Cidadeverde.com

Moradores enfrentam falta de água em São Raimundo Nonato

 

Moradores de São Raimundo Nonato, município distante 517 km de Teresina, enfrentam dificuldades no abastecimento de água nos últimos dias. Vídeos envidados por moradores da região à TV Cidade Verde mostram a situação e os desafios enfretados para a realização das atividades domésticas.

De acordo com o relato de um dos moradores, para conseguir água é preciso encher balades em outros pontos distantes da cidade. 

A Agespisa, responsável pelo abastecimento de água na região emitiu um comunicado em que afirma que o problema atinge cidades atendidas pelo sistema da adutora do Garrincho. Ainda segundo o comunicado, a falta de energia, provocada por curto-circuito, motivou o problema no abastecimento. 

Ainda de acordo com a Agespisa, a Equatorial foi comunicada e deverá reestabelecer o serviço de energia para possibilitar a normalização do abastecimento de água.

A Equatorial também se manifestou por meio de nota: 

A Equatorial Piauí esclarece que a interrupção no fornecimento de água nos municípios atendidos pela Adutora do Garrincho ocorreu por defeito na rede elétrica interna da Agespisa,  cuja adequação é de responsabilidade do cliente.

A Distribuidora enviou equipe ao local para análise, repassou orientações para a Agespisa regularizar a situação e, assim que o problema for solucionado, irá restabelecer o fornecimento de energia


Com informações do Notícia da Manhã
[email protected] 

Colisão frontal entre carro e caminhão deixa homem morto na PI 140

Um mototaxista, identificado como Serafim de Sousa Santos, de 56 anos, morreu após um grave acidente na noite deste sábado (18) na PI 140, no município de São Raimundo Nonato. O veículo de passeio conduzido por ele se chocou frontalmente com um caminhão que vinha no sentido contrário da pista. 

Serafim teve morte no local. Outras duas pessoas que estavam no veículo de passeio tiveram ferimentos graves e foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento de São Raimundo Nonato. 

De acordo com informações do 11º Batalhão da Polícia Militar, o acidente aconteceu nas proximidades do aeroporto do município. As causas da colisão ainda vão ser apuradas. 

Por meio de nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de São Raimundo Nonato lamentou o falecimento do mototaxista. "A administração municipal presta sinceros sentimentos aos familiares e roga que Deus dê a ele o conforto eterno", diz um trecho da nota de pesar. 

 

 

Natanael Souza
[email protected]

 

Polícia realiza operação contra tráfico de drogas no sul do Piauí

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira(16) uma operação para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de drogas em municípios do sul do Piauí. Até o momento, nove prisões já foram realizadas, além da apreensão de armas de fogo, entorpecentes e outros materiais que estavam em poder dos suspeitos. 

Os trabalhos estão sendo realizados nas cidades piauienses de Dirceu Arcoverde e São Raimundo Nonato, e na cidade de Serrana, em São Paulo. 

De acordo com a Polícia, a operação desta quinta é o desdobramento de uma ação iniciada em janeiro de 2021. 

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

Participam também da operação, policiais civis das Gerências de Polícia Especializada (GPE) e do Interior (GPI), Delegacias de Especializadas de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), de Proteção aos Crimes de Informática (DRCI), de São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Colônia do Gurguéia, São João do Piauí, Canto do Buriti e do Estado de São Paulo.

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

 


Aguarde mais informações


Natanael Souza
[email protected] 

Nove dias de incêndio em São Raimundo Nonato; Whindersson Nunes faz desabafo

Foto: Joaquim Neto

 

O terceiro foco de incêndio em São Raimundo Nonato ( a 517 km) já foi controlado nesta quarta-feira (15), mas as equipes continuam em alerta. Novas chamas apareceram em uma serra próximo a localidade Estação. A mata fechada dificultou a ação dos bombeiros e brigadistas. Nesta localidade, o avião cedido pelo youtuber Whindersson Nunes e o helicóptero da Polícia Militar ajudam no combate ao incêndio.

O humorista piauiense Whindersson Nunes postou em sua rede social um desabafo em que pede ações preventivas contra queimadas na região e outras ajudas de aeronave.

“...milhares de autoridades querendo me dar parabéns, honrarias e isso e aquilo, eu não quero seus parabéns, não quero sua honraria, eu queria que aparecesse mais cinco rico pra mandar mais cinco avião desses pra apagar qualquer foco, mas não aparece, aparece gente oferecendo mimos pro meu segurança que está lá no meio do fogo e da ação”, disse o humorista. 

Na postagem, ele agradece a atuação dos brigadistas e dos bombeiros do Piauí e da Bahia, além de seu segurança que ajuda na ação. 

