Cidadeverde.com

Fazenda mostra vantagens da palma forrageira

Pioneira no Estado do Piauí na plantação de palma forrageira adensada e irrigada e de variedades resistentes à cochonilha do carmim, a Fazenda Novo Milênio, em Jerumenha, de propriedade do jornalista Magno Cerqueira, realizou no final de semana Visita Técnica Sobre Palma Forrageira. O evento contou com a participação do pesquisador Carlos Gava, da Embrapa Semiárido.

Tido como uma das maiores autoridades em pesquisa com palma no Brasil, Carlos Gava chegou recentemente da África, onde foi implantar projetos de palma. Ele falou para os participantes sobre o potencial das variedades, adubação e tratos culturais.

A Visita Técnica teve o apoio do Sebrae, Faepi/Senar e Codevasf e contou com a presença de dirigentes e técnicos do BNB, UFPI, SDR, Emater, Codevasf, Sebrae, Faepi/Senar, Conab, Fetag e Embrapa, além de representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais de municípios da região. 

Com a maior coleção de variedades de palma forrageira no Estado (Gigante, Orelha de Elefante Africana, Orelha de Elefante Mexicana, Palmepa PB 1/IPA Sertânia - Mão de Moça -, Palmepa PB4 e Palma Doce Miúda), a Fazenda Novo Milênio utiliza a planta  na alimentação de caprinos e ovinos durante o período da seca há mais de oito anos.