Cidadeverde.com

São João do Piauí está entre os 15 municípios mais transparentes do Piauí, diz MPF

Com índice de 4,7 no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, o município de São João do Piauí ocupa o 14º lugar entre os 224 municípios piauienses no ranking de transparência do Ministério Público Federal, divulgado na quarta-feira (9).

Para o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, o resultado demonstra a organização da gestão e o uso consciente dos recursos públicos. “A responsabilidade de qualquer gestão é informar com responsabilidade e zelo os gastos com o dinheiro público. Estamos bastante satisfeitos com o bom desempenho de São João do Piauí, que, em gestões passadas, não figurava nem entre os 100 municípios do Piauí neste ranking, e conseguimos, em pouco mais de três anos, levar o município à 14ª posição. Nossa meta é subir ainda mais neste ranking”, afirma.

A avaliação dos municípios foi baseada na Ação nº 4/2015, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que considerou as principais exigências legais e boas práticas de transparência: informações sobre transparência na internet; ferramenta de pesquisa para o acesso às informações; receitas; despesas; íntegra de editais de licitação e seus resultados; prestação de contas; gravação de relatórios em diversos formatos; possibilidade de entrega de pedido presencial; pedido em formato eletrônico; acompanhamento das solicitações; estrutura organizacional; endereços, telefone e horários de atendimento; remuneração individualizada de servidores; diárias e passagens.