Cidadeverde.com

Mais encontros

A série se completa com os encontros das Macro-Regiões de Bom Jesus, onde também estarão os regionais de Corrente e Canto do Buriti, reunindo mais de 30 municípios; e o de São Raimundo Nonato,  junto com o regional de São João do Piauí, com mais de 20 municípios. Segundo o Secretário de Organização Estadual, Antonio Marcos, o PT está conseguindo atingir seus objetivos nos encontros de Macro-Regionais: “É muito bonito ver a militância animada, trazendo suas sugestões e se colocando na linha de frente para proteção do nosso projeto político. Estamos animados.”

O impasse continua

Petistas e pmdebistas continuam no impasse sobre o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Pelo PMDB, o candidato a presidente é o deputado João Mádison Nogueira, que já presidiu a CCJ; pelo PT, o deputado Paulo Martins é o indicado para dirigir a comissão.

Themítocles vai decidir

Está nas mãos do presidente da Assembléia Legislativa a decisão sobre a presidência da  Comissão de Constituição e Justiça, a principal  do parlamento estadual. O desafio de Themístocles Filho é conciliar os interesses do PMDB e do PT, que disputam o comando da CCJ. 

Robert Rios não será candidato à reeleição

O deputado estadual Robert Rios Magalhães (PC do B) está firme no projeto de disputar uma das duas vagas do Piauí  no Senado Federal. Só admite um caminho para 2010: candidatura de senador. A esposa, Betânia Rios Magalhães,  poderá ser  candidata a deputada estadual pelo PTB.

Mundo de horrores

Trecho de um voto proferido pelo ministro Gilmar Mendes, durante sessão do Supemo Tribunal Federal:  "Eu tenho dados decorrentes da atividade no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que são impressionantes. Apesar dessa inefetividade (da Justiça), o Brasil tem um índice bastante alto de presos. São 440 mil presos, dados de 2008, dos quais 189 mil são presos provisórios, muitos deles há mais de dois, mais de três anos, como se tem encontrado nesses mutirões do CNJ. E se nós formos olhar por estado, a situação é ainda mais grave. Nós vamos encontrar em alguns estados 80% dos presos nesse estágio provisório [prisão provisória]".

Inquérito capa preta

 
"Nos mutirões realizado pelo CNJ encontraram-se presos no estado Piauí que estavam há mais de três anos presos provisoriamente sem denúncia apresentada", relatou ainda o ministro. "No estado do Piauí há até uma singularidade. A Secretaria de Segurança do Estado concebeu um tal inquérito de capa preta, que significa que a Polícia diz para a Justiça que não deve soltar aquela pessoa. É um mundo de horrores a Justiça criminal brasileira. Muitas vezes com a conivência da Justiça e do Ministério Público".

A reação de Robert Rios

O secretário de segurança disse que o voto do ministro Gilmar Mendes foi um reconhecimento das fragilidades do Judiciário nos processos criminais. Robert Rios informou que os processos com capas pretas sinalizam para orientar os magistrados quanto à gravidade dos crimes. 

Calcário dá lucro

A usina de calcário de José de Freitas, reaberta na última quinta-feira, promete ser competitiva no mercado. Gera 45 empregos díretos; produzirá, no curto prazo, cerca de 60 toneladas/dia e rendimento médio diário de R$ 7 mil. A inauguração foi prestigiada  pelo governador e muitas lideranças políticas. Calcário é insumo utilizado na correção da acidez das terras.

Bobagem

O primeiro-secretário do Senado Federal, Heráclito Fortes (DEM) disse que não passa de bobagem política qualquer associação entre os piauienses na Mesa Diretora e dificuldades de eleição do governador Wellington Dias para o Senado em 2010. "Isso é bobagem, é procurar chifre em cabeça de ovo", disse Heráclito.

O Senado e a crise

A criação de uma comissão especial destinada a acompanhar a crise econômica internacional sugerida pelo presidente José Sarney logo após a sua eleição recebeu o apoio do 1º Secretário da Mesa e Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que defende que a Comissão poderá ajudar o Senado a buscar novas alternativas para o país, no momento em que a recessão se espalha em diversas nações desenvolvidas.

Posts anteriores