Cidadeverde.com

Beto Brito é primeira atração confirmada do Festival Artes de Março

O cantor e compositor Beto Brito é a primeira atração confirmada do Festival Artes de Março deste ano.Beto que é natural de Santo Antônio de Lisboa, a 344 km de Teresina, volta ao Piauí para duas apresentações, uma no dia 18 de março no Teresina Shopping e outra no dia 19 no Ciranda Espaço de Cultura e Lazer em Picos, 306 km de Teresina.  O artista divulgou as datas em sua página do Facebook e em seu site pessoal.

Com oito discos lançados em sua carreira, Beto promete fazer um mix dos seus últimos quatro discos e do "Embolê", álbum de 2005 que consagrou seu nome mundialmente. "Esse disco foi o divisor de águas da minha carreira e e levou para o mundo. Várias turnês na Europa, Espanha e coletâneas até no Japão e Alemanha", contou o artista em entrevista para o Playlist.

Após um hiato de um ano na carreira por conta de problemas pessoas, Beto conta que seu retorno ao Piauí marca a retomada de sua carreira em 2016 e a nova turnê já inclui novas passagens pela Europa para um festival de forró que acontece anualmente na Inglaterra. "Sou mais conhecido na França que no Piauí", brincou Beto.

O artista autoral define seu próprio estilo musical como Embolê, para ele uma mistura de repente, peleja, côco, toré, baião, martelo, cordel, rabeca, viola e o próprio ritmo nordestino da embolada. Com trabalhos gravados por grandes artistas como Zé Ramalho, Santana, Genival Lacerda, Lenine e Geraldo Azevedo, Beto é considerado um dos principais expoentes da cultura regional no Brasil e no exterior.

Além das músicas, o último disco de Beto Brito, "Correio da Noite", teve a participação até dos fãs, que escolheram a capa através de um concurso, feita pelo ilustrador e designer Daniel Vincent, famoso por seus diversos trabalhos no cinema e em outras áreas.

"Estou muito ansioso para voltar ao Piauí. Quero encontrar meu povo e retomar com todo gás. Quero retomar tudo depois dessa parada e tocar minha carreira principalmente na minha terra", pontuou o artista, que hoje vive em João Pessoa, na Paraíba.

O Festival Artes de Março movimenta a cena cultural da capital anualmente com um tema  especial. Exposições, homenagens e muitas apresentações fazem parte da programação gratuita do evento. Em 2016, a organização ainda não divulgou as atrações e nem o tema do evento, mas até o fim da semana a programação oficial será divulgada.