 

 

 

Incêndio dura nove dias em São Raimundo Nonato. As queimadas atingiram parte do corredor ecológico em dois assentamentos na região. 

Equipes dos Bombeiros do Piauí e da Bahia, brigadistas atuam para conter o fogo, que a grande dificuldade são as altas temperaturas que chegam a 40 graus e os ventos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o ICMBio integram a força-tarefa e ajudam no controle as chamas.

A preocupação é com o número de focos espontâneos que surgem devido o clima seco e quente. O trabalho é aéreo com a aeronave e em terra fazendo o contrafogo e rescaldo dos focos de incêndios. 

As instituições ainda não têm preciso a quantidade de território queimado, mas pode chegar a mais de 40 hectares.   

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Polícia aciona Centro de Manejo para recolher macaco após ataques a moradores no Piauí

Foto: Polícia Ambiental

Um macaco da espécie Bugio, criado em uma residência no Povoado Serra Vermelha, no município de São Raimundo Nonato, está atacando moradores da região. Segundo informações da Companhia de Polícia Ambiental, o animal, que vive de forma ilegal,  já teria atacado dois membros da família que cuida dele e uma vizinha.

De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, capitão Odair Paes Landim, o morador da casa pegou o animal ainda pequeno para criar e não houve registro de Boletim de Ocorrência referente aos primeiros ataques.

“O morador pegou ele desde pequeno e agora ele perdeu o controle e está atacando as pessoas. Já deve ter mais de cinco anos que ele vive com a família. O primeiro ataque foi com a família da própria casa, uma mulher e uma criança, mas o pessoal não prestou queixa”, explica o capital Odair Paes Landim.

Ainda de acordo com o comandante, a polícia acionou o Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) para recolher o animal.

A terceira vítima do macaco, uma vizinha que mora a cerca de 200 metros da residência de onde o animal vive, foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região após sofrer o ataque e passa bem.

Segundo o capitão Odair Paes Landim, a Polícia Ambiental está apurando o caso e deve tomar outras providências.

Rebeca Lima
[email protected]

 

Área queimada de SRN levará até 20 anos para se recuperar, diz biólogo

  • fogo10.jpg Joaquim Neto
  • fogo9.jpg Joaquim Neto
  • fogo8.jpg Joaquim Neto
  • fogo7.jpg Joaquim Neto
  • fogo6.jpg Joaquim Neto
  • fogo5.jpg Joaquim Neto


Imagens do fotógrafo Joaquim Neto durante incêndios na Serra dos Gringos. Fogo já foi controlado nessa região. 

O incêndio que atinge parte do corredor ecológico em São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina), uma das maiores áreas de preservação da caatinga do País, provoca uma perda de biodiversidade incalculável. O alerta é do biólogo Arnaldo Magalhães, professor da Universidade Federal Vale do São Francisco e que ajuda no resgate de animais na região.

De acordo com o professor, o impacto no ecossistema da região é tão grande que levará de 10 a 20 anos a recuperação das áreas atingidas. “Esse tempo pode ser reduzido com o plantio de árvores para recuperar as áreas destruídas”.

Mortes de animais

Ao dar suporte emergencial nas queimadas em São Raimundo Nonato, Arnaldo Magalhães encontrou animais mortos e afirma que os mais afetados são os de pequeno e médio portes.

“A perda de animais nessas áreas é inestimável, sobretudo os pequenos animais que têm o menor poder de mobilidade como lagartos, serpentes, pequenos roedores e animais em vivem enterrados. Eles achando que estariam protegidos nos buracos, algumas espécies de tatus, lagartos e serpentes e como as altas temperaturas chegam nas tocas acabam matando os animais”. Em medições que fez após fogo, as temperaturas chegaram de 60 a 70 graus celsius. 

Circulou fotos de um macaco carbonizado em um bambuzal, e o biólogo disse que não avistou a situação e que a vegetação nas imagens não é de caatinga. 

“Não temos estimativas de animais mortos, devido a densidade da mata. Diferentes fotos circularam, a maioria não condiz com animais da região ou fotos locais”.

Fotos: AscomprefeituraSRN

 

O fogo afetou o ecossistema dos roedores como mocó, preás, além de ninhos de pombinhas da região e os anfíbios que nesse período ficam enterrados, devido a falta de água. 

Arnaldo crê que muitos animais se salvaram, devido a fumaça que fez o alerta de perigo. Segundo ele, a queimada causa um desequilíbrio ao ecossistema que afeta toda cadeia de biodiversidade na região.

