Cidadeverde.com

Agricultura familiar

O deputado Antônio Félix (PPS) encaminhou à Assembleia Legislativa requerimento aprovado por unanimidade, solicitando a aquisição e doação de um trator para o município de Beneditinos. O pedido foi encaminhado ao Programa de Combate à Pobreza Rural e tem como meta o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Wellington Dias é homenageado em São Paulo

O governador Wellington Dias recebeu nesta segunda-feira, em São Paulo, o título de Líder Nacional em Ações de Responsabilidade Social, concedido pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Na solenidade, ocorrida no salão nobre da Associação Hebraica de São Paulo, o governador destacou projetos desenvolvidos nos setores da educação, inclusão social de pessoas portadoras de deficiência e melhoria da infraestrutura do Estado. Wellington Dias recebeu a homenagem do presidente da ADVB, Miguel Ignatios, ao lado da primeira-dama do Estado e secretária da Seid, Rejane Dias.

Agenda movimentada

Ainda em São Paulo, o governador terá reunião com o presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, sobre convênios na área da saúde, e participa de jantar da Associação "Américas Amigas", à convite da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Na terça-feira, 28, Wellington Dias  tem compromissos no Rio de Janeiro,  na Assembléia Geral Odinária da Fundação Getúlio Vargas. Na quarta, 29, em Brasília, o governador confirmou presença na apresentação dos resultados do Programa Educação Formal do Instituto Ayrton Senna.

Bom resultado

O Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo, contratou R$ 79,2 milhões em operações de microcrédito rural, nos primeiros três meses de 2009. Desde o seu lançamento, em 2005, o Agroamigo já contratou 588,7 mil operações de crédito, que injetaram, no total, mais de R$ 760 milhões na economia da região.

Metodologia

Para o presidente do BNB, Roberto Smith, os números são bastante relevantes, uma vez que o Programa possui taxa de inadimplência situada entre 2% e 4% no contexto do Pronaf B, em que esse percentual é superior. Roberto Smith atribui os bons resultados à metodologia de atendimento aos agricultores familiares, proporcionado pela equipe de assessores de crédito rural do Programa, que atende ao produtor na sua própria comunidade, com crédito orientado e acompanhado.

Metas

Em 2009, o Programa deve ampliar sua área de atuação para todos os municípios que disponham de agricultores no perfil   do Pronaf B. “Nas localidades que contarem com o atendimento do Programa, não atenderemos mais pelo método tradicional do Pronaf B, o que significa dizer que disporemos de 1985 municípios para trabalhar exclusivamente a metodologia do Agroamigo”, afirmou.  

Mercado

As aulas do Pro Jovem Trabalhador iniciarão no próximo dia 04 de maio e devem estender-se até 04 de novembro deste ano em mais de 50 municípios cadastrados em todo o Estado. Ao todo, 8.500 jovens, de 18 a 29 anos, serão beneficiados com esse programa do Governo Federal, através da reintegração ao processo educacional e de qualificação profissional. No Piauí o programa é executado pela secretaria do trabalho e empreendedorismo.

Sem crise

Fernando Oliveira, diretor da Sucesso Publicidade, afirmou no encerramento da  Convenção Nacional do Grupo Claudino que as empresas do conglomerado não aderiram à crise econômica. A ordem é investir na produção, comércio, com geração de emprego e renda.

Ferreira comanda audiência pública

Acontece nesta segunda-feira (27),  audiência pública para discutir  o lixo em Teresina, proposta pelo vereador José Ferreira, (PSDB). A audiência será realizada às 16h no Plenário da Câmara Municipal e vai contar com a participação de representantes das SDU´s, Fundação Municipal de Saúde , Secretaria Estadual do Meio Ambiente e ambientalistas. A inciativa do tucano pode sobrar para a gestão do prefeito Silvio Mendes.

Revelações

O Piauí novamente mostra que sabe praticar um belo futebol e sai na frente. Duas atletas  foram convocadas para a seleção brasileira de futebol feminino Sub-19. Elas jogam na Sociedade Esportiva Tiradentes  e já estão no  Rio de janeiro,  na Granja Comary, onde fica o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As revelações são Débora Kelly Ferreira e Eliene Souza dos Santos.

Posts anteriores