Versão para Impressão - Matéria publicada em 30/10/12, 17:56
ANP interdita postos no Piauí e encontra gasolina adulterada
2012: Em Teresina, um posto de combustível foi interditado e outro teve amostras de etanol reprovadas em fiscalização.

A Ag√™ncia Nacional de Petr√≥leo, G√°s Natural e Biocombust√≠veis (ANP) autuou sete postos de combust√≠veis no Piau√≠, apenas no primeiro semestre de 2012. Destes, tr√™s foram interditados por comercializarem produtos fora das especifica√ß√Ķes exigidas pelo √≥rg√£o.


Em Teresina, um posto localizado na Vila Oper√°ria, zona Norte da cidade, foi interditado em abril por comercializar gasolina fora das normas. Em junho, outro posto, desta vez do Centro, teve amostras de etanol reprovadas.

Foram reprovadas tamb√©m amostras de combust√≠veis em postos de Picos (no bairro Canto da V√°rzea) e Caxing√≥ (no Centro do munic√≠pio), ambos no m√™s de maio. 

Em Parna√≠ba, um posto pr√≥ximo √† Rodovi√°ria teve a amostra de gasolina reprovada e outro, no bairro Nova Parna√≠ba, foi interditado em fevereiro por comercializar etanol fora das especifica√ß√Ķes. A interdi√ß√£o tamb√©m foi realizada em um posto localizado no Centro de Piracuruca em abril.


Em 2010, dois postos foram interditados no Estado, também no primeiro semestre: um em União e outro em Teresina. Ambos por comercializar combustível fora das normas.

Segundo a ANP,  a maioria das irregularidades est√° relacionada ao desrespeito √†s normas de seguran√ßa, n√£o possuir autoriza√ß√£o para o exerc√≠cio da atividade, possuir a bomba medidora com aferi√ß√£o irregular e oferecer produtos fora das especifica√ß√Ķes.

Veja porcentagens:


Dados de julho de 2012


O programa Gás Legal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, desde sua criação em setembro de 2010, já fiscalizou mais de 7 mil pontos. Além disso, a ANP autuou mais de 2 mil agentes e interditou mais de mil. Mais de 500 municípios ganharam revendas autorizadas.

Jordana Cury
redacao@cidadeverde.com