Nesta segunda-feira (13), ainda existem focos de incêndios. Após encerrar a operação, Arnaldo informou que voltaram a região para fazer um levantamento mais preciso dos prejuízos. Um levantamento preliminar foi entregue a chefia do Parque Nacional Serra da Capivara.  

Flash Yala Sena
[email protected] 

Equipes combatem novo foco de incêndio em São Raimundo Nonato

 

Após controlarem o fogo que ameaçava o Parque Nacional da Serra Capivara, as equipes formadas por bombeiros e brigadistas atuam nesta segunda-feira (13) para conter um novo foco, dessa vez no povoado Mocambo, zona rural de São Raimundo Nonato. De acordo com o tenente coronel Costa, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, as aeronaves também são utilizadas para reforçar as ações

"Surgiu um segundo foco de incêndio, em uma comunidade chamada Mocambo, distante da Serra da Capivara, não oferece riscos ao parque. Ontem passamos o dia inteiro nessas atividades de combate e de controle. Esse foi o segundo ponto pulverizado pela aeronave. A aeronave sobrevoa a área, lança água e as minhas equipes em terra fazem os chamados combates pontuais, que a gente chama de rescaldo", explicou. 

Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato 

A força tarefa que atua no combate aos incêndios conta com a participação de brigadistas, bombeiros civis e equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí e da Bahia. “Montamos um sistema de comando de incidências, equacionamos os recursos estabelecidos e realizamos as atividades. Hoje vamos finalizar o combate a esse segundo foco, com a utilização da aeronave. A partir das 10 horas vamos fazer o lançamento e as nossas equipes já estão em campo para finalizar essa atividade. Como todos os pontos foram detectados, possuímos uma aeronave para esse lançamento da água”, destacou. 

O comandante de operações também destacou a atuação do helicóptero da Polícia Militar no combate às chamas. “O helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi fundamental para que possamos traçar a linha de fogo estabelecida nesses locais. Fizemos também esse monitoramento de todos os pontos, com as pontuações das coordenadas geográficas, porque só aí passamos para o piloto da aeronave fizesse os lançamentos”, ressaltou. 

Foto: ICMBio

Serra das Confusões

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a secretária estadual de Meio Ambiente, Sádia Castro, destacou que equipes também atuaram para conter focos de incêndio na região do Parque da Serra das Confusões, na região sul do Piauí. Segundo ela, as últimas informações dão conta de que a situação está sob controle. 

"As informações que nós temos é que nesse momento os focos estavam controlando.Tínhamos uns incendios remanescentes na região de São Braz, mas até aqui o que sabemos é a situação se encaminha para uma situação de controle", destacou. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

 

 

Brigadistas enfrentam calor de 70 graus; fogo é controlado com ajuda de avião

Foto: Ascom/prefeituradeSRN


O incêndio que dura cinco dias nas imediações do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio da humanidade, já retirou famílias de suas residências, matou animais e autoridades  do Piauí e Bahia continuam em alerta. Segundo a chefia do Parque e a prefeitura de São Raimundo Nonato, o incêndio foi controlado. 

Neste domingo (12) chegou um avião enviado pelo youtuber e comediante Whindersson Nunes para ajudar no combate ao fogo. 

O incêndio já destruiu cerca de 8 km de extensão e está a cerca de 10 km de distância do parque, que fica no município de São Raimundo Nonato. O tempo seco e altas temperaturas prejudicam a ação dos bombeiros e brigadistas. Hoje, pela segunda vez, o fogo foi controlado, mas as equipes fazem monitoramento para evitar que os focos avancem. 

Marrian Rodrigues, chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, informou ao portal Cidadeverde.com que a chegada do avião enviado por Whindersson Nunes está sendo fundamental para controlar as chamas.

“O avião faz o trabalho de pulverização, resfriando os locais atingidos e equipe por terra faz o rescaldo e  conferência para evitar novos focos. O apoio aéreo ajuda na extinção dos focos e por isso foi controlado”, disse.

A aeronave tem capacidade de transportar 1.800 litros de águas que é abastecido no aeroporto de São Raimundo Nonato com apoio da Esaero.

Foto: ICMBio

avião enviado por Whindersson Nunes

O fogo atingiu dois assentamentos no entorno do Parque  – Serra dos Gringos, que moram mais de 100 famílias e no Novo Zabelê na PI-140, que tem 112 famílias. O fogo invadiu também a zona urbana de São Raimundo Nonato no bairro Baixão dos Diógenes. 
Bombeiros Militar de Juazeiro da Bahia e brigadistas da cidade de Campo Alegre de Lourdes (BA) ajudam na operação, junto com bombeiros de Teresina e Floriano. 

