Cidadeverde.com

Colabore e ganhe com o Festival Cabíria de mulheres e audiovisual

A atriz Giulietta Masina em cena do filme Noites de Cabíria (1957)

Entre os dias 22 a 26 de novembro no Rio de Janeiro, acontecerá a primeira edição do Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual, um evento com exibição de filmes de realizadoras contemporâneas brasileiras e estrangeiras, seguidas de debates com o público, laboratório de projetos, painéis, mesas e masterclasses. O festival também contará com a premiação de roteiro em três categorias: Piloto de Série, Longa-metragem de Ficção e Argumento de Longa Infantojuvenil. 

O Prêmio Cabíria acontece desde 2016, mas este ano vem com a proposta de um festival de referência para roteiristas e cineatas.  Para isso, o projeto precisa arrecadar os fundos para a realização da primeira edição. A organização do eventou lançou uma campanha de  financiamento coletivo com meta de 35 mil reais, no entanto faltam 12 dias para a campanha acabar e ainda falta arrecadar cerca de 60% da meta. Em troca do apoio, a organização do festival está oferecendo recompensas como, consultorias de roteiro e montagem de filmes, ingressos para palestras,  cursos, livros e até comida. Veja mais no endereço benfeitoria.com/cabiriafestival.

O objetivo do Festival Cabíria é estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres relevantes, diversas e inspiradoras, além de converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados, visando a ampliação das suas chances de encontrar financiamento e chegar às telas e também contribuir para o aumento de oportunidades e visibilidade a roteiristas mulheres.  

Iniciativas assim são importantes porque mulheres são quase 50% da população, mas protagonistas em apenas 23% dos filmes segundo pesquisa do Instituto Geena Davis realizada em 11 países – entre eles o Brasil. 

Representatividade importa, pois,  aprendemos a nos comportar de diversas maneiras e uma das mais eficientes é o aprendizado por imitação. Na adolescência, por exemplo, nós imitamos nossos ídolos, geralmente construídos pela cultura pop. Assim o que vemos nas telas tem um grande impacto em nossa visão de mundo. Aumentar e diversificar os modelos oferecidos hoje à sociedade, especialmente a meninas e mulheres, é fundamental e isso só acontecerá com mais diversidade à frente e atrás das câmeras.

Se quiser contribuir com a cultura e com a visibilidade de mulheres do cinema, conheça e contribua com o Prêmio Cabíria. Veja mais informações aqui