Cidadeverde.com

Margareth Coelho propõe mudança no Regimento da Assembleia

A deputada afirma que não há artigo no regimento interno da Alepi que assegure a formação de Frentes Parlamentares. Margareth Coelho busca informações na Câmara Federal e outras Assembleias Legislativas. No Piauí, está sendo formada uma Frente Parlamentar Anti-Crack, com participação de parlamentares e segmentos da sociedade civil organizada.

Menor custo de energia

A Agespisa vai investir cerca de R$ 2 milhões em equipamentos mais modernos e de maior rendimento para reduzir a conta de energia, que representa sua segunda maior despesa, depois do custo com pessoal. Serão substituídas bombas do Centro de Reservação do Jóquei, da Estação de Tratamento de Água de Teresina e do sistema de abastecimento da cidade de Picos.
 

Recursos

Os recursos para a aquisição dos novos equipamentos serão financiados pela Eletrobrás, através do Procel Sanear - Programa Nacional de Conservação de Energia, direcionado para a área de saneamento ambiental. De acordo com dados da própria Eletrobrás, as empresas prestadoras de serviço de água e esgotamento sanitário em todo o país consomem 2,5% da energia elétrica do Brasil.

Pagamento do IPTU

Início de ano é sempre época de pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). O Pag Contas firmou convênio com diversas prefeituras para o pagamento desse tributo. Em cidades como: Altos, Amarante, Barras, Bom Jesus, Floriano, José de Freiras, Parnaíba, Piripiri, Teresina e São Raimundo Nonato, os postos credenciados ao Pag Contas recebem o imposto, libertando o contribuinte das filas e da burocracia.

Marcada sabatina de Júlio Arcoverde na Assembleia Legislativa


Será na próxima terça-feira,15. Na primeira reunião da  CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a indicação do governador para o comando da Agespisa será examinada. No mesmo dia, o indicado, Júlio Arcoverde, irá ao plenário para a tradicional sabatina.  O futuro presidente da Agespisa já fez uma visita de cortesia aos deputados estaduais.

Começa o estilo Elmano de administrar Teresina

Primeiro foi na Strans, agora as mudanças ocorreram no Projeto Lagoas do Norte e no HUT (Hospital de Urgência de Teresina). São raros, raríssimos, os  resquícios de tucanos na prefeitura de Teresina. Para os observadores mais atentos, é o inicio do modo petebista de administrar a capital.

Frente Anti-Drogas

O sentimento de combate às drogas chega ao parlamento. A líder do PT na Assembleia Legislativa, Rejane Dias, defendeu a criação de uma frente parlamentar anti-drogas. O instrumento seria uma comissão especial na Assembleia. A ideia da petista  repercutiu bem no plenário.

Belê prega união da bancada picoense

No primeiro discurso na tribuna da Assembleia, a deputada Tazmânia Medeiros (PSB) defendeu plena harmonia dos parlamentares que representam a região de Picos, independente de interesses partidários. Além de Belê Medeiros, têm base política na Grande Picos: Nerinho (PTB), Kléber Eulálio (PMDB), Tadeu Maia (PSB) e Warton Santos (PMDB), licenciado para execer o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico.

Reunião de líderes define comissões na Assembleia Legislativa

Na tarde de terça-feira,08, os líderes dos partidos e do bloco da minoria na Assembleia decidiram os comandos das oito comissões permanentes do parlamento estadual.  O PT ficou com a direção da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e indicará o deputado Cícero Magalhães para a presidência. O PSB dirigirá a Comissão de Administração; o PMDB indicou o deputado Kléber Eulálio para presidir a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação;  Infraestrutura ficará com o PTB; Defesa do Consumidor e Meio Ambiente com o PSDB; Direitos Humanos será dirigida por um deputado do PDT; Defesa dos  Direitos da Mulher ficará sob indicação do Bloco PP/PTC/PPS/PRB; e o DEM indicará o presidente da Comissão de Segurança Pública.

Rodizio

O PSB indicará  o vice-presidente da CCJ, na condição de permutar com o PT a presidência no próximo ano. Com o acordo fechado, o desejo da deputada Margareth Coelho (PP) dirigir a comissão mais importante da Assembleia Legislativa fica adiado por, no mínimo, dois anos.

Posts anteriores