Cidadeverde.com

Projeto Quintura apresenta performance 'Eólico' no Sobrado

A performance 'Eólico', de Salmuel Alvis e Ireno Júnior, estará em cartaz neste fim de semana (quinta a domingo) no Sobrado, zona Leste de Teresina As apresentações são gratuitas, sempre as 20h e integram o projeto Quintura, que semanalmente recebe criações artísticas voltadas às artes cênicas na capital.

Eólico transita entre solo e dueto; corpo suporte e corpo obra levantando questões como: A obra é do corpo? Ou o corpo torna-se objeto da obra? E como ou quando uma obra deixa de ser?

O espetáculo criado por Samuel Alvís e Ireno Junior é um desdobramento da residência artística residência teresinatohoku que os artistas realizaram no Campo Arte Contemporânea. Inicialmente somente um performando e o outro sensibilizando o processo, que mediante necessidades que é súbita da mesma, surge a questão que reinventa e desestabiliza mais uma vez os criadores, de como Eolico existe duas vezes na cena e se desdobra em dois.

EÓLICO é solo, é dois, é uma intersecção de fatores que resistem na performance em si, processo que se desdobra em dois, pluralizando um momento mesmo com suas peculiares formas de singularizar o conceito da obra, que traz inerente nesse espetáculo um discurso de resistir no próprio corpo a tentativa de fazer, mover, fazer vento, dar a ver as fragilidades e as potencias.

Quintura

O projeto segue até abril e na próxima semana, o carnaval do Quintura no Sobrado traz uma proposta diferenciada: em vez de folia e marchinha, o escurinho do cinema para quem prefere uma programação mais alternativa: o Carnavalia. Em seguida o projeto volta com os espetáculos nos finais de semana seguintes, e toda a programação detalhada pode ser acompanhadas nas redes sociais do Sobrado. 

Sobrado

O Sobrado abriu em 2016 com a proposta de proporcionar à cidade um espaço de circulação e discussão de arte contemporânea. O local, que já está consolidado como espaço de exposição e comercialização de obras de arte, agora desponta como um ambiente de articulação das artes cênicas locais, disponibilizando salas para espetáculos, bem como lançando curtas temporadas e outras ações de fomento ao cenário artístico piauiense.