Cidadeverde.com

Mostra de arte Mar.The oferece programação multicultural em Teresina

Acontece em Teresina desde o último sábado a mostra de arte MAR.THE 2018. Criada ano passado, o evento conta com oficinas, workshops, palestras, mesas redondas sobre os mais diversos temas de cultura relativas a Teresina e região, além de show de muitas bandas locais. A MAR.THE acontece até o próximo sábado (28) em vários pontos da cidade e para te ajudar a se encontrar na programação do evento, o Playlist reuniu algumas atrações que podem te interessar neste final de semana. 

A Casa da Cultura de Teresina, o Palácio da Música e outros pontos sediam a agenda que encerra o evento. Confira:

Mostra Multiplot

Ela integra a programação do Festival e acontece na próxima sexta-feira (27) no Palácio da Música.  “Multiplot” é um termo utilizado no cinema para falar sobre várias linhas de ação, igualmente importantes, dentro de uma mesma história. Na mostra, as linhas de ação a serem utilizadas são a música e a imagem. 

Será exibido o filme “Aridez”, do cineasta Erick Miranda, filme que fala sobre o metal piauiense dos anos 80 e 90. Em seguida haverá a estreia dos "cineconcertos", onde as bandas se apresentam acompanhando um filme exibido na tela. A banda Autoclismo, formada por Lucas Barbosa (guitarra), Fernando Castelo Branco,(baixo) e Jarrel Santos (bateria), será a primeira a se apresentar. O grupo tem influências de rock alternativo e nuances experimentais. A banda escolheu para musicar na apresentação o filme  “Koyaanisquatsi - uma vida fora de equilíbrio” (1982), do Godfrey Reggio. Um filme com imagens impressionantes do mundo no qual vivemos que será editado para apresentação da banda. 

O segundo cineconcerto será com o projeto Âmago, formado pelos irmãos Pedro Duben e Davi Abel. Em Âmago, os dois se propõem em apresentar músicas fora de moda, que partem de um improviso rítmico tal qual trilhas sonoras que saem das cabeças dos dois irmãos. O filme escolhido para ser sonorizado por eles foi “Ghost In The Shell” (2017), adaptação cinematográfica do diretor Rupert Sanders, para o clássico mangá criado por Masamune Shirow e lançado em 1989. 

Mesas redondas e Workshops

Ainda na programação do Festival estão as oficinas e Workshops oferecidos. Nesta quarta-feira (25) começa a oficina "A Arte da Entrevista" idealizada por Diego Albuquerque. Diego comanda o blog de download de músicas HominisCanidae e é organizador da mostra. A oficina segue até amanhã (quinta-feira), as 14h na Galeria The Doors, zona Leste de Teresina. Já na sexta, Teófilo Lima se junta a Nildo Gonzales, José Quaresma e Hugo dos Santos em uma mesa redonda sobre “Como levar a música do Piauí ainda mais longe?”. O evento acontece na Casa da Cultura a partir das 15h. A banda Validuaté também comanda um workshop: "Projetos, vídeo-clipes e mercado", que acontece no sábado (28) as 14h, na Casa da Cultura, no Centro.

Diego Albuquerque tambám promove o Workshop, "Música nos Tempos de Zero a Um", onde fala sobre a história da música na era digital e sua experiência de 9 anos a frente da página HominisCanidae. O papo rola as 19h desta quinta-feira (26) na Galeria The Doors. O Sideshow encerra a programação da Mostra com as bandas Elétron, Insular, Növa, Alcaçuz e Hugo dos Santos(tupimachine), no próximo sábado (28) na Escuderia do Rock.

Serviço: todos os eventos da Mostra MAR.THE terão como ingresso 1 kg de alimento, que será doado para instituições de caridade na capital.