Cidadeverde.com

Pro Jovem Urbano

Aconteceu  neste sábado (14) a aula de abertura da formação dos 249 educadores que irão atuar no Pro Jovem Urbano nos pólos de Picos e Parnaíba. Em Picos, os encontros, que se estendem até o dia 25 deste mês, acontecerão no CEFET e, em Parnaíba, na Escola Normal. Nas duas  cidades, as formações serão conduzidas por profissionais da FUNATEC. A abertura do evento em Picos contará ainda com a presença do secretário estadual do Trabalho e Empreendedorismo, Hélio Isaías.

Qualificação

As aulas do Pro Jovem Urbano começam  no dia 06 de abril e os interessados ainda podem inscrever-se até o  20 de março. O programa, que é uma parceria do Governo Federal com estados e municípios, é destinado à complementação de estudos de jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental. Os jovens recebem ainda qualificação profissional durante a participação no programa.

Dívidas dos municipios

O deputado federal Júlio César fez aparte ao discurso do deputado Eduardo Gomes sobre a dívida dos municípios com a Previdência Social. Os parlamentares querem que as três emendas apresentadas pelo deputado Júlio César à Medida Provisória 475/2009 (5/3/2009) sejam aprovadas, pois  viabilizaria o pagamento da dívida. Entre os pontos mais citados pelos deputados está a Sumula Vinculante nº 8. Na avaliação de Júlio César há conflito, uma vez que a Previdência utiliza os últimos dez anos e o Código Tributário leva em conta  apenas 5. Com a Súmula, a dívida prescreve em cinco anos e viabiliza o acerto de contas dos municípios com a União.

 

Conversa de Robert Rios com Silvio Mendes

O secretário Robert Rios Magalhães, durante visita de autoridades ao canteiro de obras da ponte do sesquicentenário, conversa com o prefeito Silvio Mendes sobre a candidatura do PMDB ao governo do Estado:
- A candidatura do Marcelo deixou todo mundo hipnotizado, disse Robert.
- Faz sentido. Ele é psiquiátra, comentou Silvio Mendes.

Cisterna

Cerca de 200 agricultores  familiares beneficiados pelo programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), estiveram reunidos na comunidade Munduri, localizada no município  de Padre Marcos, para a inauguração e benção da primeira cisterna-calçadão, construída pela Cáritas Brasileira, Regional do Piauí, uma das Unidades Gestoras Territoriais (UGT) do Programa. A atividade aconteceu  durante a programação do Encontro Territorial do P1+2 na região de Padre Marcos, que reuniu cerca de 30 beneficiados pelo programa. Na foto, agricultores atendidos pelo programa.

Calçadão

Com capacidade para armazenamento de 52 mil litros de água, utilizadas para a produção de alimentos, a cisterna-calçadão, diferentemente da tradicional cisterna de beber, com capacidade de 16 mil litros, que capta água do telhado das residências, chama a atenção pelo calçadão ao redor, utilizado para a captação direta da água de chuva.

Sobre a divisão do Piauí

"Tome-se um exemplo singelo, como recurso de exposição.  Dividir essa rica versatilidade do Piauí de hoje seria como dividir entre duas vitrines o sortimento variado de uma só vitrine.  Cada nova vitrine exporia variedade menos rica de artigos.  As tentativas divisionistas ou são fruto da ingenuidade de uns, ou o são da malícia de outros.  Os primeiros movem-se pelo propósito generoso de atrair mais assistência para o sul do Estado;  e os segundos – embora engajados, acreditemos, na mesma bandeira generosa – são motivados também pelo desejo de poder, representado pela perspectiva de administrarem os novos empregos que seriam gerados;  e representado pela perspectiva de captura da parcela do Fundo de Participação e das demais transferências federais, bem como dos tributos estaduais, que seriam usufruídos  pelo novo Estado, isto é, pelo meio-Estado, – sob o pressuposto ilusório de que administrariam esses recursos com mais, digamos assim, produtividade social. Como se a velha natureza humana dos governantes novos fosse menos imperfeita que a velha natureza humana dos velhos governantes.  Como se a fronteira política que fosse criada tivesse o poder mágico de deixar do lado de lá os pecadores;  e do lado de cá, os santos." O texto é trecho de artigo publicado no portal do Sertão, órgão da Fundação Nogueira Tapety. O autor,Padua Ramos, é professor titular da cadeira de Planejamento Social da UECE - Universidade Estadual do Ceará;  e pró-reitor da mesma universidade para a área de planejamento. É autor do livro Em Busca do Ângulo Alfa, sobre políticas públicas

Teresa Brito quer ser deputada

Na eleição de 2010, a vereadora Teresa Brito (PV) pretende trocar a Câmara Municipal de Teresina pela  Assembléia Legislativa. A presidente do PV desenvolve intensa agenda política na capital e no interior, preparando o partido para as eleições de 2010 e a candidatura de deputada estadual. A meta é atingir 30 mil votos. Em 2006, a vereadora também disputou  vaga na Assembléia, mas só conseguiu pouco mais de 11 mil votos.

Dono do Armazém Nordeste será candidato em 2010

O empresário Francisco das Chagas Cosme, o Sizô, vai disputar uma vaga de deputado federal. O primeiro passo já foi dado: o empresário assinou a ficha de filiação ao PV e  assumiu a direção do partido em Picos.

Wilson Martins visita Aeroporto Internacional

Márcio Sales
O vice-governador Wilson Martins(PSB), visita na tarde deste sábado(14) as obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato. A entrega da construção está prevista para o mês de junho, quando a cidade realizará congresso de Arqueologia. Wilson Martins representará o governador Wellington Dias(PT), que cumpre agenda no litoral do Piauí com o ministro do Turismo, Luiz Barretto. No registro, os três aparecem nas comemorações da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior.
 

Posts anteriores