Cidadeverde.com

Os números das disputas

Na convenção de 2002, o senador Mão Santa, à epoca governador cassado e candidato a uma vaga no Senado, derrotou a candidatura de João Henrique a governador pelo PMDB com maioria de 166 votos. Em 2006, o mesmo João Henrique queria ser candidato a vice, numa composição com o PT. Nova derrota, porém com diferença menor: 48 votos. Para a convenção do PMDB em 2010, João Henrique promete vitória numa eventual disputa com Mão Santa, mesmo com duas vagas para o Senado.

A ausência de Moraes Souza Filho

Dos seis integrantes da bancada do PMDB  na Assembléia Legislativa, só o deputado Moraes Souza Filho não participou do encontro com  Marcelo Castro, pré-candidato do partido ao governo do Estado. Mas a ausência do deputado  não tem razão política. Moraes Souza Filho passou a segunda-feira cumprindo  agenda fora do Estado.

A candidatura do PMDB

Para o presidente da Associação dos Vereadores do Piauí, a candidatura do deputado federal Marcelo Castro a governador está mexendo com a politica piauiense. Para José Antônio Filho, trata-se de uma novidade que precisa ser levada em conta por todos os partidos interessados na sucessão do governador Wellington Dias. José Filho é vereador em Nazaré do Piauí e filiado ao PTB.

Sonegação

Carretas com excesso de peso estão burlando a Secretaria Estadual de Fazenda e destruindo as estradas no Piauí. O alerta foi dado por moradores do município de União (42 km ao norte de Teresina).  Caminhões carregados, principalmente com madeira, saem do Maranhão pelos municípios de Buriticupu, passando por Coelho Neto e Duque Bacelar. Entram no Piauí atravessando o rio Parnaíba pelo “pontão” em Miguel Alves e seguem pelas PIs e estradas vicinais que ligam as cidades de União, Lagoa Alegre e José de Freitas, com destino a Fortaleza-CE.

Denúncia chega ao parlamento

A denúncia foi feita ao deputado João de Deus, líder do PT na Assembléia, que no último final de semana esteve em União participando de atividades do seu gabinete e prestigiando reunião de capacitação para o Território da Cidadania Entre Rios. O parlamentar prometeu providências e, na manhã desta segunda-feira (16) teve requerimento aprovado na Assembléia Legislativa, pedindo providências às secretarias de transportes, fazenda e Ibama.

Escolas são destaques em alimentação

Os projetos de educação alimentar desenvolvidos nas escolas municipais Benjamin Soares de Carvalho e Professor Ofélio Leitão foram vencedores do Prêmio Nutrir, em Teresina. O prêmio é integrado ao Programa Nutrir, idealizado pela Fundação Nestlé Brasil, com o objetivo de levar às comunidades noções básicas sobre educação alimentar, saúde e higiene.

Prêmios

Os projetos das escolas municipais Benjamin Soares de Carvalho e Professor Ofélio Leitão farão parte da publicação da Fundação Nestlé Brasil com as melhores práticas em educação alimentar do Nordeste e receberão prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000,00 cada um. A escola Ofélio Leitão mantém uma horta orgânica com resultados surpreendentes.

Silvio Mendes em Campo Maior

O prefeito de Teresina passou o domingo na terra natal. Em Campo Maior, Silvio Mendes foi ao estádio Deudeth de Melo conferir de perto o confronto entre Comercial e 4 de Julho. O time de Campo Maior venceu o representante de Piripiri, mas o tucano Silvio Mendes não fez festa. Assistiu ao jogo em plena harmonia entre Luiz Meneses e Joãozinho Félix. Postura politicamente correta.

Ação política

Para a deputada Lílian Martins(PSB) a saída do Piauí do risco desconhecido da febre aftosa depende mais de ação política do que técnica. Para a deputada, o Estado cumpre o dever de casa, mas o ministério da agricultura parece indiferente ao esforço do governo. Pelo jeito, o tão desejado fim do isolamento na pecuária vai depender de pressão política em Brasília.

Descaso?

O Estado perdeu mais de R$ 200 milhões do Orçamento Geral da União. O dinheiro voltou por falta de projetos. A situação irritou o governador Wellington Dias. Para 2009, a ordem é cuidado redobrado na garantia de recursos vinculados a projetos.

Posts anteriores