Cidadeverde.com

Do "Municipal" Carioca à Escola de Dança do Piauí: 1º solista dá oficina de ballet gratuita

O bailarino Cícero Gomes, primeiro solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ministra nesta sexta-feira (29), em Teresina, uma oficina de Ballet Clássico. Ele é um dos convidados para a 3ª Semana da Dança, realizada pela Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Além dele, a bailarina Mel Oliveira, solista do mesmo teatro, também ministra até sábado (30) uma oficina de Ballet Clássico, na sede da Escola de Dança, no Centro de Teresina.

Junto com eles, Clarisse Lima, de São Paulo, ministra a oficina de Dança Contemporânea. No total, são 90 vagas, sendo 30 para cada oficina. A prioridade é atender os alunos da Escola de Dança, porém as vagas estão abertas para outras companhias e escolas. As inscrições são feitas no local – a partir das 8 horas de amanhã (29) – e os cursos são gratuitos.

A Escola Estadual de Dança Lenir Argento montou uma programação especial para a semana, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Na sede da escola foram montadas duas exposições, uma de fotografia, de André Gonçalves, e a “Ateliê Mindim “, de Layane Holanda & Rosa Prado. Na exposição fotográfica, as crianças que visitavam o local podiam ver uma a uma as imagens. Uma “bacia” e um banquinho sugerem que essa é uma experiência para ser vivida com calma. Já na exposição Mindim, os alunos da escola interagiram com os objetos expostos e mudaram os ambientes. No chão, uma espécie de quadro de giz – feito de papel – recebia os traços criativos dos visitantes.

O Theatro 4 de Setembro também recebe a Semana da Dança. Hoje, a partir das 18h30, tem apresentação com o Balé Popular e o Cordão Grupo de Dança. Os bailarinos do Rio de Janeiro, Cícero e Mel Oliveira, que iriam participar da apresentação de hoje não estarão presentes, por conta de um atraso no voo dos artistas. Amanhã quem se apresenta no teatro, a partir das 18h30, é o grupo Intérpretes em crise, de São Paulo.

Intérpretes em Crise questiona o lugar do intérprete na contemporaneidade, problematiza a formação do Intérprete Incrível e chora as condições dadas para a criação e difusão de um espetáculo de dança contemporânea. 

Cícero Gomes

Formado na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, Rio de Janeiro, e com passagens pela Escola de Dança da Ópera de Vienna (Áustria)  e Elmhurst  School for Dance by Birminghan Royal Ballet (Inglaterra). Seu nome está na calçada da fama de Joinville, onde conquistou prêmio de melhor bailarino em 2005. Retornou ao mesmo Festival em 2007 em Gala como convidado junto a grandes bailarinos nacionais e internacionais.

Teve em sua vida profissional passagem pela Cia Jovem de Ballet do RJ, e  é bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2007,estreando como solista em O Lago dos Cisnes, no papel de bobo da corte, obtendo sucesso de público e crítica e fazendo os papéis de Primeiro solista e Primeiro bailarino em todas as temporadas desde então, incluindo papéis principais de Coppélia, O Quebra-Nozes, Don Quixote, Romeu e Julieta, Eugene Oneguin, entre outros, além de obras como L'Arlesienne de Roland Petit e Spectre de la Rose de Fokine.

Apresenta-se com frequência nas cidades brasileiras e na América do Sul, sempre como bailarino convidado. Trabalhou e trabalha com nomes de peso como Luis Ortigoza, Desmond Kelly, Peter Wright, Marco Pierin, Luiggi Bonino, Jean Philippe Halnaut, Cyril Atanassof, Márcia Haydeè, Gisele Santoro, David Parsons, Mauricio Wainrot, Tatiana Leskova,Sérgio Lobato, Noêmia Edelman,Dennis Gray, André Valadão,Dalal Achcar, Mariza Estrela, Maria Luisa Noronha, Renato Vieira, Tindaro Silvano, Ivonice Satie, Luiz Arrieta, Boris Storjokov, Eric Frederic, Vasili Sulich,Richard Cragun, Èric Frederic.

Mel Oliveira

Solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos aos sete anos de idade na Escola Municipal de Bailados de Ourinhos no ano de 2001, onde permaneceu até o ano de 2009, ano em que participou do festival YAGP em Nova York. Ainda em 2009 ingressou na Escola Conservatório Brasileiro de Dança, logo no mesmo ano passou a fazer parte da Companhia Brasileira de Ballet, sob direção de Jorge Texeira, onde trabalhou com Tadheo de Carvalho, Henrique Talmah e Patrícia Miranda. Participou de turnês pelo Brasil, Colômbia, China, Miami e Israel. Em 2014 ingressou para a companhia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,sob direção de Sérgio Lobato, atualmente por Ana Botafogo e Cecília Kerche.  Em seu repertório: O Lago dos Cisnes,Giselle,Raymonda,Les Sylfhides,O Quebra Nozes, Dom Quixote,Diana e Acteon,O Corsário,Paquita, Talismã, Coppélia,La Bayadere, entre outros.