Cidadeverde.com

Música Para Todos comemora semana de Santa Cecília com programação multicultural

Santa Cecília, a padroeira dos músicos, é sempre motivo de celebração todos os anos no Projeto Música Para Todos. Este ano, a partir do dia 22 de novembro, a programação contará com palestras de temas relacionados à profissionalização musical, uma exposição do renomado artista plástico Nonato Oliveira, além de apresentações dos alunos e grupos mantidos pelo projeto.
 
A Semana de Santa Cecília no Projeto Música Para Todos acontecerá de 22, data em que se comemora o Dia da Música e dos Músicos, a 28 de novembro. Na abertura do evento será celebrada uma missa em ação de graças em nome da padroeira. No dia 23, os alunos assistem a uma palestra ministrada pela professora Karine Medeiros, da Uninovafapi, com o tema "Os cuidados dos músicos com a audição". Na noite do mesmo dia, haverá um recital executado pela banda formada por professores do projeto. Logo depois, Nonato Oliveira abrirá sua exposição ao som dos grupos Eu & Ellas, Grupo de Choro e Grupo de Cordas.
 
Já no dia 24, às 15h, acontecerá a palestra "O Universo Sonora em Da Costa e Silva”, ministrada pela professora doutora Marly Gondim. À noite será a vez da grande final do 5° Concurso de Música Instrumental.
 
Na sequência da programação, mais um evento com a preocupação em colocar os alunos em contato com a profissionalização. O bailarino e professor Sidh Ribeiro ministrará o workshop “Consciência corporal através da dança”, levando os alunos a colocarem o corpo de forma adequada durante as apresentações musicais e interpretações. Durante a noite os olhos estarão voltados para a final do 3° Concurso de Música Autoral, no qual as melhores composições serão escolhidas.
 
No dia 26 será recheado de discussões entorno de um tema interessante: "A música como instrumento de combate à violência". Entre os debatedores estarão Claudirene Santos, mestra em educação, movimentos sociais e políticas públicas; Ângela Marinho, coordenadora da Iniciação Musical do Projeto Música Para Todos; e o professor Marlon Rodner, coordenador do departamento de Música da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Na sequência acontecerá a final do 11° Concurso de Intérpretes. Os jurados terão a missão de escolher os melhores cantores do projeto.
 
No penúltimo dia da Semana de Santa Cecília, dia 27, será realizado mais um workshop, dessa vez com o tema "Técnica Vocal", ministrado pela professora Mauricélia Carvalho. À noite serão entregues os certificados de conclusão aos alunos de Teoria Musical e Prática.
 
E a Semana de Santa Cecília será encerrada com uma Churrascada Musical especial, reunindo antigos alunos que hoje se destacam no meio musical, como Paulo Dantas, Josué Costa, Flávia Freitas, Johnnwell, Wellington Torres, Bem-ti-vi Atrevido, Thamísia Figueiredo, e várias apresentações.
 
O Projeto Música Para Todos, ao longo dos seus 16 anos de existência, vem oportunizando o ensino de música e canto a crianças, jovens e adultos de Teresina e várias cidades do entorno. A maioria de seus alunos é formada por estudantes de escolas públicas que vêem na música um outro caminho de vida, o caminho da arte e da cultura.