Cidadeverde.com
Suzane Jales

Passo a passo para aprender com os erros

Um passo a passo para aprender com os erros... Seria bom se fosse verdade, não é?

O bom é que sim, existe um método que nos ajuda a refletir sobre essas nossas experiências que não foram satisfatórias e aprender com isso, adquirindo mais consciência do que podemos fazer melhor da próxima vez, e eu quero compartilhá-lo com você.

Mas, antes, preciso lembrar que eu não falo em erros e sim em resultados diferentes do que gostaríamos.

Então, vamos lá: no seu livro, "Learning By Doing: A Guide to Teaching and Learning Methods" (Aprendendo ao fazer: um guia para métodos de ensinar e aprender), publicado em 1988, o professor da Universidade de Oxford Graham Gibbs criou o que hoje é conhecido como Ciclo Reflexivo de Gibbs.

Ele pode ser usado em qualquer situação que você querida fazer uma reflexão para aprender com o que houve e melhorar a partir daí. O método é bem simples e tem seis partes específicas.http://www.suzanejales.com.br/blog/

No meu Blog, eu dou mais detalhes e explico como você pode utilizar o Ciclo Reflexivo de Gibbs.

Detalhe: lá você vai poder baixar um arquivo em PDF com várias perguntas poderosas que vão lhe ajudar a aprofundar a sua reflexão em cada uma das seis etapas desse Ciclo e até pensar em uma forma de agir diferente daqui para frente.

E por falar em ação, eu lembro das palavras de Mahatma Gandhi: "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados".

Então, se quiser ter novas formas de encarar essas situações não satisfatórias, confira no meu blog esse novo artigo: http://www.suzanejales.com.br/blog/

Até o próximo!