Cidadeverde.com

"Superlotação do sistema de saúde preocupa", diz secretário de Saúde

A superlotação do sistema de saúde tem preocupado autoridades em saúde de cidades no interior do Piauí. Em São Raimundo Nonato, município piauiense que faz divisa com a Bahia, o atendimento covid está sendo exclusivo para pacientes do próprio estado. Mesmo assim, a ocupação de UTIs é de 100%.

"Infelizmente é uma realidade que estamos vivenciando agora dentro do Território Serra da Capivara que é composto por 20 municípios. A UPA está estruturada com 15 leitos de UTIs, mas 100% estão ocupadas. A nossa preocupação é que esses leitos estão disponíveis para a regulação do estado. Temos alguns pacientes da própria cidade e também de algumas cidades do Território Serra da Capivara. O que mais vem nos preocupando é essa superlotação do sistema de saúde, não somente em São Raimundo Nonato, mas em todo o Piauí", disse Jussival Júnior.

A situação da pandemia da Covid-19 chegou ao limite em todo o estado. Nos próximos dias, o governador Wellington Dias deve anunciar medidas ainda mais restritivas em um pacto com outros estados da federação. Atualmente, o Piauí tem quase um óbito por hora em um dia; já são 3.545 mortes pela covid.

 

Graciane Sousa
[email protected]