Cidadeverde.com

Yamandu Costa abre Festival do Violão de Teresina com show gratuito

Foto: Luccas Araújo / Cidadeverde.com

O violonista Yamandu Costa será a atração principal da abertura do Festival de Violão de Teresina. O evento que reúne grandes atrações nacionais e internacionais acontece este final de semana em Teresina com vasta programação. "O importante é ter um coração que se revela através da música. Isso é um privilégio. O importante é comunicar as pessoas através da arte", pontua o violonista em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (28).

O artista apresentou duas canções durante sua passagem pela TV Cidade Verde e fala sobre a sua indicação ao Grammy  Latino. "É um grande privilégio e estamos muito orgulhosos da indicação. A mússica revoluciona seu intelecto e você entra em outro universo que faz bem a quem toca e a quem ouve", completa.

O Festival de Violões de Teresina conta com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e visa fomentar o desenvolvimento de músicos, com cursos e encontros, em momento de intercâmbio cultural, além de presentear a comunidade com apresentações gratuitas de grandes artistas.

Iniciando a noite, a Orquestra de Violões de Teresina leva um repertório empolgante e sofisticado para o evento. O grupo é mantido com o apoio da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e nasceu do Projeto Violão na Escola, que consiste em oferecer gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino aulas de musicalização por meio do violão, proporcionando aos alunos a aquisição de conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Apreciação Musical e Prática Instrumental do instrumento. O Projeto teve sua origem em 2007 e atualmente a coordenação está a cargo do violonista e professor Ravi Annael e a regência da Orquestra sob a responsabilidade do violonista e professor Felipe Vilarinho.

Em seu repertório, a Orquestra de Violões mescla composições eruditas e populares de vários períodos e estilos: de Stravinsky a Baden Powell, de Bach a Tom Jobim, a maioria tocadas com arranjos próprios e de compositores renomados do meio violonístico.

Logo em seguida, quem toma o palco é a atração principal da noite. Yamandu Costa é um dos maiores talentos do violão brasileiro e referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.