Cidadeverde.com

Parque Serra da Capivara ganha veículo tanque para combater incêndios

Fotos: Joaquim Neto

O Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio da humanidade, ganhou essa semana um aliado de peso. É o caminhão bombeiro Auto Bomba Tanque Florestal, projetado para combater incêndios em áreas como as do parque. 

No Brasil, foram fabricados apenas 15, já que é um caminhão caro e feito sob orientação dos técnicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).  O caminhão é orçado em R$ 1 milhão e 300 mil.

O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios. 

Para facilitar o deslocamento em terrenos acidentados, os veículos contam com tração nas quatro rodas. Na parte de cima, um esguicho canhão de longo alcance espalha a água nas chamas mais distantes.  

A chefe do Parque da Serra da Capivara, Marrian Rodrigues, comemorou a chegada do veículo e disse que equipe está sendo treinada para manusear o veículo. 

“É uma grande conquista para o parque. O veículo é essencial para combater incêndios. Ano passado tivemos incêndios que foi preciso ter ajuda de avião. O caminhão tem jato de água que chega a 50 m e todo equipado para combate ao fogo”, disse Marrian Rodrigues. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais