as técnicas utilizadas nas canções relevando que as composições buarqueanas e jobinianas estão pautadas por uma economia de recursos, por uma simplicidade expressiva e por uma linguagem sintética, o que faz com que as associem à poesia modernista.
 
Segundo a professora Silvana Ferreira, que irá cantar as composições de Chico e Jobim, a intenção deste evento é mostrar ao público toda a beleza da música popular brasileira e atender também aos estudantes de música. “Neste trabalho será apresentada ao público e aos alunos a análise de algumas canções, a dificuldade, intervalos de ritmos e outras técnicas. Será um repertório muito bom, com 12 músicas”, explica a professora.
 
Na ocasião da aula-show, haverá o lançamento do livro Música e palavra nas canções de Chico Buarque e Tom Jobim, de autoria do professor Alfredo Werner, editado em 2014 pela Editora paulista Max Limonad.
 
Currículo
 
Silvana Ferreira é professora da Escola de Música de Teresina. Como cantora, já participou de diversos Festivais e Congressos de música pelo Brasil, tendo se aperfeiçoado com cantoras como Leny Andrade e Fátima Guedes. Atualmente, ministra aulas de canto popular e é professora e integrante da Orquestra de Violões de Teresina.

Alfredo Werney é graduado em Música pela Universidade Federal do Piauí e Mestre em Literatura pela Universidade Estadual do Piauí. Em sua dissertação de mestrado explorou as relações entre música e literatura nas canções de Chico Buarque e Tom Jobim, que resultou num livro que leva o mesmo tema.  Como violonista já se apresentou em vários Congressos e Festivais de Música pelo Brasil. Atualmente, é professor de Música do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Floriano.