Cidadeverde.com

Fábio Xavier assume secretaria das Cidades

cidadeverde.com

O deputado estadual Fábio Xavier (PL) retorna ao cargo que ocupou no terceiro mandato do governador Wellington Dias. Na secretaria das Cidades, a missão do deputado será acelerar investimentos em infraestrutura, principalmente saneamento básico, e promover ações integradas com instituições do governo e prefeituras no combate à pandemia do covid-19. A secretaria  foi comandada nos últimos 13 meses por Gustavo Xavier, irmão do deputado. Fábio Xavier conhece bem a pasta e os projetos em andamento, principalmente os planos municipais de saneamento básico. Nesta terça-feira, 07, o parlamentar conversa com o governador para ajustar detalhes da mudança. No lugar do deputado na Assembleia Legislativa assume o suplente Paulo Martins (PL) até o dia 04 de junho, data confirmada para o retorno de Fábio Novo (PT), que deixará a secretaria de Cultura para ser candidato a prefeito de Teresina e reassumirá mandato de deputado estadual.

Dr. Hélio pede apoio para Santa Casa de Parnaíba

alepi

Durante reunião através de vídeoconferência com o governador Wellington Dias e com o secretário de Saúde, Florentino Neto, o deputado estadual Dr. Hélio (PL) pediu a inclusão da Santa Casa de Parnaíba na rede de assistência aos pacientes com COVID-19. “O governador já sinalizou positivamente em relação ao nosso pedido. Uma grande decisão, pois vai possibilitar um maior número de leitos de UTI e de estabilização aos pacientes da região do litoral. O pico da doença no nosso país está previsto para as próximas semanas. Por isso, mais do que nunca, temos que continuar em casa e ampliar o sistema de saúde disponível para o combate ao vírus”, afirma o parlamentar. 

 

Oposição reage a novos empréstimos para o governo

O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, entrou no debate sobre o pedido do Governo do Estado, encaminhado à Assembleia Legislativa, de autorização para novas operações de crédito. Segundo Luciano Nunes, os pedidos não apresentam plano de aplicação dos recursos. "A emergência exige decisão firme, rápida e efetiva, mas só se sustenta com planejamento e transparência na aplicação desses recursos públicos", alerta o tucano.
 

Progressistas amplia bases no Piauí

Foi o partido com melhor desempenho na fase de filiações de lideranças. No início de março a sigla abrigava 250 vereadores no estado. Encerrou o prazo de adesões com 630 vereadores, crescimento de 380 parlamentares. O Progressistas também conta com 91 dos 224 prefeitos filiações ao partido. Segundo o deputado Júlio Arcoverde, presidente do diretório estadual, o Progressistas está pronto e azeitado para o pleito municipal. 

Republicanos em Parnaíba

O Republicanos se tornou o partido com maior representatividade na Câmara Municipal de Parnaíba. Comandado pelos deputados Flávio Nogueira e Flávio Nogueira Júnior, o partido encerra a janela de filiações com cinco vereadores, ultrapassando o DEM, que tem quatro. Os números demonstram força da sigla na eleição do município. Os vereadores Da Paz, Daniel Miranda, Diniz, Ricardo Veras e André Neves integram o time o Republicanos na cidade.

Telsirio Alencar no PL

O comunicador e bacharel em direito assinou ficha de filiação ao PL para ser candidato a vereador em Teresina. Telsirio também ocupará lugar de destaque na pelotão de batedores do pré-candidato a prefeito Fábio Abreu (PL). 

Decisão de Samuel favorece Progressistas

Com o vereador Samuel Silveira (PSDB) no primeiro escalão da prefeitura da capital, o suplente R. Silva (Progressistas) segue na Câmara Municipal de Teresina. Assim, o PSDB, que ficaria como sigla de maior bancada no plenário do legislativo teresinense, com seis vereadores, empata com o Progressistas, partido aliado ao Palácio da Cidade - cada legenda terá cinco parlamentares. Depois aparece o MDB com quatro. Este ano, dois vereadores abriram mão de concorrer à reeleição: Ricardo Bandeira (PSL) e Samuel Silveira (PSDB).

Profissionais de saúde equipados no interior

HospitalmunicipalPalmeirais

No município de Palmeirais, a prefeitura tomou a iniciativa de comprar equipamentos para a segurança dos profissionais que atuam no hospital da cidade. Protegidos, médicos, enfermeiros, auxiliares já contam os equipamentos e reforçam ações de assistência à saúde no município. "A saída para uma solução mais rápida foi a decisão de comprar os equipamentos com recursos próprios da prefeitura", explica o prefeito Reginaldo Júnior (Republicanos).

Samuel Silveira ainda não está fora da eleição

A decisão do vereador Samuel Silveira (PSDB) de seguir na SEMCASPI (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas) inviabiliza candidatura proporcional, para a Câmara Municipal, não majoritária. O prazo para candidatos a prefeito e vice só termina dia 04 de junho. A pré-candidatura do PSDB ao Palácio da Cidade favorece o secretário de Educação, Kléber Montezuma, mas o anúncio oficial foi atropelado pela pandemia do coronavírus. E Samuel Silveira estava na lista de  opções de candidaturas do prefeito Firmino Filho. Mas a repercussão imediata da decisão do vereador já foi comentada pelo próprio Firmino: "Um gesto de grandeza".
 

Governador terá videoconferência com deputados estaduais neste domingo

O governador Wellington Dias pediu e foi prontamente atendido pelo presidente da Alepi, Themistocles Filho, que confirmou para 17 horas deste domingo, 05,  uma teleconferência dos deputados com o chefe do poder executivo. O tema será prevenção ao covid-19 e as mensagens que chegarão ao parlamento estadual nesta segunda-feira, 06. O governador pedirá envolvimento dos deputados no apoio às medidas restritivas de combate ao novo coronavírus e à proposta de redimensionamento dos empréstimo, que precisará do aval dos deputados estaduais. 

Posts anteriores