Altas temperaturas

O secretário Municipal de Meio Ambiente, André Landim, também confirmou que o incêndio está controlado, mas o monitoramento é constante. “Equipe continua à postos no monitoramento”.

Segundo o secretário, a temperatura varia de 38°C (graus Celsius) a 40 °C na região. Um biólogo da Universidade Vale do São Francisco (Univasf) fez medições e algumas áreas com fogo chegaram a 60 °C a 70 °C (graus Celsius).  

André Landim informou ainda que sete famílias tiveram que sair de suas casas, mas já voltaram após controlar as chamas. 

Além dos Bombeiros e brigadistas, a operação em São Raimundo conta com apoio da prefeitura, Esaero, Fundham e voluntários.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Sesapi realiza triagem de cirurgias de catarata em São Raimundo Nonato

Foto: Ccom

Estão sendo realizadas, desde terça-feira (7), as triagens dos pacientes, da região de saúde da Serra da Capivara, que realizarão procedimentos cirúrgicos por meio dos mutirões de cirurgia de catarata da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

As cirurgias serão realizadas de 11 a 13 de setembro, no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, na cidade de São Raimundo Nonato, e vão beneficiar mais de 500 pessoas. “O processo de seleção dos pacientes, que necessitam das cirurgias, será realizado até quinta-feira (9) e as cirurgias serão no fim de semana e segunda-feira”, explica a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

Também estão previstas cirurgias para os municípios de Corrente, que acontece dia 09 de setembro, e São João do Piauí de 15 a 16 de setembro, onde serão atendidos 600 pacientes. Desde julho, a Sesapi retomou os mutirões de cirurgias de catarata, que já beneficiaram 2.104 pacientes de norte a sul do estado.

“Já realizamos mutirões nas cidades de Piripiri, Cocal, Parnaíba e Bom Jesus, que beneficiam moradores de vários municípios, que fazem parte dos territórios dos Cocais, Planície Litorânea e Chapada das Mangabeiras. E estão em processo de triagem os pacientes dos territórios da Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras. Nosso objetivo é, até o final do ano, realizar mutirões em todos os territórios do Piauí”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, dos mutirões de cirurgias da Sesapi, os pacientes precisam procurar a secretaria municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber as necessidade ou não de cirurgia.

“Neste primeiro momento as vagas são para as pessoas de 60 anos ou mais, que estão inseridas na regulação. Porém, àqueles que encontram-se com algum problema de saúde na visão é importante que vá até a secretaria de seu município e se informem-se sobre a triagem, já que as vagas foram pactuadas por regiões de saúde”, disse a diretora.

Da Redação
[email protected]

Sesapi realiza triagem em pacientes do mutirão de cirurgia de catarata no Piauí

Foto: Ascom/Sesapi

Estão sendo realizadas desde terça-feira (07), as triagens dos pacientes da região de saúde da Serra da Capivara que devem realizar procedimentos cirúrgicos através dos mutirões de cirurgia de catarata da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

As cirurgias serão realizadas de 11 a 13 de setembro, no Hospital Regional Senador Candido Ferraz, na cidade de São Raimundo Nonato e vão beneficiar mais de 500 pessoas.

“O processo de seleção dos pacientes que necessitam das cirurgias acontecerá até quinta-feira (09) e a cirurgias acontecerão no final de semana e segunda-feira”, explica a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

Também estão previstas cirurgias para os municípios de Corrente, que acontecem dia 09 de setembro, e São João do Piauí, de 15 a 16 de setembro, onde serão atendidos 600 pacientes. Desde julho, a Sesapi retomou os mutirões de cirurgias de catarata que já beneficiaram 2.104 pacientes de norte a sul do estado.

“Já realizamos mutirões nas cidades de Piripiri, Cocal, Parnaíba e Bom Jesus, que beneficiam moradores de vários municípios, que fazem parte dos territórios dos Cocais, Planície Litorânea e Chapada das Mangabeiras. E estão em processo de triagem os pacientes dos territórios da Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras. Nosso objetivo é até o final do ano realizar mutirões em todos os territórios do Piauí”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, dos mutirões de cirurgias da Sesapi, os pacientes precisam procurar a secretaria municipal de Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber as necessidades ou não de cirurgia.

“Neste primeiro momento as vagas são para as pessoas de 60 anos ou mais, que estão inseridas na regulação. Porém aqueles que encontram-se com algum problema de saúde na visão é importante que vá até a secretaria de seu município e se informem sobre a triagem, já que as vagas foram pactuadas por regiões de saúde”, ressalta Joselma Oliveira. 

Da Redação
[email protected] 

Posts anteriores