Cidadeverde.com

Ministro do Meio Ambiente visita o Parque Nacional Serra da Capivara nesta quarta

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, está no Piauí em vista ao Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato. Sarney Filho irá se encontrar com a arqueóloga e diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niède Guidon no início da tarde desta quarta.

Na pauta, a atual situação do parque como, por exemplo, a crise financeira na qual, por diversas vezes, já foi denunciada pela própria arqueóloga.  O deputado federal Paes Landim faz parte da comitiva que acompanha o ministro na visitação. 

Ontem (01), em audiência realizada na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato, o juiz Pablo Enrique Baldivieso, da Justiça Federal, determinou que o ICMBio apresente no prazo de dez dias quais providências tem tomado para a efetiva implementação do plano de manejo do Parque Nacional.

O objetivo da audiência foi reunir subsídios para decisão acerca da destinação dos recursos bloqueados, na ordem de cerca de 4 milhões de reais, na Ação Civil Pública (ACP) para a manutenção e preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, bem como do seu patrimônio histórico, ambiental e cultural.

Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 e possui quase 92 mil hectares. O local abriga os mais antigos vestígios da ocupação do homem na América do Sul. Até o momento, já foram encontrados mais de 30 mil pinturas rupestres, catalogadas em cerca de 900 sítios arqueológicos. O espaço é reconhecido como Patrimônio Mundial, na categoria cultural, em 1991, e declarado Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1993.

Parque Lagoas do Norte

Em Teresina, o ministro Sarney Filho vai conhecer o programa Lagoas do Norte, acompanhado do prefeito Firmino Filho nesta quarta-feira(1°). A visita está prevista para às 17 horas nas obras que foram feitas na primeira etapa do programa, como a estação elevatória e a rede de esgotamento sanitário dos bairros São Joaquim e Matadouro. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com