Cidadeverde.com
Suzane Jales

UMA AJUDINHA NA HORA DE DECIDIR

Não sei pra você, mas tem algumas decisões que se pena para tomar: a pessoa pondera, mede os prós e contras, revê todos os aspectos, checa tudo novamente… mas não sai uma decisão segura. O medo de errar ou se arrepender é grande e parece que nosso cérebro entra em curto circuito!

Você já passou por algo assim?

Pesquisei para saber o que as pessoas fazem para ajudar nessas situações e quero compartilhar com você o que descobri sobre esse assunto.

Primeiro, a má notícia: o cérebro não consegue prever o futuro, assim, não dá para ter garantias de sucesso nas decisões que vamos tomar.

Agora, a boa notícia: é possível você orientar o seu cérebro para que ele decida de acordo com suas expectativas. Com isso, você se frustra menos com o resultado. Legal, não é?

É que, seguindo os cientistas, uma decisão envolve uma disputa entre razão, experiência e instinto…

Por exemplo: Na hora de um estudante escolher que profissão seguir, a razão analisa se o salário é bom e se há previsão de sucesso no mercado… Já a experiência, busca na memória os detalhes que se lembra das profissões estudadas. Por fim, o instinto analisa aqueles talentos naturais, dons que já nasceram com você.

Imagine a briga interna… Agora, quando tem emoção envolvida, aí tudo pode ficar ainda mais difícil.

É bom lembrar, também, o que dizia Sigmund Freud: “Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós. Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza.”

Para contribuir, eu fiz uma lista com 10 dicas que podem lhe ajudar a tomar uma decisão. Você  pode baixar aqui:

Clique aqui para baixar

Ah, me conta como foi, para você, colocar as dicas em prática… Se gostou, compartilha com os amigos!

Beijos mil e até o próximo!

Suzane Jales
sua coach