Cidadeverde.com

Festival Choro Jazz chega a Barra Grande e traz Hermeto Pascoal para show gratuito

O multi-instrumentista e compositor alagoano Hermeto Pascoal, se apresenta gratuitamente na primeira edição do Festival Choro Jazz em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, a 384 km de Teresina. Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica. 

Em Barra Grande, o artista se apresenta no sábado 14 de novembro, ao lado de seu grupo composto por Itiberê Zwarg (contrabaixo), Ajurinã Zwarg  (bateria), Fábio Pascoal (percussão), JotaPê (sopros), André Marques (piano) e Aline Morena (voz).

O músico já integrou importantes formações, entre elas o Quarteto Novo (1967) e o Brazilian Octopus (1969), além de tocar e gravar com artistas, como Taiguara, Flora Purim, Airto Moreira, Alemão e Sivuca. O artista também é reconhecido fora do país, graças às apresentações e participações em grandes festivais, como o de Montreux (Suíça), em 1979, quando foi editado o álbum duplo Hermeto Pascoal Ao Vivo.

Fotos: Divulgação

O 1º Festival Choro Jazz segue o formato do evento consolidado em Fortaleza e Jericoacoara e propõe encontros inusitados que transitam entre os gêneros que batizam o festival, levando o público a conhecer novos panoramas dos estilos. Também serão atrações do evento, o Grupo Murmurando, Renato Braz e Quarteto Maogani, Trio Curupira, Aquarela do Choro e Josué Costa Trio.

Além dos shows, o Choro Jazz Barra Grande ofertará oficinas gratuitas entre os dias 12 e 15 de novembro oferecendo livre acesso à democratização cultural. As inscrições serão feitas através de uma página especial dentro do site do evento de Jericoacoara. A abertura das inscrições deve acontecer nos próximos dias e o e-mail para mais informações é info@chorojazz.com.

Saiba mais 

Trio Curupira

Formado por André Marques, Cleber Almeida e Fábio Gouvêa, o grupo iniciou suas atividades em 1996, com a proposta de eliminar as fronteiras de estilos, abarcando ritmos como maracatu, reisado, xote, baião, samba, ciranda, frevo e guarânia.

Grupo Murmurando

Com o nome vindo de um clássico resultante da parceria entre Mário Rossi e Fon Fon, o Murmurando, que fora criado em 2006, em Fortaleza – CE tem no seu repertório o choro como essência, influenciado por mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros. O Murmurando é formado por jovens e já reconhecidos músicos na cena cearense. Os integrantes têm instrução formal nos cursos de Música do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-CE), e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). São eles: Cleylton Gomes (flauta transversal e flautim), Giltácio Santos (clarinete), Lauro Viana (cavaquinho) e Samuel Rocha (violão 7 cordas).

Renato Braz e Quarteto Maogani

Considerado uma revelação da MPB na última década, Braz construiu uma carreira premiada, que alcança plateias do mundo inteiro por conta de sua voz com timbre marcante. O Quarteto Maogani, com 19 anos de carreira, se tornou um dos grupos de câmara mais populares e reconhecidos no cenário musical nacional. O grupo, que recentemente conquistou o 26º Prêmio da Música Brasileira (na categoria “Melhor Grupo Instrumental”), desenvolve uma sonoridade autêntica em seus arranjos de violão. Neste novo trabalho, o Quarteto apresenta Sergio Valdeos como novo integrante, reconhecido como um dos violonistas mais populares no Peru devido a sua especialidade no repertório latino-americano e sua atuação como diretor musical e arranjador da cantora Susana Baca. O álbum tem participação especial de Maurício Marques, violonista e compositor gaúcho, integrante do Maogani entre 2005 e 2012.

Josué Costa Trio

Josué Costa é um dos maiores violonistas piauienses com vários trabalhos lançados e premiações em festivais nacionais e internacionais.  O grupo tem formação de Josué Costa no violão, Bruno Moreno na bateria e Paulo Dantas no contrabaixo.



Serviço

12/11

21hrs - Aquarela do Choro

22:30hrs – Josué Costa Trio 

13/11

21hrs - Renato Braz e Quarteto Maogani

22:30hrs - Trio Curupira

14/11

21hrs - Grupo Murmurando

22:30hrs - Hermeto Pascoal e Grupo

O Festival Choro Jazz acontece em parceria com o Governo do Piauí, através da Secretária de Cultura.